tipos de prótese dentaria sobre fundo azul claro

Tipos de prótese dentária: conheça aqui todos os modelos!

Atualmente existem diversos tipos de prótese dentária, o que faz com que o paciente tenha vários modelos à sua escolha, garantindo que o paciente possa escolher dentre os vários modelos.

Sendo assim, confira mais sobre o que é e quais são os tipos de prótese dentária:

Tipos de prótese dentária?

Assim como dito anteriormente, existem diversos tipos de prótese dentária, que podem ser fixas, removíveis, rígidas, flexíveis, parciais ou totais.

Desse modo, confira quais são os principais tipos de prótese dentária existentes no mercado atualmente:

  1. Implante dentário;
  2. Coroa dentária;
  3. Dentadura;
  4. Ponte fixa;
  5. Ponte móvel;
  6. Ponte dentária flexível;
  7. Overdenture;
  8. Protocolo dentário.

1. Implante dentário

O implante dentário não é um dos tipos de prótese dentária, porém seu uso está bastante entrelaçado com o uso das próteses. Isso se deve ao fato de que o implante dentário é utilizado como uma forma de substituir a raiz natural dos dentes.

Portanto, ele consiste em um pino que pode ser confeccionado de titânio ou zircônia, que são dois materiais altamente biocompatíveis.

Eles são fixados no osso periodontal e necessitam passar por um processo de osseointegração para receber as próteses. Os implantes funcionam como uma espécie de raiz artificial para as próteses dentárias que serão instaladas futuramente.

modelo de prótese fixa dentária sobre fundo branco

2. Coroa dentária

A coroa dentária, também chamada de prótese fixa unitária, é uma prótese fixa, portanto não pode ser removida pelo paciente e possui a função de substituir um único dente perdido.

Ela é fixada sobre um implante dentário, o que garante a ela uma ótima fixação e estabilidade para efetuar as tarefas diárias, tais como mastigar e falar.

A prótese fixa unitária pode ser confeccionada de diferentes materiais, sendo que cada um faz com que a prótese tenha diferentes características.

Os materiais de construção da prótese dentária e suas características são:

  • Metal: garante à prótese uma ótima resistência e durabilidade, porém deixa a desejar no quesito estético;
  • Resina: faz com que a prótese possua uma boa estética, porém sua durabilidade é pior que os outros materiais;
  • Porcelana: a porcelana odontológica faz com que a prótese possua uma ótima estética e uma alta durabilidade, porém possui o valor mais elevado que as outras alternativas.

Além desses modelos, também existe a coroa dentária provisória, porém ela é utilizada somente no período de tempo em que a coroa definitiva está sendo confeccionada.

Portanto, a coroa provisória não necessita possuir uma boa estética ou uma alta durabilidade, visto que seu tempo de uso é curto.

modelo de dentadura de resina sobre fundo branco

3. Dentadura

A dentadura, também chamada de prótese total removível, é um tipo de prótese utilizada para repor todos os dentes de uma arcada dentária.

Geralmente ela é confeccionada de resina acrílica, porém também pode ser confeccionada de silicone no caso da prótese flexível.

Sua fixação é feita por meio da utilização de adesivos ou cola para prótese, visto que ela não possui nenhum ponto de encaixe ou fixação.

Além disso, ela é um dos tipos de prótese dentária mais utilizadas no Brasil nos dias de hoje.

modelo de ponte fixa sobre fundo branco

4. Ponte fixa

A ponte fixa é um modelo de prótese dentária moderna utilizada para substituir dentes adjacentes que foram perdidos.

Desse modo, ela é composta por dentes que ficam fixados sobre um implante dentário ou sobre dentes remanescentes na boca do paciente.

No caso dos dentes remanescentes é necessário realizar um pequeno desgaste dos dentes para fixar a prótese dentária sobre ele.

Sendo assim, essa prótese possui dois dentes protéticos em suas extremidades chamados dentes pilares que são utilizados como pontos de fixação.

modelo de prótese parcial removível sobre fundo branco

5. Ponte móvel

A ponte móvel, também chamada de prótese parcial removível ou PPR, é um tipo de prótese dentária removível e possui a função de substituir alguns dentes perdidos do paciente.

Neste caso, ela não pode ser utilizada para substituir todos os dentes de uma arcada dentária, além disso, seu uso requer que o paciente possua alguns dentes remanescentes.

Os dentes remanescentes são necessários pois eles são utilizados como forma de fixar o encaixe ou os grampos para a sustentação da prótese.

Desse modo, a PPR pode ser fixada por meio da utilização de grampos, que geralmente comprometem a estética dos dentes ou por meio de encaixes que ficam posicionados na parte interna dos dentes.

A ponte móvel geralmente é confeccionada de resina acrílica sobre uma estrutura metálica, porém ela também pode ser feita de silicone sobre estrutura de acrílico.

modelo de prótese dentária flexível sobre fundo azul

6. Prótese dentária flexível

A prótese dentária flexível pode ser encontrada de duas formas, sendo elas como uma prótese total removível ou como uma prótese parcial removível.

Sendo assim, é possível utilizar a prótese dentária flexível quando o paciente perdeu todos os dentes e também quando perdeu apenas alguns.

A prótese flexível é confeccionada de silicone, e no caso da prótese parcial, ela é confeccionada sobre uma estrutura de acrílico.

Esse tipo de prótese garante que o paciente não machuque as gengivas, porém possui um tempo de adaptação maior que a dentadura rígida.

modelo de prótese dentária removível fixada sobre implantes

7. Overdenture

A overdenture é um tipo de prótese dentária removível fixada sobre implantes, porém sua fixação sobre os implantes ocorre de modo diferente.

Isso se deve ao fato de que ela não é fixada diretamente sobre os implantes, mas sim sobre seu sistema de fixação preso sobre os implantes.

Sendo assim, a prótese overdenture pode ser fixado sobre o sistema:

  • Barra-clip, se trata de um sistema onde barras ficam presas nos implantes e alguns clipes ficam presos à prótese dentária. Desse modo, a fixação é feita por meio do encaixe entre o clip e as barras;
  • O’Ring, consiste em um sistema onde pequenas esferas são fixadas sobre os implantes e pequenos orifícios na prótese que possuem um anel O’Ring em seu interior sendo responsável pela fixação. Dessa forma, sua fixação é feita pelo encaixe dessas duas estruturas.

modelo de prótese dentária fixa sobre fundo branco

8. Protocolo dentário

O protocolo dentário, também chamado de prótese dentária fixa, é um tipo de prótese fixa e utiliza implantes como método de fixação.

Isso significa que esse tipo de prótese é fixada diretamente sobre o implante dentário, de modo que ela só possa ser removida pelo próprio dentista.

Esse tipo de prótese possui uma melhor estabilidade e fixação mais segura, visto que ela é parafusada sobre os implantes.

Além de ser fixada sobre implantes, ela também garante que toda a pressão exercida pela prótese seja igualmente dividida entre os pontos, fazendo com que não haja nenhum desgaste excessivo de determinado ponto do periodonto.

A prótese protocolo dentário é confeccionada de porcelana odontológica sobre uma estrutura de zircônia ou de titânio.

O que é prótese dentária?

A prótese dentária é um dispositivo protético utilizado por pessoas que sofreram perda dentária e desejam repor os dentes perdidos.

Ela pode ser removível, podendo ser retirada a qualquer momento pelo paciente, ou fixa, que só pode ser removida pelo profissional no consultório odontológico.

Também é possível encontrá-la como prótese rígida, esse modelo possui uma estrutura firme, ou como prótese flexível, que como o nome sugere, possui uma estrutura mais maleável.

Além disso, as próteses também são divididas entre parciais, que servem para substituir alguns dentes perdidos, e totais, que servem para substituir todos os dentes da arcada dentária.

Portanto, a grande variedade de modelos garante que o paciente possa optar pela prótese dentária que mais lhe agrada.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para que o dentista possa te apresentar os tipos de prótese dentária disponíveis no mercado.

Elas também são fundamentais para que o dentista possa efetuar as devidas manutenções na prótese do paciente quando necessário.

Por meio das visitas regulares, o paciente pode relatar qualquer problema que esteja incomodando-o.

Também é devido as visitas regulares que o dentista pode identificar a presença de problemas de saúde bucal, como a cárie, e efetuar o devido tratamento.

Além disso, a visita torna-se possível a realização da profilaxia dentária, limpeza profissional dos dentes efetuada por um dentista.

Ela garante que seja possível remover indícios de placa bacteriana e tártaro, além de garantir que o dentista possa avaliar os hábitos de higiene do paciente e recomendar possíveis formas de se melhorar a higienização.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *