tipos de implante dentário

Tipos de implante dentário: conheça os 3 principais modelos!

O implante dentário consiste em um dispositivo que é bastante utilizado na reposição dentária por próteses atualmente.

O desenvolvimento da odontologia e dos tratamentos utilizados nela ocasionou o surgimento de novos tipos de implante dentário e de próteses.

Sendo assim, nesse artigo falaremos mais a respeito dos principais tipos de implante dentário, confira:

O que é implante dentário?

O implante dentário é um dispositivo semelhante a um pino que é utilizado como forma de substituir a raiz do dente, servindo como suporte para futuras próteses dentárias.

Esse pino é fixado no osso periodontal através de uma cirurgia na qual esse osso é perfurado e o pino é inserido, e após alguns meses completa-se sua osseointegração, no processo onde o pino será envolvido pelo osso.

O implante pode ser confeccionado tanto de titânio quanto de zircônia, sendo que ambos são materiais altamente biocompatíveis, o que reduz bastante a chance de rejeição. O valor do implante dentário pode mudar de acordo com o material escolhido para realizar o procedimento.

Além disso, esses materiais não são corrosivos, portanto eles não são corroídos por ficarem o tempo todo dentro da boca, que é um local que é úmido o tempo todo.

Para que serve o implante dentário?

O implante dentário é um dispositivo que é utilizado para reabilitação oral do paciente, ou seja, ele possui a função de servir como raiz do dente para futuras próteses.

Desse modo, o implante dentário é fundamental para a reabilitação oral através do uso de próteses fixadas sobre implante.

Sendo assim, o uso do implante dentário consegue garantir mais estabilidade para a prótese dentária que é fixada sobre ele.

Portanto, ele oferece ao paciente uma oportunidade de utilizar uma prótese mais estável na qual ele não precise ficar preocupado se a prótese irá se soltar durante a mastigação ou durante a fala.

Quais são os tipos de implante dentário?

Assim como dito anteriormente, atualmente existe alguns tipos de implantes dentários, oferecendo ao paciente diversos modelos que ficam à sua disposição. Sendo assim, confira quais são os principais, além de ver como é feito o implante dentário:

implante dentário convencional

1. Implante dentário convencional

O implante convencional consiste no modelo tradicional que possui o formato semelhante a um pino e é fixado no osso periodontal.

Ele pode ser utilizado sozinho, para a instalação de uma prótese fixa unitária ou para a instalação de uma ponte fixa, mas também pode ser utilizado em conjunto para a fixação de pontes fixas, protocolos ou overdentures.

Esse tipo de implante requer que o paciente possua uma certa densidade óssea para utilizá-lo, visto que o osso é responsável por fixar o implante.

Caso o paciente não possua o volume ósseo necessário ele pode optar por realizar o enxerto ósseo ou optar por outro tipo de implante.

Após sua fixação o paciente deve aguardar um período de tempo determinado para realizar a fixação do implante dentário, visto que esse período é responsável pela osseointegração.

Desse modo, após esse tempo o paciente pode realizar a instalação da prótese dentária desejada e enfim repor os dentes perdidos.

2. Implante dentário de carga imediata

O implante dentário de carga imediata é um tipo de implante dentário que é utilizado quando o paciente deseja repor os seus dentes com próteses sobre implante dentário de modo rápido.

Esse modelo de implante é semelhante ao implante convencional, porém ele não exige que o paciente aguarde pelo período de osseointegração para realizar a instalação da prótese dentária.

Sendo assim, esse tipo de implante dentário permite que o paciente já saia do consultório com sua prótese dentária logo após instalar o implante.

Porém é importante lembrar que apesar de esse tipo de implante não necessitar do período de osseointegração, ainda é importante que o paciente tenha cuidado com o implante, pois podem surgir complicações.

implante dentário zigomático

3. Implante dentário zigomático

O implante dentário zigomático é um tipo diferente de implante dentário, pois diferentemente dos outros modelos, ele não é fixado no osso periodontal.

Sendo assim, esse tipo de implante dentário é fixado no osso zigomático do paciente, que é o osso que corresponde à maçã do rosto, o que também é o motivo de ele ter esse nome.

Por se tratarem de implantes que são fixados no osso zigomático, eles são utilizados apenas na arcada superior.

Desse modo, o fato de serem fixados no osso zigomático também faz com que eles possam ser utilizados mesmo quando o paciente não possui o volume ósseo exigido no osso periodontal.

Portanto, ele também pode ser utilizado como uma alternativa ao enxerto ósseo na arcada superior.

Assim como os implantes convencionais, eles também exigem que o paciente aguarde o período de osseointegração para instalar a prótese dentária.

Além disso, apesar de ser um implante que é fixado em um local diferente e possuir um formato diferente, esse tipo de implante é utilizado para fixar as mesmas próteses que o implante convencional.

LEIA TAMBÉM: Implante dentário dói? Conheça os cuidados que se deve ter

Por que escolher uma clínica de confiança para colocar seu implante dentário?

Na hora de colocar seu implante dentário, é importante que o paciente escolha uma clínica de confiança para instalá-los.

A escolha de uma boa clínica é importante pois é nela que será realizado todo o procedimento de instalação e de acompanhamento.

Portanto, confie na OralDents na hora de colocar seu implante dentário. Com ela você conta com profissionais altamente qualificados, além de contar com ótimos equipamentos para lhe atender da melhor forma.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *