tipos de fio dental

Confira aqui os 5 principais tipos de fio dental!

O uso do fio dental é fundamental para a manutenção de uma boa saúde bucal, o que torna seu uso indispensável para todos os tipos de paciente.

Para atender as necessidades de todos os pacientes foram desenvolvidos diferentes tipos de fio dental. Confira mais sobre eles:

Para que serve o fio dental?

O fio dental é um acessório utilizado para higienizar a região entre um dente e outro, visto que a escova não consegue alcançar essa região.

Seu uso garante que seja possível remover as bactérias e as partículas de alimentos presas nessa região, prevenindo assim o surgimento de complicações, como por exemplo a cárie interproximal.

Dessa forma, o fio dental é um acessório fundamental para a higienização dos dentes, visto que em conjunto com a escova de dentes e o creme dental é possível higienizar toda a boca.

Quais são os tipos de fio dental

Quais são os tipos de fio dental?

Além de saber como usar o fio dental, conhecer todos os tipos que existem é interessante. Com isso, por se tratar de um acessório tão fundamental para a higienização dos dentes, houve a necessidade de se desenvolver diversos tipos de fio dental para garantir que fosse possível atender a necessidade de todos os pacientes.

Sendo assim é possível encontrar tipos de fio dental que consigam atender a sua necessidade. Confira quais são os principais tipos de fio dental:

1. Monofilamento

O fio dental monofilamento, também conhecido como fita dental, é um tipo de fio dental, que assim como o nome sugere, é constituído por um único fio.

Ele costuma ser um pouco mais largo e mais rígido que o convencional, além de também possuir um formato mais achatado.

Esse tipo geralmente tende a ser um pouco mais caro que o convencional, além de não ser indicado para casos onde o paciente possui um grande espaço entre os dentes.

2. Multifilamento

O fio dental multifilamento é o tipo de fio dental mais comum de encontrarmos nos comércios. Ele é composto por vários fios entrelaçados que quando unidos conferem a ele um formato cilíndrico.

Ele é mais maleável que o monofilamento, o que garante que ele se adeque melhor ao formato dos dentes, o que facilita seu uso.

Por conta disso, é mais simples utilizá-lo quando o paciente possui dentes tortos, porém, o fato de ser composto por vários fios enrolados, ele pode acabar desfiando caso seja utilizado de maneira inadequada.

3. Com haste

O fio dental com haste consiste em um tipo de fio dental que possui uma haste que possui uma extremidade com o formato semelhante a um C no qual há um fio dental preso entre suas extremidades.

Isso garante que seja mais fácil de utilizá-lo, além de também facilitar seu uso para usuários de aparelho ortodôntico.

4. Fio dental com ponta rígida

O fio dental com ponta rígida é um tipo de fio dental que foi desenvolvido pensando justamente nas pessoas que utilizam aparelho ortodôntico.

Sua ponta rígida garante que seja mais fácil inseri-lo entre os dentes e o fio ortodôntico, possibilitando maior facilidade ao utilizá-lo.

5. Passa fio

O passa fio não é exatamente um tipo de fio dental, porém ele é um acessório utilizado em conjunto com o fio dental.

Ele possui um formato semelhante a uma agulha curvada e é confeccionada de plástico. Sua principal função é auxiliar na inserção do fio dental no espaço entre o fio ortodôntico e os dentes.

LEIA TAMBÉM: Conheça os 5 tipos de fio dental para aparelho!

Faça visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são muito importantes para manter a saúde bucal em dia visto que por meio delas é possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes, e fazer check-ups.

Por meio desses check-ups é possível fazer o acompanhamento da saúde bucal e identificar problemas de saúde bucal precocemente.

Dessa forma é possível tratá-las antes que se tornem complicações mais severas e compliquem seu tratamento.

Sendo assim, é importante realizar essas visitas em uma clínica de confiança que possuam profissionais e equipamentos de alta qualidade prontos para atendê-lo da melhor forma.

Portanto, na hora de realizar suas visitas regulares você pode contar com a OralDents. Aqui você encontra ótimos profissionais e uma clínica que conta com ótimos equipamentos.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *