paciente mostrando sorriso depois do clareamento dental

Tipos de clareamento dental: confira aqui 4 tipos!

Existem diversos tipos de clareamento dental, que embora sejam feitos de maneiras distintas, todos possuem o mesmo objetivo: fazer com que o paciente fique com os dentes mais brancos e volte a sorrir com confiança.

Neste artigo falaremos mais sobre essa variedade, sendo assim continue acompanhando o artigo abaixo para saber mais a respeito:

Tipos de clareamento dental

Assim como dito anteriormente, existem diferentes tipos de clareamento dental, que apesar de serem efetuados de maneiras diferentes, todos possuem o mesmo objetivo que é promover o clareamento dos dentes. Confira aqui quanto custa um clareamento dental.

Desse modo, confira como é feito cada um dos tipos de clareamento dental e quais são as diferenças entre eles:

  1. Clareamento dental caseiro;
  2. Clareamento dental a laser;
  3. Clareamento dental misto;
  4. Clareamento dental interno.

paciente fazendo clareamento dental caseiro

1. Clareamento dental caseiro

O clareamento dental caseiro, também chamado de clareamento dental com moldeira, consiste em um tipo de clareamento que é realizado na própria casa do paciente.

Porém, apesar de ser realizado na própria casa do paciente, esse tipo de clareamento exige que o paciente vá ao consultório odontológico inicialmente para confeccionar sua moldeira e comprar os produtos responsáveis pelo clareamento.

Desse modo, durante a primeira consulta o paciente irá dialogar com o dentista e contar sobre quais são seus objetivos com o procedimento e qual resultado ele espera.

A partir daí o profissional irá realizar o molde para a confecção da moldeira e passar algumas recomendações necessárias.

Na próxima visita, o molde é entregue ao paciente juntamente com o agente clareador e as recomendações a respeito do tempo de uso e afins.

Como é feito o clareamento dental caseiro?

Para a realização do clareamento dental caseiro, o paciente deve ter em mãos todos os produtos necessários para sua realização, que são a moldeira, o gel clareador e a seringa para aplicar o gel na moldeira.

Sendo assim, para iniciar o processo o paciente deve pegar a moldeira e preenchê-la com o gel clareador utilizando a o aplicador.

A seguir, a moldeira de clareamento preenchida com o gel deve ser colocada sobre os dentes e o excesso removido com a ajuda de um cotonete.

Também é importante que o paciente tome cuidado na hora de aplicar para que o produto não entre em contato com a gengiva, visto que esse contato pode acabar causando pequenas queimaduras na gengiva.

Após ser colocada sobre os dentes, a moldeira deve ser mantida pelo período indicado pelo dentista, tomando cuidado para não exceder o tempo indicado, pois pode acabar interferindo no resultado do procedimento.

Assim que passar o tempo indicado, a moldeira deve ser retirada e higienizada e o produto que ficou preso ao dente deve ser removido através do enxágue com água.

O paciente não deve escovar os dentes por um período de no mínimo 30 minutos após a realização do procedimento.

Esse processo precisa ser repetido diariamente pela quantidade de dias estabelecida pelo profissional e que normalmente varia de acordo com o resultado desejado pelo paciente.

paciente fazendo clareamento dental a laser

2. Clareamento dental a laser

O clareamento dental a laser, também conhecido como clareamento dental de consultório, é o tipo de clareamento dental que é realizado no consultório odontológico.

Esse tipo de clareamento é realizado exclusivamente por um profissional da área da odontologia e tende a apresentar resultados mais rápidos que o clareamento com moldeira.

O diferencial do clareamento dental a laser está no fato de ele utilizar o laser para ativar o gel clareador, fazendo com que ele reaja mais rápido.

Para a realização desse procedimento, primeiramente o profissional faz uma proteção das mucosas bucais para evitar queimaduras nessas regiões.

Logo em seguida é aplicado o agente clareador e após aplicado ele é ativado utilizando um laser. Após esse procedimento, o produto é removido e o paciente pode ir para casa.

As sessões do clareamento dental a laser devem possuir um intervalo de uma semana entre elas e o número de sessões irá depender do objetivo do paciente.

3. Clareamento dental misto

Esse é um tipo de clareamento dental que consiste na combinação do clareamento dental a laser e do clareamento dental caseiro com moldeira.

Desse modo, esse tipo de clareamento consiste em realizar o procedimento em consultório e durante o intervalo das sessões realizadas no consultório executar o tratamento caseiro com moldeira.

Apesar de ser mais caro devido ao fato de utilizar os dois métodos, ele é o tipo de clareamento dental que oferece resultados mais rápidos.

4. Clareamento dental interno

O clareamento dental interno é um tipo completamente diferente de clareamento dental, o que se deve ao fato de ele ser realizado de forma interna nos dentes.

Dessa maneira, esse tipo de clareamento dental é utilizado para remover manchas internas nos dentes que podem ser derivadas de complicações no canal ou pequenas hemorragias.

Sendo assim, ele consiste em um procedimento no qual o canal dentário é removido para a inserção do agente clareador e logo em seguida sela-se esse produto no interior do dente.

Após o produto reagir ele é removido e caso necessário preenche-se o dente com o agente clareador novamente até que se obtenha o resultado esperado.

Assim que o resultado é atingido, remove-se o produto e realiza-se o procedimento do canal dentário novamente.

LEIA TAMBÉM: Confira as principais causas das manchas nos dentes

Mas afinal, o que é clareamento dental?

O clareamento dental é um procedimento que possui o objetivo de promover o clareamento dos dentes do paciente. Esse tratamento utiliza um agente clareador que normalmente é o peróxido de hidrogênio, que é um produto abrasante.

O agente clareador consiste em um produto que é responsável por remover as partículas pigmentadas dos dentes, promovendo assim o clareamento dos dentes.

Desse modo, o clareamento dental é um procedimento que utiliza um agente clareador para efetuar o clareamento dos dentes. Atualmente existem diferentes tipos de clareamento dental, sendo eles o clareamento a laser, o caseiro, o misto e o interno.

Cada um deles é efetuado de uma maneira diferente, porém todos possuem o mesmo objetivo, que é o de promover o clareamento dos dentes. Confira aqui como fazer clareamento dental.

O que causa o escurecimento dos dentes?

O escurecimento dos dentes é um processo gradativo que ocorre ao decorrer do tempo de forma natural e que pode ser acelerado por alguns fatores.

Esses fatores podem ser o consumo de alimentos muito pigmentados, muito ácidos e bebidas alcoólicas.

O consumo de cigarros também é um fator que influencia bastante na tonalidade dos dentes, visto que ele libera substâncias que se prendem à superfície dos dentes alterando sua coloração.

A má higienização dos dentes também pode influenciar na tonalidade dos dentes, visto que ela causa o acúmulo de placa bacteriana e posteriormente o surgimento do tártaro.

Quais são as contraindicações do clareamento dental?

O clareamento dental é um procedimento estético, sendo assim ele não possui indicações para sua realização, podendo ser feito por quase qualquer pessoa que deseje clarear os dentes.

Sendo assim, esse procedimento é contraindicado em casos de:

  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Cáries;
  • Crianças que ainda não possuem a dentição permanente completa;
  • Gravidez;
  • Lactantes.

Portanto, nos casos onde os paciente possuem alguma das condições acima é necessário estar livre de complicações bucais, possuir toda a dentição permanente e não estar grávida nem amamentando.

Devo escolher uma clínica de confiança para realizar meu clareamento dental?

Na hora de realizar seu clareamento dental é importante escolher uma clínica que possua profissionais capacitados e equipamentos de ótima qualidade.

Sendo assim, quando for escolher uma clínica de confiança para realizar seu clareamento dental, conte com a OralDents.

Na OralDents você conta com diversos profissionais qualificados para atendê-lo da melhor forma além de também contar com os melhores equipamentos e materiais.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *