tipos de aparelhos ortodonticos

Quais são os 4 principais tipos de aparelhos ortodônticos?

O avanço da tecnologia utilizada nos tratamentos odontológicos permitiu que surgissem novos tipos de aparelhos ortodônticos.

Sendo assim, neste artigo falaremos mais a respeito do que são, para que servem e quais são os principais tipos de aparelhos ortodônticos, confira:

O que são aparelhos ortodônticos?

Os aparelhos ortodônticos são dispositivos utilizados na odontologia para corrigir problemas de má-oclusão através de movimentações ortodônticas estimuladas por eles.

Desse modo, eles são utilizados tanto para corrigir problemas de desalinhamentos dentários e problemas de mordida.

Atualmente, existem vários tipos de aparelhos ortodônticos que foram desenvolvidos graças ao avanço da odontologia.

Esses diferentes tipos de aparelho, apesar de serem utilizados com a mesma finalidade, possuem diferentes características, oferecendo ao paciente a oportunidade de escolher o que melhor se adapta a ele.

Além disso, também existem outros tipos de aparelhos ortodônticos que mudam apenas a aparência e são chamados de aparelho estético.

Para que servem aparelhos ortodônticos?

O aparelho ortodôntico é bastante utilizado para corrigir problemas estéticos que afetam o sorriso dos pacientes, porém essa não é a única função do aparelho ortodôntico.

Ele também pode ser utilizado para proporcionar a harmonia da arcada dentária do paciente garantindo uma melhor oclusão dentária.

Desse modo, o aparelho ortodôntico é utilizado para corrigir problemas de má-oclusão dentária e desalinhamentos dentários.

Logo, ele é uma maneira que o paciente possui de corrigir seus problemas relacionados ao posicionamento dentário sem a necessidade de realizar cirurgias para sua correção.

Portanto, ele é responsável por realizar movimentações ortodônticas fazendo com que os dentes assumam a posição onde deveriam estar.

Dessa forma eles garantem ao paciente um sorriso mais alinhado e também corrige problemas derivados do mau posicionamento dos dentes, como problemas na fala e até mesmo respiratórios.

Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos?

Assim como dito anteriormente, existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos, o que garante que o paciente tenha diversas opções à sua disposição quando precisar utilizar um aparelho ortodôntico.

Abaixo separamos os principais tipos de aparelhos ortodônticos e suas principais características, confira:

aparelho ortodôntico convencional

Aparelho ortodôntico convencional

O aparelho ortodôntico convencional é o modelo de aparelho ortodôntico mais comum, ou seja, ele é aquele que é composto por fio ortodôntico, braquetes e borrachinhas.

Cada uma dessas peças é responsável por determinada função, sendo assim, nesse tipo de aparelho os braquetes possuem a função de servir como suporte para o fio ortodôntico e para as borrachinhas.

Já o fio ortodôntico juntamente com as borrachinhas possuem a função de exercer a pressão necessária para efetuar as movimentações ortodônticas necessárias para corrigir os problemas de má-oclusão do paciente.

Sendo assim, ele utiliza o conjunto dessas três peças para efetuar as correções necessárias na arcada dentária do paciente.

Além disso, visando atender aos pacientes que desejam passar por um tratamento menos chamativo, o paciente pode optar por suas versões estéticas confeccionadas de resina, porcelana ou safira.

Assim como seu nome sugere, elas são alternativas que garantem ao paciente o mesmo tratamento porém utilizando um modelo esteticamente mais agradável que o metálico convencional.

aparelho lingual

Aparelho lingual

O aparelho lingual é um tipo de aparelho semelhante ao convencional, porém o local onde seus braquetes ficam posicionados é diferente.

Sendo assim, os braquetes do aparelho lingual são posicionados na parte traseira dos dentes, fazendo com que o aparelho fique escondido atrás dos dentes.

Portanto ele também é um aparelho ortodôntico estético, devido ao fato de suas peças ficarem escondidas.

Assim como o aparelho convencional, o aparelho lingual também utiliza borrachinhas braquetes e fio ortodôntico, de modo que o braquete serve de suporte para que as outras peças possam exercer a devida pressão para corrigir os problemas de má-oclusão.

Contudo, esse aparelho possui o diferencial de possuir os braquetes menores por conta do local onde eles ficam posicionados. Eles também possuem as pontas mais arredondadas para evitar que sejam causadas feridas na língua do paciente.

aparelho ortodontico autoligado

Aparelho autoligado

O aparelho autoligado é um dos tipos de aparelhos ortodônticos que é semelhante ao aparelho ortodôntico convencional, porém ele não faz o uso de borrachinhas.

Isso se deve ao fato de que esse modelo possui braquetes mais avançados tecnologicamente, de modo que eles mesmo consigam realizar tanto a função de servir como suporte para o fio ortodôntico, quanto a função de exercer a pressão determinada sobre ele.

Dessa forma, nesse tipo de aparelho ortodôntico, o braquete possui a função de suportar o fio ortodôntico e exercer a pressão necessária sobre o fio para realizar as movimentações ortodônticas.

Sendo assim, devido ao fato de não utilizar borrachinhas, ele não perde eficácia com o passar do tempo, o que ocorre nos convencionais devido ao fato de que as borrachinhas perdem a elasticidade com o passar do tempo.

Assim como o aparelho convencional, ele também possui suas versões estéticas que são confeccionadas de outros materiais, sendo eles a porcelana, safira e resina.

Esses materiais são capazes de conferir ao aparelho uma forma de se camuflarem entre os dentes e assim proporcionar um tratamento mais discreto ao paciente.

invisalign

Invisalign

O aparelho Invisalign, também chamado de aparelho ortodôntico transparente e alinhador invisível, é um tipo de aparelho ortodôntico móvel, portanto ele não fica fixado sobre os dentes como os modelos citados anteriormente.

Ele também é uma alternativa esteticamente mais agradável dos aparelhos ortodônticos, o que se deve ao fato de ser um aparelho confeccionado por uma placa acrílica e que possui o formato dos dentes.

Sua confecção é feita através de um molde 3D feito a partir de um escaneamento intraoral, sendo assim, por meio dela o dentista é capaz de projetar todo o tratamento, tornando possível confeccionar todas as placas que serão utilizadas no tratamento antes mesmo de iniciar o seu uso.

Sendo assim, por ser uma placa acrílica, que é transparente, e ser confeccionada com o formato exato dos dentes, esse aparelho consegue se camuflar muito bem entre os dentes.

Além disso, por ser um aparelho removível, ele garante que o paciente possa removê-lo para se alimentar e realizar a higienização bucal de maneira mais fácil e higiênica.

Por que escolher uma clínica de confiança para realizar o tratamento ortodôntico?

Na hora de escolher em qual clínica realizar seu tratamento ortodôntico, é importante escolher uma clínica que consiga te oferecer uma boa infraestrutura e bons profissionais para lhe proporcionar o melhor atendimento possível.

Sendo assim, na hora de escolher uma clínica para realizar seu tratamento ortodôntico, confie na OralDents.

Na OralDents, você conta com profissionais altamente qualificados e com ótimos equipamentos para lhe proporcionar o melhor atendimento possível.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *