Tabela de cores de aparelho: veja o que é e para que serve!

Quando o paciente inicia o uso do aparelho ortodôntico fixo convencional podem surgir algumas dúvidas a respeito de quais cores de borrachinha escolher.

Visando contribuir para auxiliá-lo, surgiu a tabela de cores de aparelho. Sendo assim, para conhecer mais a respeito do que ela é e como manter as cores do aparelho confira o artigo abaixo:

O que são cores de aparelho?

As cores de aparelho dizem respeito às cores das borrachinhas do aparelho ortodôntico fixo convencional e também são responsáveis por permitir que o paciente possa personalizar seu aparelho e deixá-lo com a sua cara.

Estas cores podem ser substituídas durante as manutenções mensais, que assim como o nome sugere, são feitas todo mês.

Para que servem as borrachinhas de aparelho?

As borrachinhas de aparelho são peças fundamentais do aparelho ortodôntico fixo convencional, visto que elas são responsáveis por exercer a pressão necessária sobre o fio ortodôntico para exercer as movimentações, sendo assim, é por meio delas que o tratamento consegue progredir.

No entanto, essa pressão exercida por elas só é possível por conta de sua elasticidade e com o passar do tempo essa elasticidade vai sendo perdida.

Desse modo, é importante trocá-las regularmente, o que é feito durante as manutenções mensais, que além da troca das borrachinhas, também proporciona ao profissional a oportunidade de avaliar o tratamento e efetuar possíveis manutenções que sejam necessárias.

O que é a tabela de cores de aparelho?

A tabela de cores de aparelho diz respeito a uma tabela onde é possível verificar as cores de aparelho para auxiliar o paciente a escolher a cor que deseja colocar.

Por meio da tabela, o paciente consegue verificar as cores de borrachinha de aparelho disponíveis e escolher a que deseja.

Sendo assim, seu uso garante que o paciente possa escolher a cor que mais se adapta ao seu tom de pele ou que mais combina com ele.

molde demonstrando as cores da tabela de cores de aparelho

Qual o objetivo da tabela de cores de aparelho?

O objetivo da tabela de cores de aparelho é proporcionar ao paciente a possibilidade de ver quais são as cores de aparelho e avaliar qual é mais interessante para ele.

Dessa forma, os pacientes que preferem utilizar cores mais neutras podem consultar a tabela para verificar quais cores são menos chamativas antes de escolher sua cor de aparelho.

Isto também funciona para pacientes que desejam utilizar alguma cor mais chamativa ou alguma cor para combinar com seu visual.

Sendo assim, ela é responsável por auxiliar o paciente a escolher o melhor tom para suas borrachinhas sem a necessidade de utilizar determinada cor por um mês inteiro para avaliar.

No entanto, é importante lembrar que a avaliação da tabela nem sempre garante uma previsão precisa, portanto, em alguns casos é possível que o paciente opte por alguma cor que não o agrade.

Porém, caso o paciente venha a escolher uma cor que não o agrada, ele pode ficar tranquilo, visto que no próximo mês elas poderão ser substituídas.

Quais são as cores mais bonitas de aparelho?

Afirmar as cores mais bonitas de aparelho é uma tarefa complexa, visto que cada pessoa possui uma opinião diferente, garantindo assim que não haja um consenso a respeito de qual é a melhor cor.

No entanto, existe algumas maneiras de auxiliá-lo a escolher quais são as cores mais bonitas de aparelho para você.

Essas dicas podem ajudar o paciente a escolher as cores de seu aparelho ortodôntico levando em consideração diferentes fatores.

Além destas dicas, também é possível utilizar as cores de aparelho mais usadas, que são o preto e o azul escuro, visto que são cores mais neutras e que não desbotam.

Sendo assim, não é possível dizer qual a melhor cor de aparelho, pois cada paciente possui uma opinião diferente e consequentemente considera uma cor distinta como a melhor.

cores da tabela de cores de aparelho

Como escolher as cores de aparelho de dente?

Assim como foi dito anteriormente, não é possível afirmar quais são as melhores cores de aparelho, tendo em vista que cada pessoa possui uma opinião diferente a respeito de quais são as melhores.

No entanto, ainda é possível utilizar algumas dicas que podem te auxiliar a escolher a melhor cor de aparelho para você. Sendo assim, confira algumas delas abaixo:

Cores mais discretas

Assim como dito anteriormente, existem algumas cores de aparelho ortodôntico que são mais discretas que as demais, o que garante que elas sejam menos chamativas e combine mais facilmente com diferentes tipos de roupas.

Sendo assim, ao escolher cores mais discretas, o paciente consegue garantir que seu aparelho chamará menos atenção e que combinará com a maioria das roupas que o paciente utilizar.

As cores mais discretas também são grandes aliadas de profissionais que necessitam de descrição em seu ambiente de trabalho, pelo fato de elas não chamarem tanta atenção.

No entanto, é interessante evitar tonalidades mais claras, visto que, muitas vezes, elas acabam tendo sua tonalidade comprometida por amarelarem.

São exemplos de cores mais discretas:

  • Preto;
  • Branco;
  • Transparente;
  • Azul bebê;
  • Azul marinho;
  • Cinza.

Cores que te representem

Na hora de escolher as cores de aparelho o paciente pode optar por tonalidades que representem a sua personalidade, dessa forma é possível mostrar um pouco de quem você é no seu aparelho ortodôntico.

Algumas maneiras de fazer isto são escolhendo cores que:

  • Representam seu time do coração;
  • Sejam suas favoritas;
  • Combinem com a paleta de cores do seu guarda-roupas;
  • Referenciam sua série ou filme favorito.

Como manter a cor das borrachinhas de aparelho por mais tempo?

As cores de borrachinha de aparelho algumas vezes podem acabar perdendo a cor com o tempo de uso, no entanto, existem alguns cuidados que podem contribuir para que as cores durem por mais tempo.

Sendo assim, confira alguns cuidados que podem contribuir para evitar que as borrachinhas amarelem ou desbotem:

  • Higienize bem os seus dentes através de uma boa escovação e também do uso correto do fio dental após as refeições;
  • Evite consumir alimentos muito pigmentados, como vinho ou café, e quando ingeri-los escove os dentes para prevenir que eles manchem as borrachinhas;
  • Compareça as manutenções mensais, visto que isso garante que seja possível trocar as borrachinhas mantendo sua cor e mantendo sua eficácia;
  • Opte por cores de aparelho que não desbotam, como azul marinho, preto e cinza.

Por que é importante escolher uma boa clínica odontológica para colocar seu aparelho ortodôntico?

Na hora de colocar seu aparelho ortodôntico é importante escolher uma clínica de confiança, pois é nela que será realizado todo o acompanhamento do seu tratamento.

Sendo assim, ao escolher uma clínica de confiança o paciente consegue garantir que seu tratamento será realizado por profissionais de confiança e com equipamentos de alta qualidade.

Portanto, confie na OralDents pois ela garante que você será atendido pelos melhores profissionais e com os melhores equipamentos.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *