sorriso gengival

Sorriso gengival: o que é, o que causa e como corrigir

O sorriso gengival é uma condição onde ao sorrir o paciente acaba exibindo grande parte de sua gengiva junto com os dentes, o que muitas vezes é visto como um prejuízo estético.

Sendo assim, confira mais a respeito dele no artigo abaixo:

O que é sorriso gengival?

O sorriso gengival é caracterizado pelo fato de que durante o ato de sorrir, o paciente acaba mostrando muito da sua gengiva. Geralmente essa condição não tende a causar nenhum dano à saúde bucal, no entanto algumas pessoas o consideram como um prejuízo estético.

É importante lembrar que esse procedimento não deve ser realizado caso o paciente esteja sendo afeta por alguma doença periodontal, como gengivite e periodontite. Nesses casos é sempre importante cuidar das complicações que afetam a gengiva antes de iniciar o tratamento para o sorriso gengival.

Principais causas

O sorriso gengival pode ocorrer por diferentes motivos que podem ser de ordem esquelética, muscular, gengival ou um conjunto deles. Desse modo, as principais causas são:

  • Osso da maxila muito grande verticalmente, caracterizando a causa de classe esquelética;
  • Crescimento excessivo da gengiva, caracterizando o motivo gengival;
  • Músculos responsáveis pela movimentação dos lábios muito fortes, fazendo com que os lábios subam mais que o necessário durante o sorriso, caracterizando assim o sorriso gengival de ordem muscular.

No entanto, assim como foi dito anteriormente, esse problema pode ser causado por mais de um fator, podendo assim possuir mais de um motivo.

Quais são as consequências?

O sorriso gengival é uma condição que não tende a causar prejuízos à saúde bucal, no entanto o paciente pode sentir que há um déficit estético por conta do sorriso gengival.

Sendo assim, a decisão de corrigir ou não o sorriso gengival deve vir do paciente, já que por ser uma condição inofensiva não há problemas em mantê-la.

Como corrigir sorriso gengival?

Assim como dito anteriormente, a opção de corrigir o sorriso gengival deve vir do paciente. Caso o mesmo opte por corrigi-lo, ele possui as seguintes opções:

Botox para sorriso gengival

O botox, procedimento de aplicação de toxina botulínica, pode ser utilizado como uma alternativa para a cirurgia de reposicionamento labial.

Seu principal uso é para a correção do sorriso gengival quando ele é causado pela movimentação excessiva dos músculos labiais, o que acaba fazendo com que eles subam demais, resultando na aparição excessiva da gengiva.

Essa substância é conhecida por evitar a contração muscular, causando o relaxamento do local. Isso faz com que o músculo labial tenha sua ação reduzida, resultando numa redução do aparecimento da gengiva quando a causa é a hipermobilidade dos lábios.

O botox para sorriso gengival é uma solução temporária para o problema e tende a durar em média de 3 a 6 meses. Para a manutenção dos resultados o paciente deve reaplicar a substância de tempos em tempos.

Cirurgia de reposicionamento labial

A cirurgia de reposicionamento labial, assim como o botox, é utilizada quando a causa do sorriso gengival é a alta mobilidade do lábio superior.

Ela consiste em um procedimento no qual a parte interna dos lábios superiores é reposicionada para mais próximo dos dentes.

Desse modo é feito uma incisão na parte interna que liga a gengiva aos lábios e em seguida ela é suturada em uma região mais próxima dos dentes.

Isso faz com que os músculos responsáveis por movimentarem o lábio superior fiquem mais “travados”, resultando numa redução da gengiva exibida ao sorrir.

Esse procedimento tende a ter resultados bastante duradouros e a recuperação do procedimento tende a durar em média uma semana.

Cirurgia na gengiva

As cirurgias da gengiva, chamadas de gengivoplastia e gengivectomia, consistem em procedimentos cirúrgicos responsáveis por conferir um novo contorno da gengiva.

Esse método é utilizado quando a causa do sorriso gengival é o tamanho da gengiva do paciente. Sendo assim, esse procedimento visa reduzir parte da gengiva e fazer o contorno da maneira correta.

Geralmente esse procedimento é feito sob o efeito de anestesia local e pode ser realizado com um bisturi elétrico ou com o bisturi convencional.

Logo, por meio dela é possível corrigir a mostra excessiva de gengiva durante o sorriso quando sua causa é seu próprio tamanho.

sorriso gengival antes e depois

Sorriso gengival antes e depois

Antes de corrigir o sorriso gengival, o paciente sofria com a estética do seu sorriso, podendo em alguns casos chegar até mesmo a ter vergonha do seu sorriso.

Logo, através do tratamento consegue corrigir a aparência do seu sorriso, possibilitando a ele retomar a confiança de sorrir.

Sendo assim, depois do tratamento o paciente consegue reduzir a quantidade de gengiva que aparece na hora de sorrir, conseguindo reganhar sua estética e confiança.

Escolha uma clínica de confiança para realizar seus procedimentos cirúrgicos

Na hora de realizar seus tratamentos que envolvem a realização de cirurgias é importante escolher uma clínica de confiança.

Isso se deve ao fato de que a escolha de uma boa clínica garantirá que os profissionais responsáveis por realizar sua cirurgia serão competentes.

Além disso, por meio dessa escolha também é possível assegurar-se de que os equipamentos utilizados serão de alta qualidade.

Uma boa clínica também irá lhe garantir a garantia de um pós-cirúrgico mais confortável, visto que você contará com a orientação e com o cuidado de ótimos profissionais.

Desse modo, na hora de escolher onde irá realizar seus procedimentos cirúrgicos conte com a OralDents.

Aqui na OralDents você conta com materiais e equipamentos de ótima qualidade prontos para lhe proporcionar um ótimo atendimento.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *