homem relatando a dentista um sintoma de sobremordida

Sobremordida: o que é, causas e como tratar!

A sobremordida ou também conhecida com mordida profunda é bastante comum, sendo observada com maior frequência em crianças e adolescentes, podendo causar sérios problemas se não tratada de forma eficaz.

Além de prejudicar a estética dos pacientes, a sobremordida pode causar bolhas e feridas no céu da boca. Por isso é importante saber as causas, tratamento e prevenção.

A sobremordida ou mordida profunda, é uma condição ortodôntica caracterizada pelo posicionamento excessivo dos dentes superiores sobre os dentes inferiores quando a boca está fechada. Em outras palavras, os dentes superiores cobrem significativamente os dentes inferiores.

Normalmente os dentes inferiores devem ficar alinhados e sobrepostos pelos dentes superiores numa distância de até 3 milímetros, quando a sobreposição passa disso é necessário que sejam feitas intervenções para correção.

A sobremordida pode variar em gravidade e pode ser classificada como leve, moderada ou profunda. 

A leve refere-se a uma condição em que os dentes superiores cobrem os dentes inferiores ligeiramente mais do que o considerado normal quando a boca está fechada.

Essa discrepância é geralmente menor em comparação com casos de sobremordida moderada ou profunda. A sobremordida moderada e profunda acontece quando os dentes superiores cobrem mais os dentes inferiores.

Problemas causados pela sobremordida

homem com alguma dor no maxilar devido a sobremordida

Esse problema pode causar alguns riscos e desconfortos à saúde bucal, sendo eles:

  • Desgaste dos dentes;
  • Travamento de mandíbula;
  • Retração gengival;
  • Feridas no céu da boca;
  • Problemas na articulação temporomandibular (ATM);
  • Dor e desconforto;
  • Problemas na fala;
  • Risco de traumatismo dental.

Entenda mais sobre esses problemas:

O desgaste dos dentes, também conhecido como abrasão dental, pode ocorrer devido a vários fatores e pode afetar diferentes partes dos dentes, incluindo o esmalte e a dentina.

Esse desgaste que também pode ocasionar sensibilidade, pode ser tratado com colocação de resina, fazendo uma restauração nos locais mais afetados, trazendo de volta à forma original dos dentes.

O travamento da mandíbula pode ocorrer quando a mandíbula não consegue se mover livremente ou fica presa em uma posição. Isso pode ser desconfortável e, em alguns casos, doloroso. 

A retração gengival, também conhecida como recessão gengival, é um problema em que a gengiva ao redor dos dentes se retrai, expondo a parte da raiz dos dentes. Isso pode ocorrer por diversas razões e pode ter implicações na saúde bucal e é mais recorrente no tecido delicado da gengiva onde.

Pode ser tratada por placas gengivais e fazendo enxertos no local onde há falta de tecido, também podem ser colocadas lentes e facetas que auxiliam na proteção da raiz dos dentes.

É importante abordar a retração gengival, pois pode levar à sensibilidade dentária, exposição da raiz e aumentar o risco de cáries nesta área. 

As feridas no céu da boca podem aparecer devido ao atrito da ponta dos dentes com o céu da boca e algumas partes internas da gengiva.

Elas geram um grande incômodo visto que são é bem difícil controlar a língua para que não encoste no local afetado e também acaba sendo gerado incômodo devido a ingestão de alimentos.

Problemas na Articulação Temporomandibular podem causar uma variedade de sintomas e desconfortos, e esses problemas são frequentemente agrupados sob o termo geral “disfunção temporomandibular” (DTM) ou “síndrome da ATM”.

Provocando barulhos próximos à orelha quando abrimos e fechamos a boca, travamento e desgaste de mandíbula é um grande incômodo relatado pelos pacientes que sofreram com esse problema. 

A condição de sobremordida pode afetar a saúde bucal e a função da mandíbula. Alguns dos sintomas de dor e desconforto associados à sobremordida incluem: dor na mandíbula, dor de cabeça e desconforto ao mastigar.

A fala também pode ser prejudicada devido a esse problema, isso acontece porque a posição anormal dos dentes e maxilares pode afetar a articulação dos sons e movimentos da língua, lábios e mandíbula.

Pode afetar principalmente a correta produção dos sons “s” ou “z”, pois esses sons envolvem a interação da língua com os dentes superiores e também a pronúncia de certas consoantes ou vogais pode ser distorcida, devido à posição anormal dos dentes.

Os riscos de traumatismo dental aumentam quando deixado de lado o tratamento de sobremordida, isso ocorre porque a sobreposição dos dentes superiores pode expô-los a situações em que há maior probabilidade de impacto ou lesão, podendo aumentar o risco de trauma para os lábios e gengivas, especialmente durante atividades como a mastigação.

Como são os tratamentos de sobremordida

O tratamento da sobremordida geralmente é realizado por ortodontistas, que são especialistas em corrigir o alinhamento dos dentes e a mordida. O objetivo do tratamento é reposicionar os dentes e os maxilares para alcançar uma mordida adequada.

As opções de tratamento para a sobremordida podem variar dependendo da gravidade do problema, da idade do paciente e de outras considerações específicas do caso. 

Tipos de tratamento

Moldes de arcada dentária com aparelhos fixos acoplados

1. Aparelhos Ortodônticos Fixos (Braquetes e Fios)

Esses aparelhos são frequentemente utilizados para casos de sobremordida. Os braquetes são colados nos dentes, e fios são passados através deles. O ortodontista ajusta periodicamente os fios para movimentar os dentes e corrigir a mordida ao longo do tempo.

Os braquetes são pequenas peças metálicas, cerâmicas ou de outros materiais, coladas na superfície dos dentes. Cada dente pode ter um ou mais braquetes, dependendo da complexidade do tratamento.

Já os fios ortodônticos são fios metálicos flexíveis que passam pelos braquetes, permitindo a movimentação dos dentes. Esses fios são ajustados ou trocados periodicamente pelo ortodontista para guiar o alinhamento dos dentes.

2. Aparelhos Ortodônticos Removíveis

Em alguns casos, o ortodontista pode recomendar aparelhos removíveis, especialmente para pacientes em crescimento. Esses dispositivos podem incluir placas de mordida ou aparelhos que são usados apenas em determinados momentos do dia.

As placas de mordida são dispositivos que cobrem o palato (céu da boca) e possuem braquetes ou outros elementos para aplicar forças nos dentes. Podem ser usadas para corrigir diversos problemas ortodônticos, incluindo espaços entre os dentes, sobremordida e apinhamento (dentes tortos).

3. Alinhadores transparentes

Alinhadores transparentes, como aqueles usados no tratamento ortodôntico Invisalign, são uma opção estética para corrigir a sobremordida.

Eles são removíveis e são trocados em intervalos específicos para ajustar o alinhamento dos dentes. Geralmente, os alinhadores transparentes são feitos de um material plástico transparente, como poliuretano ou polietileno. Isso torna os alinhadores quase invisíveis quando colocados nos dentes.

4. Tratamento cirúrgico

Em casos mais graves de sobremordida, especialmente quando há problemas significativos nos maxilares, a intervenção cirúrgica pode ser necessária.

Isso pode envolver a cirurgia ortognática para reposicionar os maxilares superiores e inferiores. Os procedimentos ortognáticos são intervenções cirúrgicas que visam corrigir desalinhamentos significativos nos maxilares e na estrutura facial.

Eles são frequentemente realizados em colaboração entre ortodontistas (especialistas em alinhamento dos dentes) e cirurgiões maxilofaciais (especialistas em cirurgia da face e mandíbula). 

5. Manutenção

Após a conclusão do tratamento ativo, pode ser necessário o uso de dispositivos de contenção, como placas de contenção ou retentores, para evitar a recorrência da sobremordida.

Tratamentos mais indicados para crianças

A correção da mordida profunda em crianças geralmente envolve uma abordagem ortodôntica, mas o tratamento específico pode variar dependendo da gravidade da mordida profunda, da idade da criança e de outros fatores individuais.

O tratamento mais escolhido pelos profissionais para sanar a sobremordida em crianças são os aparelhos removíveis, pois podem ser retirados, facilitando a escovação dos dentes e a alimentação.

Tratamento mais indicado para adultos

Nesse caso as opções podem variar dependendo da gravidade do problema, da saúde bucal geral do paciente e de suas preferências estéticas.

O alinhador transparente é o mais escolhido entre os adultos visto que visa corrigir a arcada dentária e manter a aparência mais discreta.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a sua saúde bucal.

Além disso, por meio das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista tenha acesso aos procedimentos odontológicos já realizados.

Por meio delas também é possível fazer tratamentos rotineiros, como a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada semestralmente (de 6 em 6 meses).

A profilaxia (limpeza) também garante a possibilidade de fazer a raspagem de tártaro e retirada da placa bacteriana.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *