profissional avaliando uma restauração de dente

Restauração de dente: veja o que é e para que serve!

A restauração de dente é um procedimento realizado quando há algum dano à estrutura do dente para devolver seu formato funcional.

Para saber mais a seu respeito, continue acompanhando o artigo abaixo:

Quanto custa uma restauração de dente?

A restauração de dente é um procedimento odontológico no qual não é possível estabelecer seu valor exato, visto que existem fatores que podem influenciar no seu valor.

Dentre esses fatores, podemos citar:

  • Clínica escolhida;
  • Tipo de material utilizado;
  • Necessidade de realizar algum procedimento em conjunto;
  • Região onde o procedimento será realizado.

Sendo assim, é possível afirmar apenas um valor médio para a restauração de dente, que geralmente inicia-se a partir de R$200 (duzentos reais), podendo variar para mais ou para menos de acordo com os fatores citados acima.

Afinal, o que é restauração de dente?

A restauração de dente é um procedimento odontológico que consiste em restaurar a forma funcional quando ele foi afetado por cáries ou sofreu alguma fratura.

Neste tratamento o profissional faz o uso de materiais que conseguem ser moldados para ter o formato desejado e também a rigidez necessária para que reganhe sua funcionalidade e também para prevenir reincidências.

Sendo assim, através da restauração é possível corrigir pequenos buracos em sua superfície, como os que são causados pela remoção de cáries superficiais.

Qual a diferença entre restauração e obturação?

A obturação é um procedimento realizado juntamente com o tratamento de canal, que é um procedimento para tratar cáries profundas.

Desse modo, o tratamento de canal consiste em um procedimento onde o profissional remove a polpa dentária comprometida e a obturação consiste no preenchimento da cavidade pulpar com um material chamado de obturador.

Sendo assim, a obturação consiste no procedimento realizado para proteger o canal radicular e o interior do dente de novas infecções, ou seja, se trata de um procedimento realizado na parte interna do dente.

Já a restauração consiste em um procedimento realizado para corrigir danos causados por pequenas fraturas ou após a remoção de cáries em estágios iniciais, onde é possível removê-la a partir da retirada de uma camada superficial.

Logo, ela é utilizada para devolver o aspecto funcional dos dentes de forma mais externa, ou seja, apenas em casos de pequenos danos à sua estrutura.

restauração sendo feita em um dente fraturado

Quando a restauração deve ser feita?

A restauração de dente consiste em um procedimento que é realizado em caso de danos superficiais a sua estrutura e possui o objetivo de devolver sua funcionalidade.

Sendo assim, confira quais são as principais causas que levam a necessidade de realizar uma restauração:

Cáries

A cárie consiste em uma infecção bucal provocada por bactérias que habitam naturalmente a boca, ou seja, ela ocorre por conta do acúmulo delas sobre algum dente.

Grande parte das vezes este acúmulo acontece por conta da má higienização dos dentes, visto que isto resulta na permanência das partículas de alimentos em sua superfície.

Logo, quando estas bactérias digerem as partículas de alimentos, elas produzem uma espécie de ácido que é corrosivo para os dentes, dessa forma, a constante liberação deles sobre sua superfície resulta no desgaste de sua estrutura, formando então a chamada cárie.

Quando ela está em seu estágio inicial, sua remoção é feita a partir da raspagem das bactérias, que é feita com uma broca odontológica e acaba removendo uma parte da estrutura dentária.

Esta remoção dessa parte da estrutura dentária pode acabar criando complicações por deixar a dentina mais exposta, assim, para prevenir o surgimento dessas complicações é feita uma restauração para recuperar o formato do dente e prevenir o surgimento de novas complicações.

Desgastes ou fraturas dos dentes

O desgaste e as fraturas dentárias, na maior parte das vezes, são provocadas por impactos ou por conta do bruxismo.

O bruxismo diz respeito a uma desordem funcional que provoca o ranger e o apertar de dentes, o que muitas vezes resulta em fraturas e no seu desgaste, além de também causar problemas na ATM.

Já os impactos ocorrem por conta de acidentes, que podem acontecer a qualquer momento da vida do paciente, independentemente da idade.

Desta forma, quando o profissional identifica que o desgaste ou a fratura são provocados pelo bruxismo é muito grande, ele pode optar pela restauração de dente quebrado juntamente com seu tratamento.

Como a restauração de dente é feita?

A decisão a respeito se a restauração deve ser feita ou não deve partir do dentista, que avaliará a boca do paciente e a partir desta avaliação poderá confirmar a necessidade de realização deste procedimento.

Quando ela é feita por conta de cáries, geralmente ocorre após a sua remoção, que acaba removendo também uma parte do dente comprometido.

Dessa forma, com o objetivo de devolver ao dente seu formato funcional, o profissional aplica resina nos dentes onde removeu-se uma parte do dente para corrigir seu formato.

No entanto, quando se trata de cáries mais profundas, pode ser necessário realizar um tratamento de canal, que consiste na remoção da polpa dentária por completo, ou até mesmo a extração de um dente.

No caso do desgaste e fratura, a aplicação da resina da restauração é feita para devolver o formato funcional para os dentes e prevenir problemas como a sensibilidade dentária e a dor.

dentista avaliando o estado de uma restauração de dente

Quanto tempo dura uma restauração?

A duração da restauração pode variar de acordo com o tipo de material utilizado no procedimento, no entanto, a restauração mais comum, que é a de resina composta, pode durar por até 10 anos.

Porém é importante lembrar que esta é uma duração média, ou seja, pode variar de acordo com os cuidados do paciente.

Como saber se preciso de uma restauração?

Assim como foi dito anteriormente, a confirmação a respeito da necessidade de se realizar uma restauração odontológica vem do profissional responsável pelo tratamento do paciente.

Sendo assim, é importante que o paciente realize visitas regulares ao profissional, visto que por meio delas é possível identificar pequenos danos à estrutura dos dentes e também processos de cárie em seus estágios iniciais.

Dessa forma, ao identificar esses problemas o profissional poderá iniciar o tratamento precocemente, o que contribui para um tratamento mais simples.

Escolha uma clínica de confiança para realizar seus procedimentos com resina

Na hora de realizar os procedimentos que colocam resina nos dentes é importante que o paciente escolha uma clínica de confiança.

Isso é importante pois caso o procedimento seja realizado de qualquer maneira podem surgir complicações e comprometer todo o dente.

Logo, para assegurar que o procedimento será realizado da forma correta e evitar complicações o paciente pode contar com a OralDents.

Na OralDents você encontra profissionais especializados prontos para lhe oferecer o melhor tratamento e também com materiais e equipamentos de alta qualidade.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *