paciente tomando um remédio para dor de dente

Remédio para dor de dente: confira algumas dicas aqui!

A dor de dente é um sintoma que pode ser derivado de vários tipos de complicações que afetam a cavidade bucal do paciente.

Neste artigo você irá conferir maiores informações a respeito do que pode causar e verá dicas de remédio para dor de dente:

O que pode causar dor de dente?

A dor de dente é um sintoma bastante incômodo que geralmente está associado a alguma 

outra condição que está afetando a cavidade oral.

Ela pode variar de intensidade, sendo leve, moderada ou severa, e nos casos mais graves pode irradiar para outras regiões da face.

Sendo assim, confira o que causa dor de dente:

  • Cárie;
  • Abscesso dentário;
  • Fraturas dentárias;
  • Bruxismo;
  • Siso.

1. Cárie

As cáries dizem respeito a um problema provocado pelo acúmulo de bactérias na superfície dos dentes que quando digerem as partículas de alimentos presas sobre os dentes liberam uma espécie de ácido sobre os dentes.

Quando este ácido entra em contato com as estruturas dos dentes, ela causa o desgaste desta estrutura, levando a uma destruição do dente.

Inicialmente, ela tende a provocar apenas o surgimento de pontinhos pretos na superfície dos dentes e pequenos furinhos no dente.

Ao se desenvolver, esses furinhos vão aumentando e podem alcançar a polpa do dente, o que pode provocar a dor de dente e outros sintomas, como halitose e sensibilidade.

2. Abscesso dentário

O abscesso dentário diz respeito a uma bolsa de infecção que surge como resultado de uma infecção nos dentes ou na gengiva do paciente.

Geralmente, o abscesso dentário surge na ponta da raiz dos dentes ou na gengiva ao redor dos dentes e é caracterizado pelo surgimento de um inchaço na gengiva, que ocorre por conta do acúmulo de pus, podendo haver dor.

3. Fraturas dentárias

As fraturas dentárias correspondem a quebras da estrutura dentária que quando são grandes podem comprometer todo o dente do paciente.

Quando ela não afeta a polpa dentária, ela não tende a provocar dor, no entanto pode aumentar a sensibilidade dos dentes.

Nos casos mais severos, onde ela afeta a polpa dentária pode haver o comprometimento da polpa dentária e também pode provocar a dor de dente.

4. Bruxismo

O bruxismo é uma desordem funcional que é caracterizado pelo ranger e apertar de dentes que pode ocorrer tanto durante o sono quanto durante a vigília.

Esta condição resulta no forçar de um dente sobre o outro, o que pode causar o seu amolecimento e desgaste, resultando assim no surgimento da dor de dente.

5. Siso

O dente do siso, também conhecido como terceiro molar, consiste em um dente que geralmente nasce quando todos os outros dentes já ocuparam seu devido lugar na arcada dentária.

Sendo assim, é bastante comum que seu nascimento resulte no deslocamento dos outros dentes, resultantes do fato de o siso empurrar os demais dentes para forçar o surgimento de um espaço para seu nascimento.

Isto pode levar ao surgimento de problemas como a pericoronarite e a dor de dente provocar do ato de empurrar os outros dentes.

paciente tomando um comprimido para dor de dente

Tipos de remédio para dor de dente

Assim como sabemos, atualmente podemos encontrar remédios para tratar diversos tipos de doenças e sintomas, o que também é uma realidade para a dor de dente.

É importante lembrar que a automedicação não é uma prática recomendada, portanto, para utilizá-los é importante que o paciente consulte-se com um profissional.

Sendo assim, confira alguns tipos de remédio para dor de dente:

Paracetamol

Este é um analgésico e antitérmico que pode ser utilizado para tratar casos de dor de dente leve e moderada.

Dipirona

A dipirona é um analgésico e antitérmico que pode ser utilizada para tratar febres e dor de dente de leve a moderada.

Ibuprofeno

O ibuprofeno é um antitérmico, analgésico e anti-inflamatório, portanto ele consegue combater a dor de dente e a inflamação que pode ser sua causa.

Naproxeno

Este remédio é um anti-inflamatório, analgésico e antitérmico, o que faz dele um ótimo remédio para dor de dente leves e moderadas e casos de inflamação.

Antibióticos

Os antibióticos são medicamentos que combatem infecções bacterianas no organismo, portanto, eles podem ser receitados para combater a dor de dente quando elas são derivadas de alguma infecção bacteriana.

No entanto, eles são medicamentos de tarja vermelha que só podem ser vendidos com receita médica.

Benzocaína

Este medicamento é um anestésico local de rápida absorção que geralmente é aplicado diretamente na região dolorida, ou seja, ao redor do dente para aliviar a dor de dente.

Remédio caseiro para dor de dente

Atualmente, existem diversos tipos de remédio caseiro para dor de dente, que consistem em alguns ingredientes que são responsáveis por atuarem como analgésicos, anti-inflamatórios ou antissépticos, proporcionando assim um alívio da dor de dente.

No entanto, é importante lembrar que os remédios caseiros não devem ser utilizados como uma forma definitiva de tratamento, sendo assim, é importante consultar-se com um profissional para avaliar a causa da dor de dente e assim tratá-la.

Confira algumas dicas de remédios caseiros para dor de dente:

  • Cravo-da-índia;
  • Água morna com sal;
  • Alho;
  • Hortelã;
  • Gengibre;
  • Compressa fria.

dentistas receitando o melhor tratamento para o paciente

Qual melhor remédio para dor de dente?

Assim como vimos anteriormente, existem diversos tipos de remédio para dor de dente, portanto, o paciente pode ficar em dúvida na hora de escolher o melhor.

Sendo assim, na hora de escolher o melhor remédio para dor de dente é importante que o paciente consulte-se com um profissional para que ele possa avaliar e identificar a causa da dor.

Após isso, ele irá indicar a melhor forma de tratamento e o melhor remédio para tratar o problema, seja pelo uso de antibióticos ou pelo uso de analgésicos.

Além disso, existem alguns casos onde apenas o uso de medicamentos não consegue resolver o problema da dor dente, pois em alguns casos é necessário realizar outros tratamentos, como o tratamento de canal.

Portanto, ao sentir dor de dente é indispensável que o paciente consulte-se com um profissional, pois ele será capaz de proporcionar o tratamento mais adequado para sua condição.

Visitas regulares ao dentista

Através das visitas regulares ao dentista o paciente pode relatar ao profissional suas queixas de dor de dente para que elas possam ser analisadas e tratadas da maneira correta.

Também é importante lembrar que os remédios caseiros para dor de dente só devem ser utilizados durante o período que precede a consulta, visto que somente um profissional pode avaliar e receitar o tratamento adequado para a dor de dente.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *