ilustração dente quebrado e inflamado

O melhor remédio para dor de dente furado e inflamado! Veja!

A dor de dente, acompanhada de um dente furado e inflamado, é uma experiência extremamente desconfortável. 

Quando um dente está danificado e exposto à cavidade bucal, pode ocorrer uma inflamação dolorosa na polpa dentária, resultando em sintomas como dor intensa, sensibilidade e inchaço. 

Nesses momentos de desconforto, é importante buscar alívio da dor enquanto se aguarda o tratamento odontológico adequado. 

Neste texto, veremos diferentes opções de remédio para dor de dente furado e inflamado e passar algumas dicas e orientações úteis para lidar com essa situação desafiadora! Veja abaixo!

O que causa inflamação no dente?

ilustração de dente inflamado

A inflamação no dente, clinicamente conhecida como pulpite, é causada pela penetração de bactérias na polpa dentária, que é uma estrutura sensível e vital localizada no centro do dente.

A polpa contém vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo e por isso quando as bactérias penetram na polpa dentária há inflamação e dores. Veja abaixo o que pode causar um dente inflamado!

Cárie dentária

Quando a placa bacteriana se acumula na superfície dos dentes por má higiene bucal, as bactérias presentes na placa produzem ácidos que corroem o esmalte dentário, levando à formação de cáries.

E se a cárie não for tratada, as bactérias podem penetrar no interior do dente, atingindo a polpa e desencadeando uma inflamação mais grave.

Trauma

Um trauma direto no dente, como uma fratura ou uma pancada, pode comprometer o esmalte dentário, facilitando a entrada de bactérias na polpa e desencadeando uma inflamação.

Infecções periodontais

Infecções nas gengivas ou nos tecidos ao redor do dente, como gengivite ou periodontite, podem se espalhar para o interior do dente e causar inflamação na polpa.

Procedimentos dentários

Alguns procedimentos dentários, como restaurações profundas ou tratamento de canal, podem irritar a polpa dentária, causando inflamação.

Os sintomas comuns de inflamação no dente são dor aguda ou latejante, sensibilidade ao calor ou ao frio, inchaço na área afetada, gosto ruim na boca, e em casos avançados, abscesso dentário. 

É importante procurar atendimento odontológico assim que os sintomas de inflamação dentária forem percebidos para evitar complicações mais graves!

O que faz um dente quebrar?

ilustração de dente quebrado

Um dente pode quebrar por vários motivos, e alguns são bem parecidos com as causas da inflamação que vimos acima.

Veja abaixo que faz um dente quebrar e após saiba o remédio para dor de dente furado e inflamado!

Trauma físico

Além de gerar infecções, o trauma direto é uma das principais causas de quebra dentária. Podendo ocorrer devido a acidentes, quedas, pancadas ou lesões esportivas. 

Um impacto muito forte pode causar fraturas no esmalte, na dentina ou até mesmo na polpa do dente.

Cárie dentária

A cárie dentária, causada pela atividade bacteriana na placa dental, enfraquece a estrutura e também pode causar um dente quebrado

Se não tratada, a cárie pode progredir e comprometer a integridade do dente, fazendo com que ele se quebre, ainda mais se a cárie se desenvolver em uma área significativa do dente.

Má oclusão ou bruxismo

Má oclusão é o problema de alinhamento dos dentes ou da mandíbula, enquanto o bruxismo é o hábito de ranger ou apertar os dentes, geralmente durante o sono. 

Os dois casos podem exercer pressão excessiva sobre os dentes, causando desgaste e eventual quebra.

Materiais restauradores enfraquecidos

Restaurações dentárias antigas, como obturações ou coroas, podem enfraquecer ao longo do tempo devido ao desgaste, deterioração ou mesmo deslocamento do dente. 

Isso pode levar à quebra do dente ao redor ou onde há a restauração.

Mastigação

Mastigar alimentos muito duros ou pegajosos, ou usar os dentes para abrir embalagens, pode colocar uma tensão excessiva nos dentes, aumentando o risco de quebra.

Fatores genéticos ou estruturais

A falta de cálcio pode estar relacionada à quebra de um dente. O cálcio tem um papel muito importante na saúde dos dentes e ossos. 

Ele é um dos principais componentes do esmalte dentário, a camada externa protetora dos dentes, e também é essencial para a formação e manutenção dos ossos.

Então quando o corpo não recebe quantidade suficiente de cálcio, a densidade dos ossos e dos dentes pode diminuir, tornando-os mais frágeis e suscetíveis a fraturas e quebras. 

Sempre procure atendimento odontológico imediatamente se um dente quebrar, pois mesmo pequenas fissuras podem levar a problemas mais graves se não forem tratadas adequadamente. 

Dependendo da gravidade da quebra, o tratamento pode envolver desde reparos cosméticos simples até procedimentos mais extensos, como restaurações ou coroas.

Remédio para dor de dente furado e inflamado

mulher usando remédio para dor de dente furado e inflamado

É importante lembrar que a melhor abordagem para tratar uma dor de dente furado e inflamado é procurar um dentista para avaliação e tratamento adequado. 

Mas enquanto você aguarda sua consulta ou se não puder visitar um profissional de saúde bucal, alguns remédios caseiros e medicamentos podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação!

Veja abaixo algumas opções de remédio para dor de dente furado e inflamado abaixo!

  • Analgésicos de venda livre;
  • Anti-inflamatórios;
  • Enxágue com água salgada;
  • Compressa fria;
  • Evite alimentos e bebidas extremamente quentes ou frios;
  • Evite mastigar do lado afetado.

Medicamentos como paracetamol (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil, Motrin) podem ajudar a reduzir a dor. Siga as instruções de dosagem no rótulo do medicamento ou consulte um médico para orientação.

Além de aliviar a dor, os anti-inflamatórios como o ibuprofeno também podem ajudar a reduzir a inflamação ao redor do dente afetado.

Misture meia colher de chá de sal em um copo de água morna e faça bochechos suaves com a solução por cerca de 30 segundos. Isso pode ajudar a reduzir a inflamação e a dor, além de limpar o local.

Aplique uma compressa fria na parte externa da bochecha, próximo à área dolorida. Assim é possível diminuir a dor e a inflamação.

Alimentos e bebidas com temperaturas extremas podem agravar a sensibilidade nos dentes e a dor. Escolha alimentos mornos ou frios e evite alimentos muito duros que possam piorar o desconforto.

Se possível, evite mastigar alimentos do lado do dente afetado para reduzir a pressão sobre ele.

Mas lembre-se de que essas medidas são apenas paliativas e não substituem a consulta com um dentista. É fundamental buscar atendimento profissional para resolver a causa da melhor forma!

Se a dor for intensa, persistente ou acompanhada de outros sintomas, como inchaço ou febre, não hesite em procurar ajuda médica imediatamente.

Como prevenir a inflamação e problemas dentários?

mulher sorrindo enquanto escova os dentes

Prevenir a inflamação e outros problemas dentários é muito importante para manter uma boa saúde bucal ao longo do tempo. 

Separamos algumas dicas para que você mantenha sua boca saudável! Saiba mais a seguir!

  • Higiene bucal adequada;
  • Alimentação saudável;
  • Evite hábitos prejudiciais;
  • Mantenha-se hidratado;
  • Use enxaguantes bucais adequados;
  • Visitas regulares ao dentista.

Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia com uma pasta de dente com flúor e use fio dental diariamente para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos entre os dentes.

Mantenha uma dieta equilibrada, limitando o consumo de açúcares e alimentos ricos em amido, que podem contribuir para a formação de cáries. Escolha alimentos ricos em cálcio, vitaminas e minerais.

Evite fumar e consumir tabaco, que estão associados a um maior risco de doenças periodontais, cáries e câncer oral. 

Além disso, evite roer unhas, morder objetos duros ou usar os dentes como ferramentas para abrir embalagens, pois isso pode causar danos aos dentes.

Beber bastante água também ajuda a estimular a produção de saliva, que é importante para neutralizar os ácidos na boca e proteger os dentes contra cáries.

Os enxaguantes bucais com flúor podem ajudar a fortalecer o esmalte dos dentes e prevenir a formação de cáries. Escolha um enxaguante bucal recomendado pelo seu dentista e use conforme as instruções.

Faça consultas odontológicas de rotina a cada seis meses, ou conforme recomendado pelo seu dentista, para limpezas profissionais e exames preventivos. 

Assim será possível ajudar na identificação e tratamento de problemas dentários precocemente, antes que se tornem mais graves.

Saiba que seguindo essas medidas preventivas e mantendo uma boa rotina de cuidados bucais, você pode ajudar a prevenir a inflamação e uma série de outros problemas dentários! 

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a sua saúde bucal e prevenir problemas, como o dente inflamado e outros.

Além disso, por meio das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista tenha acesso aos procedimentos odontológicos já realizados e a possíveis tratamentos para garantir a sua saúde bucal.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *