remédio caseiro para dor de dente

Remédio caseiro para dor de dente: veja algumas dicas!

A dor de dente é uma situação bastante incômoda e muitas vezes ao senti-la procuramos por alguma forma de aliviar a dor de dente.

Dessa forma, separamos aqui as principais causas e algumas dicas de remédio para dor de dente. Confira:

O que é dor de dente?

A dor de dente consiste em uma complicação responsável por provocar um incômodo no próprio dente ou na região ao seu redor.

Geralmente este incômodo é apenas um sintoma de alguma condição, ou seja, ele ocorre por conta de algum outro problema como a cárie por exemplo.

A dor pode aparecer de forma leve, moderada ou forte, podendo também irradiar para a maxila, mandíbula e em algumas regiões da face.

Esse sintoma também não possui uma faixa etária específica na qual ele afeta, ou seja, ela pode afetar tanto pessoas mais novas quanto pessoas mais velhas.

O que causa dor de dente

O que causa dor de dente?

A dor de dente normalmente é um sintoma associado a alguma outra condição, ou seja, apenas uma manifestação de que há algum problema associado àquele dente.

Sendo assim, confira quais são as principais causas de dor de dente:

Cárie

A cárie é um dos motivos mais comuns que causam a dor de dente. Ela pode afetar pacientes de qualquer idade, desde crianças até pacientes mais idosos.

Geralmente essa condição é causada pela má higienização dos dentes, visto que isso provoca um acúmulo de bactérias na superfície dos dentes.

Quando essas bactérias acumuladas na superfície dos dentes digerem as partículas de alimentos presas nos dentes elas acabam produzindo um ácido.

A constante exposição dos dente a esse ácido acaba provocando um desgaste de sua estrutura que com o passar do tempo pode chegar à polpa do dente e acabar causando uma dor de dente muito forte.

Nascimento do siso

O dente do siso, também conhecido como terceiro molar, são os últimos dentes a nascer na arcada dentária, o que muitas vezes pode causar alguns problemas.

Isso se deve ao fato de que com o passar dos anos a arcada dentária do ser humano reduziu de tamanho, o que faz com que muitas vezes não haja espaço para ele.

O fato de não possuir espaço suficiente para seu nascimento e quando ele está para nascer pode acabar causando o desalinhamento dos dentes e uma dor forte, devido ao fato de ele também empurrar os demais dentes para nascer.

Sensibilidade dentária

A sensibilidade dentária corresponde a um incômodo que surge ao ingerirmos algum alimento ou bebida muito quente ou muito frio.

Esse problema pode ser causado tanto pelo desgaste do esmalte dentário quanto pela exposição da raiz do dente.

Fraturas

A fratura dentária também é uma das principais causas de dor de dente. Isso se deve ao fato de que a quebra do dente expõe a camada da dentina, que é uma parte mais enervada dos dentes, e isso pode acabar levando a uma maior sensibilidade no dente.

Bruxismo

O bruxismo nos dentes é uma condição caracterizada pelo ranger e apertar de dentes. Essa pressão constante sobre os dentes pode acabar causando bastante dor, assim como seu desgaste e amolecimento.

Dicas de remédio caseiro para dor de dente

Dicas de remédio caseiro para dor de dente

A dor de dente é uma complicação bastante incômoda e isso nos leva a buscar uma forma de aliviá-la. Sendo assim, separamos aqui algumas dicas de remédio caseiro para para aliviar dor de dente:

Cravo-da-índia

O cravo-da-índia é um ótimo ingrediente para ser utilizado como remédio caseiro para dor de dente. Isso se deve ao fato de que ele possui ótimas propriedades bactericidas e analgésicas, o que contribui para o alívio da dor de dente.

Ele pode ser utilizado fazendo uma infusão e bochechando, mastigar o próprio cravo próximo do dente que aparenta ser o causador da dor ou utilizando o óleo essencial diretamente sobre o local dolorido.

No caso do óleo essencial é recomendado não deixar ele agindo por muito tempo, visto que isso pode acabar causando queimaduras na gengiva.

Água morna com sal

A água morna com sal é uma solução que age como um ótimo antisséptico natural, ou seja, é ótima para combater infecções bacterianas no interior da boca.

Portanto, essa é uma ótima opção de remédio caseiro para dor de dente quando a mesma é derivada de alguma infecção bacteriana.

Para utilizá-la basta dissolver uma colher de sopa de sal em um copo com água morna e em seguida realizar bochechos.

Ela também pode ser utilizada para realizar gargarejos para aliviar dores de garganta derivadas de infecções bacterianas.

Alho

O alho geralmente é utilizado como tempero, no entanto, também pode ser utilizado como remédio caseiro para dor de dente.

Isso se deve ao fato de que, apesar de possuir um sabor e odor forte, ele contribui para o alívio da dor e combate a evolução de infecções.

Para utilizá-lo colocar um pedaço de alho picado sobre a gengiva do dente dolorido ou mastigar com o dente dolorido.

Hortelã

Também é possível utilizar as folhas de hortelã como remédio caseiro para dor de dente. Isso se deve ao fato de que ele é um ótimo anti-inflamatório e também possui um aroma e gosto agradável.

Para utilizá-lo basta fazer um chá com suas folhas e bochechas por alguns segundos.

Gengibre

O gengibre é uma planta que possui ótimas propriedades anti-inflamatórias, o que acaba fazendo com que ele seja um ótimo remédio caseiro para dor de dente nos casos de inflamação.

Para utilizá-lo, basta preparar um chá de gengibre e bochechar a mistura. Para potencializar seu efeito, é possível adicionar algumas gotas de própolis no chá.

LEIA TAMBÉM: Como conseguir dormir com dor de dente: veja algumas dicas!

Visitas regulares ao dentista

Através das visitas regulares ao dentista o paciente pode relatar ao profissional suas queixas de dor de dente para que elas possam ser analisadas e tratadas da maneira correta.

Também é importante lembrar que os remédios caseiros para dor de dente só devem ser utilizados durante o período que precede a consulta, visto que somente um profissional pode avaliar e receitar o tratamento adequado para a dor de dente.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *