dentista avaliando radiologia odontologica

Radiologia odontológica: o que é e como é feito. Saiba mais!

Na odontologia moderna, a radiologia desempenha um papel vital, fornecendo uma visão além do que se vê nas consultas de rotina. 

Com as imagens radiográficas, os dentistas podem explorar a saúde bucal de uma forma mais prática e para se obter diagnóstico e tratamento precisos. 

No texto abaixo, vamos analisar e entender a radiologia odontológica, sua importância, aplicações e impacto na prática clínica. 

Leia agora!

O que é radiologia odontológica

dentista mostrando radiologia odontologica a paciente

A radiologia odontológica é uma especialidade da odontologia que é feita através de técnicas de imagem, para diagnosticar e tratar problemas relacionados aos dentes, mandíbula, maxila.

As imagens podem ser extraídas de radiografias e tomografias computadorizadas também possibilitando a visualização de estruturas ligadas à cavidade oral e facial. 

Essas imagens são aliadas para fácil identificação de dente cariado, doenças periodontais, lesões nos ossos, má oclusão, problemas de desenvolvimento e outras condições que afetam a saúde bucal.

A radiologia odontológica também tem um papel fundamental no planejamento de tratamentos odontológicos, permitindo que os profissionais obtenham informações detalhadas.

O que o dentista avalia na radiologia odontológica?

Na radiologia odontológica, o dentista avalia várias estruturas e condições relacionadas à saúde bucal dos pacientes. 

Através das imagens radiográficas, o dentista poderá ver informações detalhadas que auxiliam no diagnóstico preciso e no planejamento adequado de tratamentos. 

Abaixo, veja as principais áreas analisadas pelos dentistas quando recebem os resultados de uma radiologia odontológica!

  • Dentes;
  • Periodonto;
  • Raízes e estruturas ósseas;
  • Articulações temporomandibulares;
  • Cavidade sinusal;
  • Crescimento e desenvolvimento;
  • Lesões.

As radiografias permitem que os dentistas avaliem a anatomia dos dentes, identificar cáries dentárias, restaurações antigas, fraturas, reabsorções radiculares, dentes inclusos e outros problemas ligados à estrutura.

O dentista pode ver a saúde dos tecidos ao redor dos dentes, incluindo gengiva, osso alveolar e ligamento periodontal.

Assim é possível identificar doenças periodontais, como periodontite e gengivite, e também avaliar a extensão de perda óssea.

As radiografias permitem visualizar as raízes dos dentes, analisando a integridade e densidade do osso alveolar. 

A radiologia odontológica pode ajudar a identificar problemas nas articulações temporomandibulares, auxiliando na prevenção e tratamento da disfunção temporomandibular e dor orofacial.

Em radiografias panorâmicas e tomografias computadorizadas, o dentista pode avaliar a saúde e a anatomia da cavidade sinusal próxima aos dentes superiores. 

Assim será possível avaliar se o paciente está apto a realizar procedimentos cirúrgicos, como implantes dentários na região posterior da maxila.

Em crianças e adolescentes, a radiologia odontológica é utilizada para avaliar o desenvolvimento dos dentes permanentes, identificar problemas de erupção dentária, anomalias e possíveis necessidades ortodônticas.

Além dessas condições comuns, a radiografia odontológica pode mostrar lesões ósseas, cistos, tumores e outros problemas que podem afetar a saúde bucal.

A radiologia odontológica é uma parte essencial da odontologia, através dela o dentista poderá avaliar um amplo conjunto de estruturas e condições na cavidade oral e facial. 

E de acordo com a avaliação feita a partir dessas informações, o profissional pode fornecer um diagnóstico preciso e recomendar o tratamento mais adequado para cada paciente.

Como é feita a radiologia odontológica

mulher fazendo ‎radiologia odontologica

Como vimos acima, a radiologia odontológica tem uma função importante quando se trata de diagnóstico e prevenção de problemas bucais. Mas afinal, como é feito o procedimento?

  1. Preparação do paciente:

Antes de iniciar o exame radiográfico, o paciente é devidamente preparado pelo profissional, durante o 1° passo é feita a remoção de objetos metálicos da região bucal.

Retirando itens como brincos, piercings ou dentaduras removíveis, e a colocação de avental de chumbo para proteger outras partes do corpo contra a radiação.

  1. Posicionamento do paciente:

O paciente é posicionado corretamente para garantir que a imagem radiográfica capture adequadamente a área de interesse. 

Então o paciente deverá manter a cabeça e o corpo em uma determinada posição e utilizar alguns dispositivos de suporte, como mordedores, para estabilizar a cabeça e os dentes.

  1. Imagem radiográfica:

O equipamento de radiografia é posicionado também em relação à área a ser examinada. O técnico de radiologia ou o dentista então realiza a exposição, ativando o equipamento para capturar a imagem radiográfica. 

Durante a exposição, o paciente deverá permanecer imóvel e a manter a respiração para evitar movimentos que possam distorcer a imagem.

  1. Processamento da imagem:

Após a exposição, a imagem radiográfica é processada para mostrar as estruturas internas da boca e da face que foram capturadas. 

As imagens são então analisadas pelo dentista para fornecer um diagnóstico preciso.

  1. Interpretação e diagnóstico:

O dentista interpreta as imagens radiográficas para identificar problemas dentários, anomalias estruturais, lesões ósseas e outras condições. 

De acordo com essas informações, um diagnóstico é feito e um plano de tratamento é criado para o paciente.

Então, a radiologia odontológica é um processo que visa fornecer aos dentistas informações essenciais para diagnosticar problemas dentários, planejar tratamentos e monitorar a saúde bucal dos pacientes.

Tipos de radiografia odontológica

Você sabe quais são os diferentes tipos de radiografia odontológica? Abaixo, listamos as mais utilizadas pelos dentistas, cada uma com sua particularidade e finalidade, mas sempre visando o bem-estar dos pacientes. 

Veja agora os três tipos de radiografia odontológica mais usadas pelos dentistas!

Radiografia periapical

A radiografia periapical é um tipo de radiografia odontológica que captura imagens de um ou mais dentes, desde a coroa até a raiz, e as estruturas que estão em volta, como ossos tecidos periodontais.

Essa radiografia é utilizada para apresentar uma visão com mais detalhes de áreas específicas da boca, fazendo com que o dentista possa ver cáries, infecções, lesões ósseas ou fraturas.

É mais usada para o diagnóstico e tratamento de problemas em dentes individuais.

Radiografia interproximal (Bitewing):

A radiografia interproximal, também conhecida como radiografia bitewing, trabalha nas áreas entre os dentes, onde as superfícies de contato se encontram. 

Os pacientes mordem em um suporte especial durante o procedimento para posicionar corretamente o filme radiográfico entre os dentes.

Essa radiografia é muito útil na detecção precoce de cáries, que ocorrem nas superfícies de contato entre os dentes e muitas vezes não são visíveis durante um exame clínico. 

A radiografia interproximal ajuda o dentista a identificar cáries em fases iniciais e monitorar a saúde dos dentes.

Radiografia panorâmica

A panorâmica dental disponibiliza uma visão ampla de toda a arcada dentária, sendo possível ver os dentes, mandíbula, maxila, articulações temporomandibulares e até a estrutura nasal.

Essa radiografia é utilizada para avaliar a saúde geral da boca, planejar tratamentos ortodônticos, cirúrgicos e implantes dentários, e também diagnosticar patologias e anomalias. 

É muito usada para identificar problemas de desenvolvimento, lesões ósseas, tumores e outras condições que podem afetar a saúde bucal e facial.

Vimos que cada tipo de radiografia odontológica desempenha um papel importante na avaliação da saúde bucal e na elaboração de planos de tratamento personalizados para cada paciente. 

Mas sem a radiografia seria possível obter os mesmos resultados em tratamentos odontológicos? Saiba a resposta logo abaixo!

A importância da radiologia na odontologia

dentistas avaliando radiologia odontologica

Sem a radiografia, seria muito difícil ou até impossível ter os mesmos resultados em tratamentos odontológicos. 

A radiografia mostra informações que não são visíveis a olho nu, permitindo que os dentistas visualizem estruturas internas da boca e da face que são essenciais para o diagnóstico e o planejamento de tratamentos. 

Além disso, a radiografia permite detectar problemas de forma precoce, antes mesmo de serem perceptíveis clinicamente, o que pode ajudar a evitar complicações mais graves no futuro.

De acordo com as informações retiradas das radiografias, os dentistas podem elaborar planos de tratamento personalizados para cada paciente. 

Podendo selecionar procedimentos adequados, como restaurações dentárias, endodontia, extrações, implantes dentários e cirurgia ortognática, e a criação de estratégias para otimizar os resultados.

As radiografias ajudam na avaliação da saúde geral da boca, incluindo a condição dos dentes, gengivas, ossos maxilares e estruturas faciais. 

Assim será mais fácil detectar problemas ocultos, monitorar o progresso de doenças periodontais e ósseas e identificar anomalias que podem afetar a saúde bucal e facial do paciente.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a sua saúde bucal e prevenir problemas, como o dente inflamado e outros.

Além disso, por meio das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista tenha acesso aos procedimentos odontológicos já realizados e a possíveis tratamentos para garantir a sua saúde bucal.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *