queixo para frente

Saiba o que causa e como corrigir o queixo para frente

O queixo para frente é uma condição que pode causar vários problemas para o paciente, sejam eles funcionais ou estéticos.

Confira mais a respeito do queixo para frente em nosso artigo:

O que é queixo para frente?

O queixo para frente, também chamado de prognatismo, diz respeito a uma condição na qual a mandíbula do paciente se encontra posicionada à frente.

Isso faz com que os dentes inferiores do paciente se posicionem na frente dos superiores deixando o paciente com uma aparência estranha.

O prognatismo é considerado uma má-oclusão dentária do tipo III, que são todos os tipos de oclusão no qual o paciente fica com o queixo para frente.

Esse problema também pode resultar em complicações como a mordida cruzada e também pode causar problemas na articulação temporomandibular.

Quais os sintomas do queixo para frente?

O queixo para frente é uma condição na qual o queixo do paciente se posiciona para frente em relação a maxila.

Por se tratar de uma complicação na qual a mandíbula não está na posição em que deveria estar, ela acaba provocando o aparecimento de alguns sintomas, como:

  • Dor de cabeça constante e nos ouvidos;
  • Zumbidos e estalos no ouvido;
  • Trismo;
  • Inchaço facial;
  • Pressão atrás dos olhos;
  • Alteração da aparência facial;
  • Sensação de que os dentes superiores e inferiores não se encaixam.

o que causa o queixo para frente

O que causa o queixo para frente?

O queixo para frente é uma condição que pode ser genética, mas que também pode ser resultado de alguns hábitos adotados durante a infância. Confira quais são os principais hábitos que causam o queixo para frente:

  • Respiração bucal;
  • Gigantismo;
  • Sucção dos dedos ou outros objetos;
  • Bruxismo;
  • Estresse;
  • Posicionamento errado da língua;
  • Tensão muscular;
  • Herança genética.

Como é feito o diagnóstico do prognatismo?

O diagnóstico do queixo para frente é feito através de uma avaliação da face e da oclusão do paciente realizada por profissionais da área.

Através dessa avaliação é possível identificar a gravidade do prognatismo e iniciar o tratamento mais adequado para o paciente.

Também podem ser utilizados alguns exames de imagem para auxiliar no diagnóstico final, como a tomografia computadorizada.

Após todo o diagnóstico, o profissional define qual tipo de tratamento deverá ser utilizado para corrigir essa condição.

Como corrigir queixo para frente?

A correção do queixo para frente pode ser realizada de diversas formas, de modo que cada paciente seja submetido ao melhor tratamento para o seu próprio caso.

Confira quais são as principais maneiras de se corrigir a mandíbula para frente:

Aparelho ortodôntico ou ortopédico

O aparelho ortodôntico pode ser utilizado em conjunto com as ligas de aparelho para corrigir o queixo para frente.

Esse conjunto é responsável por corrigir tanto o alinhamento dos dentes quanto o posicionamento da mandíbula do paciente.

Isso ocorre por conta de as ligas de aparelho ficarem posicionadas nos dentes traseiros superiores e nos frontais inferiores.

Dessa forma elas geram uma força responsável por puxar o queixo para trás, garantindo a correção do queixo para frente.

Já o aparelho ortodôntico consiste no uso do aparelho extrabucal para puxar a mandíbula para trás e corrigir o prognatismo.

Os aparelhos para a correção desse problema são utilizados apenas durante a infância, visto que durante essa fase os ossos ainda estão em desenvolvimento.

O que permite que eles aceitem modificações apenas a partir de forças externas, o que não ocorre na fase adulta, visto que os ossos do paciente já estão completamente formados e não aceitam mais modificações.

Cirurgia para corrigir o queixo para frente

Após atingir a fase adulta, o paciente não pode mais utilizar aparelhos dentários para efetuar a correção, sendo sua única saída a cirurgia ortognática.

Essa cirurgia é utilizado tanto para corrigir casos de prognatismo quanto casos de retrognatismo.

Isso se deve ao fato de ela ser uma cirurgia responsável por realizar o reposicionamento da mandíbula, garantindo assim a possibilidade de correção desse problema em adultos.

Realize seu tratamento odontológico em uma clínica de confiança

Na hora de realizar seu tratamento odontológico é importante escolher uma clínica de confiança, visto que é ela quem fornecerá todo o tratamento.

Além disso, também é importante que a clínica possua bons profissionais, visto que o resultado do tratamento depende da capacidade do profissional.

Com profissionais de confiança você também se sente mais à vontade para relatar problemas e sintomas que possam estar lhe afligindo e assim corrigi-los de forma precoce.

Sendo assim, a OralDents é capaz de lhe proporcionar um tratamento com uma ótima estrutura e com ótimos profissionais.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *