tipos de prótese para decidir qual a melhor prótese dentária fixa

Você sabe qual a melhor prótese dentária fixa? Confira aqui

Atualmente existem diversos tipos de prótese dentária, que se dividem entre próteses fixas e próteses removíveis. Além disso, elas também podem ser totais ou parciais.

Nesse artigo falaremos sobre as próteses dentárias fixas e sobre qual a melhor prótese dentária fixa. Sendo assim, continue acompanhando o artigo abaixo para saber mais sobre qual a melhor prótese dentária fixa:

Qual a melhor prótese dentária fixa?

As próteses dentárias fixas são utilizadas com propósitos diferentes, visto que cada uma é utilizada para substituir uma quantidade diferente de dentes.

Desse modo, cada uma é utilizada para um tipo diferente de perda dentária. Portanto, a melhor prótese dentária fixa é a que melhor te atende.

Sendo assim, caso você tenha perdido apenas um ou poucos dentes espalhados, a melhor prótese dentária fixa para você é a coroa dentária. Caso você tenha perdido alguns dentes adjacentes, a melhor prótese dentária fixa para você é a ponte fixa.

Porém, nos casos onde o paciente perdeu todos os dentes da arcada dentária, a melhor prótese dentária fixa nesse caso é o protocolo dentário.

Tipos de prótese dentária fixa

A prótese dentária fixa, assim como a removível, possui diferentes modelos nos quais cada um possui suas próprias características.

Sendo assim, confira quais são os principais tipos de prótese dentária fixa:

  1. Coroa dentária;
  2. Ponte fixa;
  3. Protocolo dentário.

modelo de coroa dentária sobre fundo branco

1. Coroa dentária

A coroa dentária, também chamada de prótese fixa unitária, consiste em uma prótese utilizada para repor um único dente ausente do paciente.

Essa prótese é fixada sobre um implante dentário, portanto só pode ser removida no consultório odontológico.

Ela pode ser confeccionada de resina, porcelana ou metal e sua estrutura interna pode ser confeccionada de metal ou zircônia.

Sendo assim, cada tipo de material confere a prótese dentária diferentes características à prótese, tais como resistência, estética e durabilidade.

modelo de ponte fixa sobre fundo branco

2. Ponte fixa

A ponte fixa corresponde a um tipo de prótese parcial que serve para substituir dentes adjacentes perdidos. Portanto, ela é um tipo de prótese que é utilizada apenas quando o paciente perde dois ou mais dentes em sequência.

Ela consiste em uma prótese dentária que possui um ou dois dentes pilares, que são os dentes que são fixados sobre o implante ou sobre dentes remanescentes, e em dentes pônticos, que são os dentes que ficam entre os dentes pilares.

modelo de prótese fixa total sobre fundo branco

3. Protocolo dentário

O protocolo dentário consiste em uma prótese fixa total, portanto ela é utilizada para substituir todos os dentes da arcada dentária do paciente.

Essa prótese é fixada sobre implantes, portanto para utilizá-la é necessário que o paciente possua de 4 a 6 implantes dentários.

Caso não possua, deve-se realizar o procedimento no qual eles serão instalados. Os implantes dentários, assim como a estrutura da prótese, pode ser confeccionada de zircônia ou titânio.

Sua fixação é feita por meio do parafusamento da prótese dentária sobre os implantes, o que garante a ela uma ótima estabilidade.

Vantagens da prótese dentária fixa

A prótese dentária fixa possui algumas vantagens que estão ligadas ao seu uso. Sendo assim, confira quais são as principais vantagens da prótese dentária fixa:

Segurança para mastigar e dialogar

É bastante comum que os usuários de próteses dentárias removíveis tenham reclamações a respeito da fixação da prótese. Isso ocorre devido ao fato de que a prótese dentária removível não é tão firme e nem oferece tanta estabilidade.

Sendo assim, a prótese dentária fixa conseguiu solucionar todos os problemas de estabilidade da prótese.

Isso se deve ao fato de que a prótese dentária fixa possui um sistema de fixação no qual não permite que ela seja removida a qualquer momento e isso oferece a ela uma maior estabilidade.

Portanto, ela confere ao paciente a possibilidade de falar e mastigar sem correr o risco de a prótese se soltar.

Naturalidade

Além do mais, uma das vantagens da prótese fixa é a possibilidade de transmitir um tom natural ao sorriso, especialmente se o material escolhido para o dispositivo atender essa capacidade.

Dessa forma, o paciente consegue ganhar mais autoconfiança e autoestima. Afinal, muitas pessoas acabam pensando que é difícil recuperar a boa aparência do sorriso após disfunções estéticas.

Conforto

A prótese dentária removível muitas vezes contribui para o aparecimento de aftas ou lesões na boca devido ao fato de sua fixação não conferir muita estabilidade para a prótese.

Portanto, ao contrário da prótese removível, a prótese dentária fixa garante que o paciente não sofra desconfortos, visto que ela não pode ser removida a qualquer momento.

Desse modo, ela também garante que o paciente possa se alimentar de forma mais confortável, visto que a prótese não ficará frouxa nem correrá o risco de ela se soltar. Assim, evita o constrangimento do dispositivo soltar na frente de outras pessoas, por exemplo. 

Material resistente e duradouro 

Por último e não menos importante, a prótese dentária fixa também possui uma outra vantagem: o seu material resistente e duradouro.

Por isso, o paciente não precisa se preocupar em acabar se deparando com um material fraco ou com uma qualidade ruim. Em alguns casos, as próteses podem durar até dez anos.

No entanto, tudo isso depende do cuidado que a pessoa possui com a higiene bucal e hábitos de higiene de modo geral.

Por exemplo, nessas situações, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados. Tendo em vista que o material pode mudar a distância entre os dentes, acaba sendo mais complicado passar o fio dental ou a escova interdental.

Além disso, não é indicado esperar muito tempo para realizar a escovação bucal.

Depois da adoção dessas práticas, o paciente encontra uma maior possibilidade de retirar o excesso de placa bacteriana, prevenir a formação de tártaro, impedir que a cárie evolua ou que doenças da gengiva se desenvolvam, corrija disfunções estéticas dentárias com maior facilidade e até mesmo saiba encarar problemas funcionais de uma forma melhor.

LEIA TAMBÉM: Saiba quanto custa uma prótese dentária aqui!

Mas afinal, o que é prótese dentária fixa?

A prótese dentária é um dispositivo que possui a função de repor os dentes perdidos do paciente, tanto em funcionalidade quanto em estética.

Já a prótese dentária fixa é uma categoria de próteses dentárias que é composta unicamente por próteses fixas.

As próteses dentárias fixas geralmente utilizam implantes ou dentes remanescentes como pontos de fixação. Desse modo, o fato de serem próteses fixas garantem que elas ofereçam ao paciente uma maior estabilidade durante a mastigação e a fala.

Qual a importância de colocar a prótese dentária fixa em uma clínica de confiança?

Na hora de colocar sua prótese dentária é muito importante procurar uma clínica de confiança, visto que nela você poderá contar com profissionais de confiança.

Isso é importante para que você tenha acesso a uma prótese de qualidade e também tenha o acompanhamento de ótimos profissionais.

Além de que, não são todas as pessoas que estão indicadas ao uso desse dispositivo, já que é preciso estar com a gengiva e os ossos em boas condições de saúde.

Por causa disso, é fundamental que um dentista qualificado e experiente analise se o paciente deve ou não passar por esse procedimento, verificando se está tudo bem com o estado de sua boca.

Sendo assim, na OralDents você conta com diversos profissionais qualificados, além de também contar com uma clínica completamente equipada para te oferecer o melhor atendimento possível.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *