protocolo dentário

Protocolo dentário: conheça mais sobre ela e suas vantagens!

O protocolo dentário é um dos tipos de prótese dentária total fixa existentes atualmente, sendo assim, ela é utilizada por pacientes que perderam todos os dentes da arcada dentária.

Confira mais a respeito desse tipo de prótese dentária:

O que é protocolo dentário?

O protocolo dentário é um tipo de prótese dentária fixa total, ou seja, ele é utilizado para repor todos os dentes de uma arcada dentária, e fica fixo na boca do paciente.

Sua fixação é feita utilizando de 4 a 6 implantes que são posicionados de forma estratégica na boca do paciente para promover a devida fixação e estabilidade. Além do mais, ela também pode ser utilizada tanto para repor a arcada dentária superior quanto a inferior.

Essa prótese é confeccionada de porcelana odontológica e pode ser fixada sobre uma estrutura de zircônia ou de titânio.

O fato de ser confeccionada de porcelana faz com que ela tenha uma ótima durabilidade, além de também ter uma ótima estética pelo fato de o material possuir propriedades que se assemelham aos dentes naturais.

A estrutura que pode ser confeccionada de titânio ou zircônia diz respeito aos implantes e a parte da prótese no qual os implantes se encaixam.

Sua estrutura de titânio diz respeito à estrutura convencional que possui a aparência metálica e a de zircônia sua versão estética.

A zircônia é considerada uma versão mais estética devido ao fato de que ela possui a tonalidade esbranquiçada, o que faz com que ela se assemelhe a estrutura óssea do paciente, e consequentemente acabe chamando menos atenção.

Quando o protocolo dentário é indicado?

Assim como dito anteriormente, o protocolo dentário é uma prótese dentária total fixa, ou seja, ela é utilizada para repor todos os dentes de uma arcada dentária.

Sendo assim, o protocolo dentário não é utilizado em casos onde o paciente ainda possui alguns dentes restantes na arcada dentária.

No entanto, nesses casos o paciente pode optar por extrair os dentes remanescentes, caso sejam poucos ou já tenham o diagnóstico da queda, e realizar a instalação dessa prótese dentária.

Por se tratar de uma prótese fixada sobre implantes, é necessário que o paciente possua-os para fazer sua instalação.

Porém, a instalação do implante dentário exige que o paciente possua um determinado volume ósseo para sua instalação, o que ele nem sempre possui.

Nesses casos onde o volume ósseo requerido não é atingido, o paciente pode optar por realizar um enxerto ósseo para alcançar os requisitos de instalação dela.

Como o protocolo dentário é instalado

Como o protocolo dentário é instalado?

O protocolo dentário é instalado sobre implantes dentários, que garantem à prótese uma ótima estabilidade e fazem com que ela seja bastante confortável.

Sendo assim, o primeiro passo para a instalação do protocolo dentário é checar se o paciente possui o volume ósseo necessário para instalar os implantes.

Caso não possua, será necessário realizar um enxerto ósseo para que os requisitos de instalação sejam atingidos.

Assim que o paciente atinge o volume ósseo necessário para os implantes, a instalação deles é realizada e o paciente pode optar entre o implante de titânio e o de zircônia.

Após a instalação dos implantes, é necessário aguardar a osseointegração dos implantes, que é o período em que eles irão se integrar aos ossos do paciente.

Quando a osseointegração for concluída, a prótese já pode ser instalada.

Quais as vantagens do protocolo dentário?

O protocolo dentário é uma prótese dentária fixa que é fixada sobre implantes dentários e como tal, possui algumas vantagens sobre as demais.

Confira quais são as principais vantagens da prótese protocolo:

Maior estabilidade da mastigação

O protocolo dentário é um tipo de prótese que é fixa sobre implantes dentários, o que garante que ele fique mais firme durante a mastigação.

O fato de apresentar uma maior estabilidade durante a mastigação garante que ela consiga restabelecer quase 100% da eficiência mastigatória dos dentes naturais.

Alta durabilidade

As próteses dentárias, que geralmente são confeccionadas de acrílico ou silicone, geralmente possuem uma durabilidade média de 5 a 10 anos.

Já a prótese protocolo, que é confeccionada de porcelana e fixa sobre implantes, possui uma durabilidade muito mais alta, podendo chegar até 20 anos de duração.

No entanto, é importante lembrar que mesmo ela tendo uma durabilidade mais alta que as demais, ainda é importante realizar as visitas periódicas para avaliação da prótese.

Ótima estética

O protocolo dentário é uma prótese confeccionada de porcelana odontológica, que é um material que possui ótimas propriedades estéticas, garantindo que ele possa se assemelhar bastante aos dentes naturais do paciente.

Além disso, ele também possui sua versão estética, que fica fixa sobre uma estrutura de zircônia e garante uma estética ainda mais agradável.

Dessa forma, o paciente reganha a confiança para voltar a sorrir e conversar sem nenhum receio em relação aos seus dentes.

Adaptação facilitada

As próteses removíveis, apesar de serem bastante práticas devido ao fato de poderem ser removidas quando o paciente desejar e são mais fáceis de se higienizar. Confira aqui como limpar prótese dentária da maneira correta.

No entanto, seu uso inicialmente pode fazer com que o paciente sofra alguns desconfortos por conta de a prótese se apoiar diretamente sobre a gengiva.

Já no caso das próteses que são fixas sobre implante, isso não ocorre pois os implantes impedem o contato entre a prótese e a gengiva, garantindo que seja mais confortável de se utilizar.

Além disso, o fato de apresentar mais estabilidade durante a mastigação torna o processo de adaptação ainda mais fácil.

Mais confortável

O fato de ser fixada sobre implantes garante que o protocolo dentário não fique se movimentando durante a fala ou a mastigação, além de não entrar em contato direto com as gengivas.

Isso garante que a prótese não cause feridas nem cortes nas gengivas, além de também contribuir para evitar a reabsorção óssea.

Higienização mais facilitada

O fato de ser uma prótese fixa sobre implantes garante sua higienização seja mais facilitada, devido ao fato de sua higienização ser feita de modo mais simples.

Dessa forma, ela pode ser feita através da escovação com uma escova convencional e complementada com o uso de uma escova interdental para higienizar a região entre a prótese e as gengivas.

Em adição também pode ser utilizado um enxaguante bucal para completar a higienização dos dentes do paciente.

Qual a importância de colocar a prótese dentária fixa em uma clínica de confiança?

Na hora de colocar sua prótese dentária é muito importante procurar uma clínica de confiança, visto que nela você poderá contar com profissionais de confiança.

Isso é importante para que você tenha acesso a uma prótese de qualidade e também tenha o acompanhamento de ótimos profissionais.

Sendo assim, na OralDents você conta com diversos profissionais qualificados, além de também contar com uma clínica completamente equipada para te oferecer o melhor atendimento possível.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *