modelo de prótese dentária removível sobre fundo acinzentado

Prótese dentária removível: conheça os tipos e vantagens!

A prótese dentária removível é um das categorias em que as próteses dentárias são divididas, sendo elas as próteses fixas e as removíveis.

Assim como o nome sugere, esse modelo de próteses consiste em um dispositivo que pode ser removido a qualquer momento pelo paciente.

Desse modo, confira mais a respeito da prótese dentária removível neste artigo:

O que é prótese dentária removível?

A prótese dentária removível consiste em um tipo de prótese dentária que pode ser removida a qualquer momento pelo paciente.

E apesar de geralmente associarmos a prótese dentária removível à dentadura, também existem outros modelos de próteses móveis além dela.

Sendo assim ela pode ser encontrada em modelos responsáveis por repor toda a arcada dentária e outros responsáveis por substituir apenas alguns dentes.

Ela é utilizada para repor tanto as funcionalidades quanto a estética que anteriormente eram proporcionadas pelos dentes naturais.

Portanto, o principal objetivo da prótese dentária removível é substituir os dentes faltosos dando ao paciente a liberdade de poder removê-la a qualquer momento. Confira mais sobre o que é prótese dentária aqui.

modelos de prótese dentária removível sobre fundo azul

Tipos de prótese dentária removível

Assim como dito anteriormente, a prótese dentária removível possui diferentes modelos, que se dividem em próteses totais e parciais.

Além disso, seus modelos possuem diferentes tipos de fixação, podendo ser encaixes, grampos, adesivos, cola ou até mesmo implantes.

Desse modo, confira quais são os principais tipos de prótese dentária removível:

  1. Dentadura;
  2. Dentadura flexível;
  3. PPR;
  4. PPR Flex;
  5. Overdenture.

1. Dentadura

A dentadura é um tipo de prótese total removível, ou seja, ela é utilizada para substituir todos os dentes de uma arcada dentária.

Sendo assim, ela consiste em uma estrutura composta por gengiva e dentes artificiais que abrangem toda a arcada dentária.

Seu modelo rígido é confeccionado de acrílico e é fixado na gengiva utilizando adesivo ou cola própria para a fixação de próteses.

Isso significa que ela é colocada diretamente sobre a gengiva do paciente, o que faz com que ela exija um período de adaptação do paciente.

2. Dentadura flexível

A dentadura flexível também é um modelo de prótese total removível, o que faz com que ela seja utilizada para repor toda arcada dentária.

Assim como o nome sugere, ela é uma variação da dentadura que é confeccionada de silicone, o que garante que ela seja flexível.

Desse modo, assim como a dentadura rígida, ela é composta pela gengiva e pelos dentes artificiais para repor toda a arcada dentária.

Ela também é colocada diretamente sobre a gengiva do paciente, e utiliza adesivos ou cola própria para próteses para efetuar sua fixação.

3. PPR

A sigla PPR significa prótese parcial removível, que também é conhecida como ponte móvel, sendo assim, por se tratar de uma prótese parcial, ela é utilizada para substituir apenas alguns dentes perdidos.

Desse modo, esse tipo de prótese geralmente é confeccionada de acrílico sobre uma estrutura metálica.

Ela pode ser fixada utilizando o sistema de grampos, no qual alguns grampos são presos aos dentes remanescentes, ou através do sistema de encaixe, que consistem em pequenas peças que geralmente são fixadas na parte interna dos dentes para fixar a prótese.

Esse tipo de prótese é composta por uma gengiva e dentes artificiais confeccionados para substituir os dentes que estão faltando.

4. PPR Flex

PPR Flex significa prótese parcial removível flexível, também chamada de ponte móvel flexível, portanto é um modelo de prótese que possui o objetivo de substituir apenas alguns dentes contando com a característica de ser flexível.

Ela é semelhante a PPR convencional, porém é confeccionada de silicone, o que garante que a prótese seja flexível.

Geralmente ela é fixada utilizando o sistema de grampos, porém, os grampos dessa prótese são confeccionados de acrílico, o que faz com que eles sejam esteticamente mais agradáveis que os metálicos.

5. Overdenture

A overdenture é um modelo de prótese dentária removível total que utiliza implantes dentários como método de fixação.

Para sua instalação é necessário que o paciente possua alguns implantes dentários, porém caso não os possua, é possível instalá-los.

A instalação dos implantes exige que o paciente não possua nenhum tipo de complicação de saúde bucal afetando-o e um determinado volume ósseo.

Sendo assim, caso não haja o volume ósseo necessário, o paciente precisará realizar um enxerto ósseo no local e caso possua alguma complicação de saúde bucal como gengivite ou periodontite.

Por se tratar de uma prótese dentária total, ela é utilizada para substituir toda a arcada dentária do paciente.

Além disso, apesar de ser fixada sobre implantes, ela ainda é uma prótese removível, logo apenas seu sistema de fixação é fixado sobre eles.

Seu sistema de fixação é dividido em dois tipos, que são:

  • Barra-clip, é um sistema de fixação que consiste em um sistema de barras que ficam presas aos implantes e pequenos clips que ficam presos à prótese. O encaixe entre os clips e as barras promovem a fixação da prótese;
  • O’Ring, consiste em um sistema que conta com esferas fixas aos implantes e pequenos furos na prótese que possuem anéis de vedação O’Ring em seu interior. Desse modo, a fixação ocorre através do encaixe das esferas nos furos da prótese dentária.

dentista segurando um modelo de prótese dentária removível

Vantagens da prótese dentária removível

A prótese dentária removível oferece ao paciente que a utiliza algumas vantagens, tais como:

Repor os dentes faltosos

Por se tratar de uma prótese, seu objetivo principal é repor os dentes perdidos do paciente, devolvendo a ele suas funcionalidades e a estética que foram perdidas juntamente com os dentes.

Desse modo, ela ajuda a restabelecer a autoestima do paciente, visto que ele poderá voltar a sorrir normalmente devido ao fato de a prótese repor os dentes faltosos.

Mais higiênica que a prótese fixa

Apesar de ambas as prótese possibilitarem a higienização completa, a prótese dentária removível possibilita uma limpeza mais completa.

Isso se deve ao fato de ela poder ser removida da boca do paciente, sendo assim, após as refeições ela pode ser retirada para ser higienizada, o que também promove a possibilidade de uma higienização mais completa da gengiva. Confira aqui como limpar prótese dentária.

Protege o periodonto do paciente

O edentulismo faz com que o periodonto do paciente fique exposto, fazendo com que possam ser causados danos às estruturas do periodonto do paciente.

Sendo assim, o uso da prótese dentária removível garante que o paciente possa repor os dentes perdidos, cobrindo assim as gengivas com dentes artificiais.

Desse modo, ela garante que o periodonto do paciente possa ser preservado, evitando assim a reabsorção óssea, bem como o aparecimento de feridas.

Melhora a fala

Apesar de ser natural pensarmos que a fala é derivada unicamente das cordas vocais e da língua, porém alguns fonemas utilizam os dentes para serem produzidos.

Sendo assim, a perda dentária faz com que esses fonemas sejam prejudicados, portanto a utilização da prótese dentária consegue contribuir para que esses fonemas não sejam prejudicados, visto que ela repõe os dentes do paciente.

Qual a importância de colocar a prótese dentária fixa em uma clínica de confiança?

Na hora de colocar sua prótese dentária é muito importante procurar uma clínica de confiança, visto que nela você poderá contar com profissionais de confiança.

Isso é importante para que você tenha acesso a uma prótese de qualidade e também tenha o acompanhamento de ótimos profissionais.

Sendo assim, na OralDents você conta com diversos profissionais qualificados, além de também contar com uma clínica completamente equipada para te oferecer o melhor atendimento possível.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *