modelo de prótese dentária flexível sobre fundo preto

Prótese dentária flexível: saiba tudo sobre e preço!

A prótese dentária flexível, também chamada de dentadura flexível, é um dispositivo utilizado para substituir os dentes existentes na boca do paciente.

Assim como o nome sugere, ela possui o diferencial de possuir uma estrutura flexível, portanto ela possui características diferentes da prótese dentária convencional.

Sendo assim, confira mais a respeito da prótese dentária flexível no artigo abaixo:

O que é prótese dentária flexível?

A prótese dentária é um dispositivo que é utilizado com o objetivo de substituir um ou mais dentes que foram perdidos pelo paciente. Desse modo, ela consegue devolver ao paciente tanto a funcionalidade quanto a estética que antes eram proporcionadas pelos dentes naturais. Já a prótese dentária flexível é uma variação da prótese dentária que é confeccionada de silicone, o que faz com que ela se torne flexível.

Quando a prótese dentária flexível é indicada?

A prótese dentária é utilizada quando o paciente sofreu alguma perda dentária ou quando o paciente possui dentes comprometidos que já estão para cair.

Já no que diz respeito ao modelo, irá variar de caso para caso visto que cada paciente possui uma demanda diferente.

Além disso, o quesito financeiro também pode influenciar na escolha do modelo, visto que as próteses removíveis são mais em conta que as próteses fixas.

A prótese dentária flexível consiste em um modelo removível, portanto o principal requisito para utilizá-la é o fato de poder utilizar a prótese removível.

Ela também é indicada em casos onde o paciente tenha problemas com higienização, visto que a prótese dentária flexível possui o processo de higienização mais simples.

A prótese dentária flexível também oferece ao paciente uma aparência esteticamente mais agradável que a versão de acrílico ou que a de estrutura metálica no caso da parcial, portanto, ela também costuma ser mais indicada nos casos onde o paciente deseja uma prótese removível mais agradável esteticamente.

Esse tipo de prótese também costuma ser indicado nos casos onde o paciente não se adapta bem à prótese dentária removível rígida.

Quais os tipos de prótese dentária flexível?

Atualmente existem diversos próteses dentárias, sendo que cada uma apresenta uma característica única. Confira aqui quais são os tipos de prótese dentária.

Logo, a prótese dentária flexível também possui diferentes tipos, porém cada um deles é utilizado para casos diferentes. Sendo assim, confira quais são os principais tipos de prótese dentária flexível:

modelo de dentadura flexível sobre fundo acinzentado

Dentadura flexível

A dentadura flexível é um tipo de prótese dentária total, desse modo, ela é utilizada para repor todos os dentes perdidos de uma arcada dentária.

Ela é semelhante a dentadura convencional, porém é constituída de silicone ao invés de acrílico, o que garante que ela seja uma prótese flexível.

Essa prótese pode ser utilizada tanto para substituir a arcada dentária superior quanto a inferior completamente.

modelo de ponte flexível sobre fundo cinza

Ponte flexível

A PPR Flex, também chamada de prótese parcial removível flex, é um prótese dentária feita para substituir apenas alguns dentes faltosos do paciente.

Ela consiste em uma prótese confeccionada de silicone sobre uma estrutura de acrílico que pode possuir a tonalidade dos dentes ou ser transparente.

A prótese parcial removível convencional utiliza o sistema de grampos ou de encaixe que é confeccionado de metal.

Já a PPR Flex utiliza o sistema de grampos como método de fixação, porém por ser confeccionado sobre uma estrutura de acrílico, seus grampos também são de acrílico.

Desse modo, isso garante que ela seja esteticamente mais agradável que a PPR convencional, visto que ela não possui nenhuma parte da estrutura de metal, o que garante que nenhuma estrutura fique contrastando com a cor natural dos dentes.

Além disso, por não utilizar estruturas metálicas, as chances de ocasionar fraturas nos dentes de suporte são bem menores.

Quais as vantagens da prótese dentária flexível?

A prótese dentária flexível possui algumas vantagens sobre os outros tipos de prótese dentária, portanto, confira quais são as principais vantagens dela:

Grampos esteticamente mais agradáveis

A prótese dentária parcial pode utilizar tanto o sistema grampos quanto o sistema de encaixe para sua fixação, porém por serem metálicos ele acabam não sendo muito agradáveis esteticamente.

Já no caso da prótese dentária flexível parcial, os grampos e a estrutura da prótese são confeccionados de acrílico.

Desse modo, os grampos e a estrutura da PPR Flex podem ser confeccionados da cor das gengivas, dos dentes ou até mesmo translúcidos.

Isso garante que ela seja esteticamente mais agradável que a prótese dentária parcial removível.

Tons mais naturais

O fato de a prótese dentária flexível não utilizar metal em sua estrutura garante que os dentes e a gengiva possuam cores mais naturais.

Além disso, isso também garante que os dentes protéticos do paciente não se escureçam com o passar do tempo devido a presença do metal em sua estrutura.

Desse modo, a prótese confeccionada de silicone com a estrutura de acrílico é esteticamente mais agradável devido ao fato de não utilizar nada que possa escurecer a prótese.

Gengiva mais natural

A gengiva confeccionada de silicone possui uma aparência mais natural e também proporciona uma gama maior de tonalidades para a gengiva artificial.

Além disso, ela também contribui para reduzir o acinzamento que ocorre devido a reabsorção óssea derivada da perda dentária.

Cuidados com a prótese dentária flexível

Os cuidados com a prótese dentária flexível são os mesmos que devemos ter com as próteses dentárias removíveis convencionais. Sendo assim confira os principais cuidados que devemos ter com a prótese dentária flexível:

  • Retire-a para realizar a higienização tanto da boca quanto da prótese;
  • Utilize sabão neutro ou produtos próprios para próteses para realizar sua higienização. Confira aqui como limpar prótese dentária;
  • Manuseie-a com cuidado;
  • Não utilize água fervente para higienizar a prótese;
  • Não deixe que a prótese dentária seque, portanto sempre que removê-la guarde-a em um recipiente com água;
  • Procure seu dentista caso a prótese esteja frouxa dentro da boca.

Prótese dentária flexível preço

O preço da prótese dentária flexível pode ser influenciado por vários fatores, tais como a região, número de dentes a serem substituídos e clínica escolhida. Sendo assim, não é possível afirmar um valor fixo para a prótese dentária flexível, somente é possível dizer um valor médio. Desse modo, o preço da prótese dentária flexível tende a partir do R$600 (seiscentos reais).

Para saber o valor exato, é indicado que o paciente busque uma clínica odontológica de confiança e qualidade, visando garantir resultados eficazes e satisfatórios. Com isso, é possível voltar a se sentir feliz com a autoestima, criando uma maior segurança em relação à aparência dos dentes. 

LEIA TAMBÉM: Prótese dentária fixa: conheça os 4 tipos e como funciona

Por que escolher uma clínica com profissionais qualificados?

Na hora de colocar sua prótese dentária é muito importante escolher uma clínica que possua bons profissionais e equipamentos.

Isso se deve ao fato de que eles serão os profissionais responsáveis por realizar o acompanhamento e por confeccionar a prótese.

Sendo assim, um profissional qualificado sempre utilizará produtos de alta qualidade e orientará o paciente da melhor maneira a respeito de como proceder com o tratamento e de como limpar prótese dentária do modo correto.

Portanto, a OralDents te oferece a oportunidade de realizar seu tratamento odontológico com profissionais qualificados e prontos para lhe oferecer o melhor tratamento.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *