modelo de prótese dentária fixa sobre fundo branco

Prótese dentária fixa: conheça os 4 tipos e como funciona

A prótese dentária fixa é um dos grandes destaques da odontologia associada aos avanços da tecnologia, sendo um dos principais procedimentos feitos no consultório odontológico.

Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre a prótese odontológica fixa, indicações, como funciona, benefícios, cuidados e contraindicações:

O que é prótese dentária fixa?

Antes de entender mais sobre o modelo, deve-se saber o que é o procedimento de prótese dentária. A prótese dentária é uma estrutura que tem como objetivo substituir os dentes faltosos.

As próteses, por conta de questões estéticas e funcionais, são similares aos dentes naturais, podendo elas serem móveis (de encaixe) ou fixas (que são sobrepostas a implantes dentários).

As próteses dentárias fixas tendem a ser as mais populares, uma vez que promovem uma maior segurança e conforto ao exercer as funções do cotidiano e são mais estéticas, apresentando um visual mais natural.

Os implantes, por sua vez, são pinos, na maioria das vezes de titânio, que são fixados nas estruturas ósseas do maxilar ou mandíbula. Enquanto as próteses substituem os dentes faltosos, os implantes fazem a substituição das raízes que foram comprometidas.

Por fim, a prótese dentária fixa, é indicada em casos de perda dentária por evolução de problemas bucais como cáries e gengivite, em casos de traumas, ou casos de restaurações de amálgama ou resina muitas extensas com infiltrações.

mulher sorrindo com prótese dentária fixa

Como funciona a prótese dentária fixa?

Antes de tudo, é muito importante que a consulta com o dentista ocorra antes do comprometimento total do dente.

Contudo, pela observação da situação pelo dentista, caso não tenha como o dente ser restaurado, o paciente é encaminhado para a colocação do implante, e assim da prótese fixa. Assim sendo, o dente é extraído para que se dê início ao processo.

A confecção da peça do pino é feita sobre o pino de titânio, contudo, também pode ser fixada a arcada dentária por meio da utilização de dentes ao redor como suporte. Já a prótese pode ser confeccionada em resina acrílica, resina composta, porcelana e zircônia pura.

Vale ressaltar que uma vez instalada, a prótese fixa não pode ser removida pelo paciente, logo, é muito importante que além das particularidades do caso, também sejam levadas em conta as prioridades do paciente quanto ao tratamento.

Por fim, considerando as necessidades do caso, a prótese ainda pode ser única, caso haja a necessidade de substituição de apenas um dente, ou parcial, quando há a união de 3 ou mais dentes.

LEIA TAMBÉM: Tipos de prótese dentária: conheça todos os modelos

Como é feito o procedimento de prótese dentária fixa?

A prótese dentária fixa é um procedimento complexo, e que requer toda a atenção durante todo o processo. Logo, antes de tudo o ideal é que o paciente passe por uma preparação pré-operatória.

Com isso, o dentista irá fazer a preparação pré-operatória, em que o cirurgião-dentista irá encaminhar o paciente a todos os exames necessários, tal como a medicação por antibióticos e anti-inflamatória, caso recomendado.

O dentista também irá avaliar se há a presença de estrutura óssea suficiente para o posicionamento do pino de titânio. Caso negativo, o paciente deverá primeiramente ser encaminhado a um tratamento ortodôntico, para que o espaço necessário seja aberto.

No entanto, caso o problema seja no volume insuficiente, a solução será recorrer a um enxerto ósseo, e será necessário esperar um tempo até o osso ficar saudável para se submeter a implantodontia.

Implantodontia

O procedimento de colocação do implante é rápido, podendo durar de 30 a 40 minutos. Antes de se dar início a etapa invasiva, o profissional irá fazer a aplicação local de anestesia, fazendo com que a sessão seja mais tranquila.

Em seguida, o profissional irá fazer uma incisão na gengiva com rumo até o osso, para que assim, com o acesso liberado a região, haja a colocação do pino do implante.

Feita a colocação do pino, o paciente irá aguardar o período de osseointegração, que pode ir de 3 a 6 meses, em que é feita a cicatrização e a união estável e funcional entre o osso e o pino.

É somente passada a cicatrização completa, e certificada por uma radiografia, que o paciente pode ser encaminhado à segunda etapa.

Colocação da prótese dentária

Passado o período de implantodontia, o paciente fica livre para receber o dente artificial, a prótese, que já estava desde a primeira consulta, em produção.

Para a elaboração da prótese o paciente irá fazer a escolha da cor da coroa, seguida de moldagem feita pelo dentista para ser enviada ao laboratório de prótese.

Para que a sua colocação seja feita corretamente, o dente artificial deve ter compatibilidade com os seus pares, tanto com o antagonista quanto os dentes de seu redor.

Para a colocação da prótese, o cirurgião dentista irá reabrir a região em que houve a colocação do dente, para que ele possa receber a peça, que é sobreposta ao pino.

dentista segurando uma prótese dentária fixa

Quais são os tipos de prótese dentária fixa?

A prótese dentária fixa pode ser classificada em alguns tipos, considerando as particularidades de cada situação.

Conheça aqui quais são os principais modelos de prótese fixa e saiba qual o melhor por você:

  • Coroa dentária;
  • Pivô dentário;
  • Pôntico dentário;
  • Prótese protocolo.

1. Coroa dentária

Coroa dentária, ou jaqueta dentária, é o modelo indicado para a substituição de um só dente. A sua fixação pode ser feita sobre dentes naturais, pinos protéticos ou implantes dentários.

É um dos modelos mais famosos, e mais realizados nos consultórios odontológicos pela implantodontia.

Por meio da coroa dentária é possível prevenir fraturas em dentes com restaurações dentárias extensas, além de promover uma higienização mais facilitada.

2. Pivô dentário

O pivô dentário é uma alternativa da coroa dentária, se diferenciando quanto a presença de um pino metálico já fundido à sua estrutura. Esse pino se encontra associado à sua parte estética, ficando visível.

O pino metálico presente na estrutura atua aumentando a retenção. Contudo, mesmo sendo um tipo de prótese fixa popular, o pivô dentário está em desuso atualmente.

3. Pôntico dentário

O pôntico dentário é a recomendação de para a recuperação de áreas da dentição em que dentes foram perdidos em sequência.

É uma alternativa ao implante dentário, e normalmente é confeccionado em porcelana, usando os dentes vizinhos como suporte nos espaçamentos com dentes ausentes.

4. Prótese protocolo

A prótese protocolo ou dentadura fixa já é a opção para quem perdeu todos os dentes, sendo responsável por renovar a estética do sorriso e suas funções.

A prótese protocolo possui estrutura metálica e para a sua estabilidade na boca, deve ter sua fixação sobre os pinos de implantes dentários.

Por meio da prótese protocolo, o paciente é capaz de eliminar a dor e a dificuldade de mastigação causada por dentaduras móveis convencionais.

Contudo, para a manutenção da saúde bucal, é essencial que os cuidados com a higiene bucal sejam mantidos, evitando possíveis casos de gengivite e periodontite.

dentista mostrando um modelo de prótese dentária fixa

Prótese dentária fixa antes e depois, quais os cuidados necessários?

Para evitar casos de inflamações e infecções, após a colocação do implante e do dente artificial, o paciente deve tomar os cuidados necessários quanto a uma boa higienização.

Dessa forma, independente da prótese fixa escolhida, a higiene deve manter uma boa escovação e a passagem de fio dental diária. O indicado é que a escovação seja feita de 2 a 3 vezes ao dia, com a passagem do fio dental acompanhando uma delas.

A escova usada deve conter cerdas macias e o creme dental, a quantidade indicada de flúor pelo profissional. Evite produtos abrasivos que sejam capazes de danificar a prótese de alguma forma.

O uso de uma fita dental ou de passadores de ponta dura podem ser alternativas ao fio dental.

Vale ressaltar, que na maioria das vezes, os problemas envolvendo a prótese dentária fixa estão relacionados a falhas da confecção, contudo, na ausência de uma higiene bucal eficiente, há o risco de acúmulo de placa bacteriana nas bordas das coroas protéticas, acabando por resultar na infiltração por cárie dentária, e em seguida, a retração gengival.

Por fim, manter as visitas ao consultório odontológico regulares após a colocação da prótese é essencial para evitar possíveis complicações, como problemas por placa bacteriana, mau hábito e fraturas, sendo importante ainda fazer a troca da peça quando necessário.

Quanto tempo dura a prótese fixa?

A prótese dentária fixa possui uma boa durabilidade, se seguidos os cuidados necessários após a sua colocação.

Normalmente o tempo de vida útil de uma prótese dentária sobre implantes ou dentes naturais é de 5 anos. Próteses fixas unitárias podem durar por volta de 8 anos e dentaduras fixas podem ir de 15 a 20 anos.

Preço da prótese dentária fixa

O valor da prótese dentária fixa tende a variar quanto ao seu tipo, material utilizado e qualidade do laboratório em que foi confeccionada.

Dessa forma, o recomendado é que haja uma conversa com o cirurgião dentista a respeito ainda na avaliação prévia ao procedimento.

Contudo, o preço médio de uma prótese dentária fixa é de R$ 1.060,00 (mil e sessenta reais) a R$ 2.800,00 (dois mil e oitocentos reais) por unidade. O preço do implante dentário implica significativamente no preço final do tratamento.

LEIA TAMBÉM: Conheça aqui mais sobre a prótese dentária overdenture!

paciente consultando em consultório odontológico para colocar prótese dentária fixa

Agende sua consulta na OralDents!

Na OralDents, você tem acesso a um serviço odontológico de qualidade para que o seu sorriso fique ainda mais bonito.

As visitas regulares ao dentista são essenciais para a manutenção da saúde bucal em dia. É somente por meio da ida ao consultório, que o odontologista será capaz de avaliar a zona bucal, identificar e tratar problemas bucais de forma precoce.

É também por meio desse contato, que o profissional poderá fazer orientações quanto à higiene bucal considerando as particularidades de cada caso.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso saudável, mas também uma melhor qualidade de vida.

Com prótese ou não, o seu sorriso é a nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

2 Comentários

  1. Olá bom dia.não tenho 6 dentes .na parte superior uso..uma prótese simples…tenho muita vontade de colocar uma fixa..mais infelizmente.. não tenho condições..oq vc me aconselha fazer…por favor…minha prótese está muito folgada…me incomoda muito…por isso tenho vontade de colocar fixa…

    1. Olá Antonia de Maria! Tudo bem? 🙂
      Entre em contato conosco pelo WhatsApp para agendar a sua consulta e saber quais as particularidades e necessidades do seu caso. OralDents WhatsApp, será um prazer lhe atender!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *