paciente segurando uma prótese dentária de silicone

Prótese dentária de silicone: conheça as vantagens do modelo

A prótese dentária de silicone consiste em um tipo de prótese dentária que, assim como o nome sugere, é confeccionada de silicone.

Desse modo, neste artigo falaremos mais a respeito do que é, características, tipos e vantagens. Confira:

O que é prótese dentária de silicone?

A prótese dentária de silicone é um modelo de prótese dentária que é confeccionada de silicone, o que confere a ela a característica de ser flexível. Portanto, por se tratar de uma prótese dentária ela possui o objetivo de repor os dentes faltosos da boca do paciente.

Desse modo, elas são responsáveis por devolver tanto a funcionalidade dos dentes perdidos quanto a estética que anteriormente era conferida pelos dentes naturais.

Características da prótese dentária de silicone

A prótese dentária de silicone é uma alternativa da prótese dentária convencional em que o material de confecção diferente confere diferentes características à prótese.

Sendo assim, a principal característica da prótese dentária de silicone é o fato de ela ser flexível, característica que é conferida pelo silicone.

Desse modo, por se tratar de uma prótese macia, ela proporciona um conforto maior, visto que ela não provoca feridas na gengiva do paciente.

Quais as indicações dessa prótese?

A prótese dentária de silicone pode ser utilizada como uma alternativa da dentadura e da prótese parcial removível.

Portanto, ela é uma ótima opção para pacientes que são alérgicos aos materiais utilizados na confecção dessas próteses dentárias.

Essa prótese também é uma ótima alternativa para pacientes que não se adaptaram às suas versões convencionais, visto que por ser flexível ela garante ao paciente um encaixe mais suave sem ocasionar lesões na boca.

Além dessas indicações estão as comuns a todos os tipos de prótese, ou seja, ela é indicada para pacientes que sofreram de perda dentária.

Tipos de prótese dentária de silicone

A prótese dentária de silicone é um dos tipos de prótese dentária existentes atualmente no mercado de próteses.

Ela é uma alternativa à dentadura rígida e à prótese dentária removível convencional, visto que ela oferece uma opção flexível dessas duas próteses.

Sendo assim, confira mais a respeito dos diferentes tipos de prótese dentária de silicone:

modelo de dentadura de silicone sobre fundo acinzentado

Dentadura de silicone

A dentadura de silicone é um tipo de prótese dentária total confeccionada de silicone, portanto ela possui o objetivo de substituir todos os dentes de uma arcada dentária.

Ela é composta por dentes e gengivas artificiais que se encaixam diretamente sobre a gengiva do paciente.

Sua fixação é feita da mesma maneira que com a dentadura convencional, ou seja, por meio do uso de adesivos ou cola próprios para fixação de próteses dentárias.

Além disso, seu material de confecção também garante que ela seja uma prótese dentária flexível, portanto esse fato garante que ela não cause feridas na gengiva do paciente.

modelo de ponte móvel de silicone sobre fundo branco

Ponte móvel de silicone

A ponte móvel é um tipo de prótese parcial, ou seja, ela possui a função de substituir apenas alguns dentes faltosos.

Portanto, esse tipo de prótese não é utilizado em casos de perdas totais dos dentes, o que também se deve ao fato de ela necessitar de alguns dentes remanescentes para seu sistema de fixação.

Seu sistema de fixação consiste em um sistema de grampos que ficam fixados nos dentes remanescentes do paciente.

Esses grampos são confeccionados de acrílico e podem possuir uma tonalidade semelhante a dos dentes, próximo a cor das gengivas ou ainda ser transparente, o que faz com que ele seja esteticamente mais agradável que os grampos metálicos.

O fato de ser confeccionada de silicone garante que essa prótese seja flexível e macia, fazendo com que ela não cause feridas na gengiva do paciente.

Sua maleabilidade também garante que não seja necessário realizar desgastes nos dentes adjacentes para realizar seu encaixe.

Desse modo, essa é uma prótese que possui uma ótima estética e também apresenta uma instalação mais simples.

Vantagens prótese dentária de silicone

A prótese dentária de silicone consiste em uma alternativa das próteses dentárias removíveis convencionais, sendo o principal diferencial as características garantidas pelo material na qual são confeccionadas.

Desse modo, tanto a rígida quanto a de silicone, que é flexível, apresentam vantagens em seu uso. Sendo assim, as principais vantagens da prótese dentária de silicone são:

Evita o desgaste dos dentes adjacentes

A prótese de silicone é um tipo de prótese flexível por conta do material na qual é confeccionada. Desse modo, sua flexibilidade garante que o encaixe da prótese ocorra de maneira mais simples.

Portanto, essa maleabilidade garante que não seja necessário realizar o desgaste dos dentes remanescentes no caso da PPR, visto que seu encaixe é facilitado por sua flexibilidade.

Possui uma ótima estética

A prótese dentária de silicone não utiliza os grampos metálicos que estão presentes na PPR convencional, o que é uma grande vantagem estética.

No lugar deles, a prótese de silicone utiliza grampos estéticos que são confeccionados de acrílico. Eles são chamados assim devido ao fato de sua tonalidade poder ser alterada de acordo com a necessidade estética.

Sendo assim, eles podem ser confeccionados com uma tonalidade mais próxima a cor das gengivas ou mais próxima ao tom dos dentes, variando de acordo com a necessidade estética.

Possui a higienização mais simples

Assim como qualquer tipo de prótese removível, a prótese dentária de silicone também garante que o paciente possa removê-la para efetuar a higienização.

Desse modo, ela é uma opção muito higiênica, visto que o fato de ser removível garante que ela possua uma higienização mais simples.

Portanto, para realizar sua higienização, o paciente deve removê-la e higienizar a prótese e a boca separadamente. Confira aqui mais sobre como limpar prótese dentária.

Não fere a boca

Ela é uma prótese maleável, portanto, ao contrário da prótese dentária convencional que algumas vezes pode acabar causando algumas feridas durante seu período de adaptação, ela não causa feridas durante sua fase de uso inicial.

Isso se deve ao fato de ela ser uma prótese flexível o que acaba conferindo a ela um encaixe mais suave e confortável.

Como limpar prótese dentária de silicone?

A prótese dentária de silicone, assim como qualquer outra, é capaz de acumular uma grande presença de bactérias ou até mesmo escurecer a partir do momento em que um paciente não possui o devido cuidado com a higienização. 

Para começar a cuidar melhor da saúde bucal, é necessário colocar a prótese de molho em um recipiente higienizado e com água morna. Após um tempo, a escovação dos dentes não deve ser dispensada. 

Vale lembrar que as escovas devem ser de cerdas macias para não agredir o material da prótese, levando em consideração que possuem uma resistência menor do que os dentes naturais.

Dito isso, o processo de limpeza deve ser feito de maneira suave e eficiente, de maneira a eliminar todos os resíduos alimentares. 

Por fim, a parte do enxágue é a maneira de certificar que todas as impurezas saíram da boca, garantindo uma boa higienização e a entrega de um sorriso mais bonito, o que é de extrema vantagem para o paciente. 

Quanto custa uma prótese dentária de silicone?

Em suma, a prótese dentária de silicone não é um dispositivo que permanece para sempre nos dentes. Ou seja, além de poder ser retirada, ela também conta com uma periodicidade para realizar a troca. 

De maneira geral, os profissionais de odontologia costumam indicar a troca a cada 5 anos, visto que após esse período o material começa a ficar desgastado e não apresenta resultados satisfatórios como no início do tratamento.

Na maior parte das vezes, o seu preço médio pode ser encontrado a partir de R$1.500 (mil e quinhentos reais).

Por que colocar a prótese dentária fixa em uma clínica de confiança?

Na hora de colocar sua prótese dentária é muito importante procurar uma clínica de confiança, visto que nela você poderá contar com profissionais de confiança.

Isso é importante para que você tenha acesso a uma prótese de qualidade e também tenha o acompanhamento de ótimos profissionais.

Sendo assim, na OralDents você conta com diversos profissionais qualificados, além de também contar com uma clínica completamente equipada para te oferecer o melhor atendimento possível.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *