paciente fazendo uma profilaxia dentária

Profilaxia dentária: confira mais a respeito de como é feita

A profilaxia dentária é um dos procedimentos mais realizados nos consultórios odontológicos e é responsável por proporcionar diversos benefícios para o paciente.

Sendo assim, para saber mais a respeito deste procedimento continue acompanhando o artigo abaixo:

O que é profilaxia dentária?

A profilaxia dentária é o procedimento de limpeza dos dentes efetuado por um profissional em um consultório odontológico.

Dessa forma, por se tratar de um procedimento efetuado por um profissional, essa limpeza é mais eficaz que a limpeza efetuada em casa pelo próprio paciente.

Isto se deve ao fato de que o profissional utiliza de técnicas aprendidas em sua formação juntamente com ferramentas desenvolvidas para a realização da limpeza, garantindo assim uma higieniação bucal mais completa.

Durante a limpeza também é feita a raspagem dental, que é um procedimento responsável por remover o tártaro da superfície dos dentes.

Ela é um procedimento que deve ser feito regularmente em um periodicamente, em um intervalo  de 6 meses entre uma profilaxia dentária e outra.

Para que serve a profilaxia dentária?

A profilaxia dentária é um procedimento onde um profissional irá executar a limpeza dos dentes de maneira mais completa. Desta forma, ela é responsável por remover a placa bacteriana, o tártaro e manchas superficiais através da raspagem dental e polimento.

O fato de remover a placa bacteriana e o tártaro da superfície dos dentes também contribui para a prevenção de inflamações e complicações que podem afetar os dentes e a gengiva.

Logo, a profilaxia dentária consiste em uma forma de realizar a limpeza dos dentes e prevenir o surgimento de complicações derivadas do acúmulo de bactérias sobre os dentes.

Qual a importância da profilaxia dentária?

Assim como foi visto anteriormente, a profilaxia dentária é um procedimento responsável por remover a placa bacteriana e o tártaro da superfície dos dentes do paciente e através dessa remoção proporcionar uma limpeza bucal mais completa.

Ela também é é importante pois proporciona ao paciente uma série de benefícios, como:

Protege contra complicações bucais

Existem diversas doenças bucais que são provocadas pela má higienização dos dentes, visto que isso resulta no acúmulo de bactérias dentro da boca.

Sendo assim, devido ao fato de a profilaxia dentária contribuir para a limpeza bucal e consequentemente remove as bactérias responsáveis por provocar problemas.

Por conta disso, a profilaxia dentária é extremamente importante para prevenir o surgimento de problemas bucais como a cárie.

Evita a perda dentária

A perda dentária pode ser provocada por acidentes, o que torna difícil de prevenir, no entanto, ela também pode ser causada por complicações de saúde bucal, como a cárie e a periodontite.

Tendo em vista que grande parte dos problemas bucais são causados por bactérias, e pelo fato de que a profilaxia dentária contribui para remover essas bactérias, ela acaba contribuindo para que o paciente não venha a perder seus dentes.

Contribui para uma boa saúde bucal

A profilaxia dentária é um procedimento onde o profissional vai higienizar de forma ideal cada dente além de também eliminar a placa dentária e o tártaro.

A remoção do tártaro e da placa bacteriana garante que o paciente evite o surgimento de diversas complicações bucais, mantendo sua saúde bucal bem preservada, incluindo a manutenção de um bom hálito.

Além disso, por ser realizada periodicamente, ela também garante que o profissional possa avaliar os cuidados de higiene bucal do paciente e recomendar novos hábitos para a manutenção de uma boa higiene oral.

dentista efetuando uma profilaxia dentária

Como ela é realizada?

O procedimento da profilaxia dentária inicia com uma avaliação da cavidade bucal do paciente pelo dentista. Através desta avaliação, o profissional irá procurar por indícios de placa bacteriana, tártaro e outras complicações.

Caso durante esta avaliação seja encontrado algum indício de tártaro, o profissional iniciará o procedimento chamado de raspagem dental.

Este procedimento consiste no uso de uma cureta manual ou de um dispositivo de ultrassom para remover o tártaro da superfície dos dentes.

Após a remoção do tártaro, o profissional inicia o procedimento de profilaxia, onde inicialmente o profissional protege os lábios do paciente com um produto e depois utiliza um jato de água e bicarbonato que é responsável por proporcionar a limpeza dos dentes.

Essa solução pressurizada sobre os dentes é responsável por promover uma limpeza profunda dos dentes, garantindo a remoção das bactérias e impurezas em sua superfície.

Assim que a limpeza com a solução de água com bicarbonato é completa o profissional pode ou não finalizar a limpeza com o uso de um fio dental para remover os resquícios de placa e partículas na região interdental.

dentista dando dicas de como manter os resultados da profilaxia

Como manter os resultados da profilaxia dentária?

A profilaxia dentária é um procedimento responsável por higienizar a cavidade bucal e remover todos os indícios de complicações que podem surgir por conta da má higienização dos dentes.

O fato de ela ser realizada com um intervalo de 6 meses faz com que o paciente passe 6 meses sem realizá-la. Desta forma, é importante que o paciente adote alguns cuidados para manter os resultados da limpeza:

  • A profilaxia dentária é um procedimento de trata de uma limpeza dos dentes, portanto, para uma manutenção dos resultados seria ideal que a o paciente adote uma boa rotina de higiene bucal, através de uma boa escovação e do uso correto do fio dental;
  • Faça uma dieta equilibrado, consumindo todos os nutrientes necessários, além de também evitar o consumo exagerado de doces, visto que estes são responsáveis por acelerar o surgimento de complicações como a cárie;
  • Retorne após 6 meses para realizar a profilaxia dentária novamente.

A partir da adoção destes hábitos o paciente é capaz de prolongar os benefícios promovidos pela profilaxia dentária e também evitar o surgimento de diversas complicações.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Portanto, uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *