ponte fixa

Ponte fixa: conheça mais sobre esse modelo de prótese

A ponte fixa, assim como o nome sugere, é um tipo de prótese dentária e é utilizada para substituir dentes faltosos adjacentes.

Para saber mais a respeito desse tipo de prótese continue acompanhando o artigo abaixo:

O que é ponte fixa?

A ponte dentária fixa é um tipo de prótese dentária fixa, ou seja, ela não pode ser removida pelo próprio paciente após sua instalação.

Sua estrutura é dividida entre:

  • Dentes pilares, que são os dentes responsáveis pela fixação da prótese e geralmente ficam sobre implantes ou possuem pequenas abas que são cimentadas nos dentes originais;
  • Dentes pônticos, que são os dentes anexos aos dentes pilares e não possuem forma de fixação, ou seja, sua fixação é feita através dos dentes pilares. Eles podem ficar entre dois pilares ou ao lado de 1 só.

Esse tipo de prótese também possui uma certa limitação que é o fato de só poder ser utilizada para substituir dentes perdidos de forma adjacente pelo paciente.

No caso da perda dentária de forma alternada, o paciente pode optar por utilizar mais de uma ponte fixa, ponte fixa juntamente com coroas dentárias ou utilizar pontes móveis.

Para que serve a ponte fixa dentária?

A ponte fixa é um tipo de prótese fixa que é utilizada para substituir dentes perdidos de forma adjacente na boca.

Sendo assim, ela é utilizada principalmente para repor a estética e a funcionalidade dos dentes que foram perdidos na arcada dentária.

Logo, suas principais funções são:

  • Repor a função mastigatória;
  • Restabelecer a estética;
  • Proteger a gengiva e os ossos do periodonto;
  • Contribuir para a fala do paciente;
  • Evitar o deslocamento dentário.

Portanto, ela consegue devolver ao paciente diversas funções que eram exercidas pelos dentes originais, tudo isso com a vantagem de ser uma prótese fixa.

Tipos de ponte fixa

A ponte fixa pode ser encontrada em alguns modelos diferentes, nos quais apesar de todos serem fixos, possuem modos de fixação diferentes. Confira as diferenças entre os principais tipos:

  • Convencional, o modelo convencional consiste na ponte em que há dois dentes pilares, que ficam nas extremidades da prótese, e os dentes pônticos ficam posicionados entre eles;
  • Cantilever, esse modelo é aquele que é fixado sobre um único implante, ou seja, possui apenas um dente pilar e os dentes pônticos geralmente são colocados de forma adjacente a ele, podendo ser de um dos lados ou dos dois;
  • Adesiva, diferentemente dos outros modelos, esse tipo de ponte não é fixada sobre implantes. Ela possui estruturas semelhantes a abas que são cimentadas nos dentes do paciente, ou seja, ela utiliza os dentes naturais como pilares.

No entanto, por mais que os métodos de fixação sejam diferentes, todos eles são capazes de manter a ponte dentária fixa e garantir os benefícios de uma prótese fixa.

Quanto tempo dura essa prótese

Quanto tempo dura essa prótese?

A duração da ponte fixa geralmente depende do tipo de material no qual a prótese é construída e dos cuidados que o paciente tem com ela.

Sendo assim, para fazer com que ela dure o maior tempo possível é recomendado ter alguns cuidados, como evitar abrir embalagens e roer as unhas ou objetos.

Além disso, para que ela dure por mais tempo, também é recomendado manter uma boa higiene bucal, para evitar o acúmulo de bactérias em sua superfície assim como seu amarelamento.

Qual a diferença entre a ponte móvel e a fixa?

A principal diferença entre a ponte móvel e a ponte fixa se baseia no fato de que uma é fixa e a outra é removível, no entanto essa é apenas uma das diferenças.

Seu modelo fixo promove uma maior estabilidade na mastigação e na fala, garantindo que o paciente possa realizar suas atividades cotidianas sem medo de a prótese se soltar e ele também só pode ser utilizado para repor dentes perdidos de forma adjacente.

Já o modelo removível possui uma estabilidade menor que o fixo, no entanto, ele pode ser utilizado para substituir dentes que foram perdidos de forma alternada. Além disso, diferentemente da fixa, a removível não utiliza implantes para sua fixação.

Cuidados com a ponte fixa

A ponte fixa é um tipo de prótese fixa e como tal exige alguns cuidados para que ela possa durar o maior tempo possível.

Sendo assim, o principal cuidado que devemos ter é realizar a higienização de modo correto, pois por mais que sejam dentes artificiais eles ainda acumulam restos de alimentos e bactérias.

Também é importante evitar hábitos como roer as unhas ou objetos e utilizar os dentes para abrir embalagens, visto que isso pode danificar tanto os dentes naturais quanto os artificiais.

Qual a importância de colocar a prótese dentária fixa em uma clínica de confiança?

Na hora de colocar sua prótese dentária é muito importante procurar uma clínica de confiança, visto que nela você poderá contar com profissionais de confiança.

Isso é importante para que você tenha acesso a uma prótese de qualidade e também tenha o acompanhamento de ótimos profissionais.

Sendo assim, na OralDents você conta com diversos profissionais qualificados, além de também contar com uma clínica completamente equipada para te oferecer o melhor atendimento possível.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *