placa miorrelaxante

Placa miorrelaxante: o que é, para que serve, tipos e como higienizar

A placa miorrelaxante é um dos tipos de tratamento existentes para o bruxismo nos dentes, que é uma condição caracterizada pelo ranger e apertar dos dentes.

Confira mais a respeito dela ao longo deste artigo:

O que é placa miorrelaxante?

A placa miorrelaxante, também conhecida como placa de bruxismo, corresponde a um dos tipos de tratamento de bruxismo.

Essa placa pode ser confeccionada por dois materiais diferentes, sendo eles o acrílico e o silicone, e cada um desses materiais confere à ela a capacidade de tratar diferentes casos de bruxismo.

Sua confecção é feita no consultório odontológico sob medida, ou seja, cada uma é confeccionada para a própria arcada do paciente.

O bruxismo é um problema caracterizado pelo ranger e apertar dos dentes, onde isso pode acabar causando o desgaste dos dentes e vários outros problemas.

Geralmente essa condição é difícil de ser identificada, de modo que geralmente é percebida por uma pessoa externa que percebe o ranger de dentes ou pelas dores intensas ao acordar.

Ele não possui uma causa específica, no entanto existem diversos fatores que podem contribuir para o seu surgimento, como refluxo, ansiedade, estresse e problemas de mal oclusão.

Essa condição pode causar vários problemas como dores, desgaste dos dentes, retração gengival e problemas nos ossos de sustentação dos dentes.

Para que serve?

Assim como dito anteriormente, a placa miorrelaxante é um dos tipos de tratamento utilizados para tratar casos de bruxismo e deve ser utilizada apenas sob a orientação de um profissional.

As placas de bruxismo têm a função de contribuir para a desprogramação neurológica, ou seja, ela age com o objetivo de fazer o paciente parar de apertar e ranger os dentes.

Para ter uma boa eficiência é importante que o paciente utilize-a da maneira como foi indicada pelo dentista, para que assim seja possível reduzir os sintomas do bruxismo.

Tipos de placa de mordida miorrelaxante

Tipos de placa de mordida miorrelaxante

Atualmente, existem alguns tipos diferentes de placa miorrelaxante, que são os modelos de acrílico e o de silicone, sendo que cada uma delas é utilizada para um tipo de bruxismo.

Confira mais sobre cada uma:

Placa miorrelaxante acrílico

A placa miorrelaxante de acrílico, também conhecida como placa para bruxismo rígida, é colocada sobre os dentes e possui a superfície lisa.

Essa rigidez e a superfície lisa faz com que elas sejam indicadas para o tratamento de bruxismo excêntrico, que é caracterizado pelo ranger dos dentes.

Isso se deve ao fato de que sua estrutura contribui para a desprogramação do movimento de ranger os dentes, e assim, para amenizar o problema.

Placa miorrelaxante silicone

A placa miorrelaxante de silicone, também conhecida como placa de bruxismo macia, é colocada sobre os dentes e possui uma consistência macia.

Diferentemente da rígida, esse modelo não é utilizado em casos de bruxismo onde há o ranger dos dentes, visto que o ranger dos dentes acabaria estragando a placa.

Sendo assim, a placa macia é utilizada para tratar casos de bruxismo cêntrico, que são os casos onde há apenas o apertar dos dentes, de modo que sua estrutura macia seja responsável por ajudar a reduzir o apertar dos dentes.

Como higienizar a placa de bruxismo?

A placa miorrelaxante é um dispositivo removível, o que significa que ela deve ser removida na hora de se alimentar para não agarrarem partículas de alimentos em sua superfície.

Também é importante que o paciente higienize bem os dentes antes de colocar novamente a placa após se alimentar.

Além disso, a placa também deve ser higienizada de tempos em tempos, e sua limpeza deve ser feita utilizando-se sabão neutro para lavá-la e secá-la bem antes de guardar em sua caixinha.

Quando não estiver utilizando a placa é recomendado armazená-la em sua caixinha e garantir que ela está sendo guardada seca.

Outra cuidado que se deve ter na hora de removê-la é o de enxaguá-la para remover a saliva que fica sobre a placa quando a tiramos da boca.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por oferecer ao dentista a oportunidade de identificar o problema do bruxismo com maior facilidade.

Dessa maneira, com a identificação precoce o dentista pode iniciar o tratamento com placa de bruxismo mais cedo, oferecendo assim uma chance maior de solucionar o problema.

Elas também garantem que seja possível identificar e tratar possíveis problemas bucais, como a cárie e o tártaro.

Também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *