placa de bruxismo

Placa de bruxismo: para que serve, seus tipos e como limpar

O bruxismo é uma condição caracterizada pelo ranger e apertar de dentes durante a noite e seu controle é feito por meio da utilização de um dispositivo chamado placa de bruxismo.

Sendo assim, confira mais a respeito desse dispositivo neste artigo:

O que é bruxismo?

O bruxismo é um problema que é caracterizado pelo ranger e apertar de dentes que ocorre durante o sono. No entanto, isso também pode ocorrer durante o dia enquanto o paciente se encontra acordado, recebendo o nome de briquismo.

Esse problema pode afetar pacientes tanto homens quanto mulheres, além disso, ele pode ocorrer tanto em crianças quanto em adultos.

Ele pode causar problemas relacionados a ATM e causar sintomas como dor na articulação, de cabeça ou na mandíbula, sensibilidade, amolecimento e desgaste dos dentes.

Essa condição pode acontecer de duas formas, o chamado bruxismo excêntrico caracterizado pelo ranger e apertar dos dentes e o bruxismo cêntrico, que o tipo em que não há a presença do ranger de dentes, apenas do apertar.

O que é placa de bruxismo?

A placa de bruxismo é um dispositivo que pode ser confeccionado tanto de acrílico como de silicone, semelhante ao aparelho Invisalign, que serve para tentar controlar os casos de bruxismo.

Sua estrutura é translúcida por conta do material pelo qual é confeccionada e geralmente é utilizada durante o período em que o paciente está dormindo.

Ela é confeccionada a partir de um molde da arcada dentária, o que garante que ela se encaixe nos dentes de forma suave.

Para que serve a placa de bruxismo

Para que serve a placa de bruxismo?

Assim como o próprio nome sugere, a placa de bruxismo é utilizada quando o paciente possui esse transtorno e procura tratamento para controlar essa condição.

Esse controle é possível devido ao fato de que a placa possui um lado que se encaixa nos dentes e outro lado completamente liso.

A superfície lisa é responsável por desestimular o ranger e apertar de dentes, no entanto, nem sempre a placa sozinha consegue corrigir o problema.

Sendo assim, a principal função da placa é desestimular mecanicamente o apertar e ranger de dentes.

Isso se deve ao fato de que juntamente com o uso da placa é necessário tratar as condições responsáveis por associadas ao bruxismo, como a ansiedade e o estresse.

Somente através da combinação do tratamento com a placa e do tratamento dos problemas causadores do bruxismo é possível controlar essa condição.

Tipos de placa de bruxismo

Assim como foi dito anteriormente, a placa de bruxismo pode ser confeccionada de dois tipos de materiais diferentes, o acrílico e o silicone.

O tipo de material utilizado para confeccionar a placa de bruxismo é responsável por alterar a funcionalidade da placa. Sendo assim, confira para que serve cada uma delas:

Placa de bruxismo acrílico

Esse modelo de placa é o modelo mais comum. Ela é confeccionada de forma que se encaixe nos dentes e sua parte inferior de forma que fique reta.

Dessa forma, essa superfície lisa é pensada de forma que garanta o controle dos movimentos de ranger os dentes reduzindo o desgaste dos dentes.

Placa de silicone

A placa de silicone, diferentemente da placa de acrílico, não é utilizada para casos de bruxismo onde há a presença de ranger de dentes.

Sendo assim, o modelo de silicone é utilizado para tratar casos de bruxismo chamado de cêntrico, ou seja, onde há a presença apenas no apertar de dentes.

Como limpar placa de bruxismo?

A placa de bruxismo, assim como os aparelhos removíveis, exige alguns cuidados quanto a sua higienização que devem ser tomados para garantir que ela dure por bastante tempo.

Um dos principais cuidados é o ato de higienizar bem os dentes antes de colocar a placa na boca, dessa forma é possível garantir que as bactérias e partículas de alimentos serão removidas antes de colocar o aparelho.

Para higienizar a placa é recomendado utilizar uma escova de dentes macia e sabonete neutro para lavá-la.

Isso se deve ao fato de que os abrasantes existentes na pasta de dentes podem acabar danificando a placa.

Além disso, não é recomendado utilizar água fervente para higienizá-la, visto que isso pode acabar danificando sua estrutura.

Para complementar a higienização da placa, o paciente também pode optar por deixá-la de molho em uma solução de água e pastilhas para a limpeza de próteses.

Também é importante lembrar de sempre guardá-la em sua própria caixinha após retirá-la da boca e lembrar de nunca guardá-la molhada.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por oferecer ao dentista a oportunidade de identificar o problema do bruxismo com maior facilidade.

Dessa maneira, com a identificação precoce o dentista pode iniciar o tratamento com placa de bruxismo mais cedo, oferecendo assim uma chance maior de solucionar o problema.

Elas também garantem que seja possível identificar e tratar possíveis problemas bucais, como a cárie e o tártaro.

Também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *