piercing no dente

Piercing no dente: confira o que é e muito mais neste artigo

Alguns anos atrás, o piercing no dente era uma tendência da moda, o que fez com que boa parte da população aderisse ao seu uso.

Seu uso se manteve até os dias de hoje, porém com uma menor intensidade.

Neste artigo, falaremos mais a respeito desse tipo de piercing na boca, confira:

O que é piercing no dente?

O piercing no dente consiste em um acessório que é semelhante a uma pequena joia que é fixada sobre os dentes do paciente.

Geralmente ele é fixado em um dos dentes incisivos laterais ou em um dos caninos o que faz com que ele fique visível quando o paciente sorrir. 

Diferentemente dos piercings convencionais, o piercing no dente não necessita de nenhum tipo de perfuração para ser instalado, fazendo com que ele possa ser facilmente retirado quando o paciente decidir removê-lo.

Tipos de piercing no dente

O piercing no dente consiste em uma joia que é colada na superfície dos dentes, geralmente caninos ou incisivos laterais.

Essa joia que é fixada sobre os dentes pode ser confeccionada de diferentes materiais e também pode possuir diferentes formatos.

O fato de poder ser confeccionado por diferentes materiais permite que ele possa ter diferentes cores, assim como a possibilidade de escolher um modelo fosco ou um modelo brilhoso.

Como colocar piercing no dente

Como colocar piercing no dente?

Para colocar piercing no dente é recomendado que o paciente procure uma clínica especializada e não tente colocá-lo por conta própria.

Isso se deve ao fato de que apesar de não ser necessário realizar nenhum tipo de desgaste ou perfuração no dente, ainda é recomendado colocá-lo em uma clínica especializada devido ao fato de eles utilizarem uma cola específica para fixá-lo.

É necessário utilizar essa cola específica devido ao fato de que ela não é tóxica para o paciente e garante que não haverá danos à estrutura do dente quando o piercing for removido.

O procedimento de instalação geralmente é bem rápido e o paciente já consegue sair com o piercing no mesmo dia em que decide colocá-lo.

Para instalá-lo, primeiro o profissional realizará uma limpeza da superfície do dente, para evitar o surgimento de complicações derivadas de bactérias e partículas de alimentos presas aos dentes.

Após a limpeza, o piercing é colado sobre o dente e utiliza-se um feixe de luz especial para secar a cola mais rapidamente. Assim que ela seca, o piercing já está instalado e o paciente pode ir para casa.

Colocar piercing no dente dói?

Assim como foi dito anteriormente, o piercing no dente não exige nenhum tipo de perfuração ou desgaste para sua instalação, o que faz com que não seja necessário utilizar nenhum tipo de anestesia durante o procedimento.

Sendo assim, tanto seu processo de instalação quanto sua remoção não causam nenhum tipo de dor ao paciente.

Quais os riscos?

Assim como todos os outros tipos de piercing, este também é um procedimento puramente estético, ou seja, ele não possui nenhum benefício funcional ao paciente.

Dessa forma, apesar de ser um item que visa melhorar a estética do sorriso, ele possui algumas desvantagens que podem surgir com o seu uso. São elas:

Atrapalhar a higiene bucal

O piercing no dente é uma joia que fica posicionada sobre o dente, sendo assim, ele atua como uma estrutura adicional que pode acumular partículas de alimentos.

Além disso, esse acessório também pode atrapalhar na hora de higienizar os dentes, fazendo com que a higienização dos dentes seja um pouco debilitada.

Sendo assim, ao utilizar esse piercing é recomendado que o paciente tenha um cuidado especial na hora de higienizar os dentes, especialmente na área ao redor do piercing.

Alergia

Assim como os piercings convencionais, esse tipo de piercing também pode gerar reações alérgicas no paciente por conta do material no qual é confeccionado.

Sendo assim, é fundamental que o paciente opte por um piercing que seja confeccionado com um material no qual ele não seja alérgico.

Cuidados que devemos ter com o piercing

Apesar de ser um procedimento estético que não exige nenhum tipo de perfuração ou desgaste dos dentes, ainda é necessário que seja colocado por um profissional especializado para evitar complicações e saber como cuidar do piercing na boca.

Sendo assim, confira os principais cuidados que devemos ter com o piercing no dente:

  • Realizar a instalação com um profissional especializado;
  • Evite utilizar escovas de dente com cerdas duras;
  • Não tente recolocá-lo sozinho em casa;
  • Evite ingerir alimentos muito rígidos ou pegajosos;
  • Realize sua troca periódica para fazer a limpeza sob sua estrutura;
  • Evite realizar hábitos parafuncionais.

LEIA TAMBÉM: Piercing na boca do lado: cuidados e saúde bucal!

Visitas regulares ao dentista

Para colocar o piercing no dente é recomendado que o paciente visite um dentista para que ele faça a instalação do acessório.

Além disso, deve-se manter visitas regulares para que ele possa avaliar a situação do piercing, recomendar cuidados para se ter com ele, além de realizar as manutenções necessárias.

Também é por meio das visitas regulares que é possível realizar procedimentos como a profilaxia (limpeza profissional dos dentes) que deve ser feita de 6 em 6 meses.

O acompanhamento profissional ajuda não só com a execução dos tratamentos e procedimentos, mas também com orientações e indicações.

Por meio delas também é possível diagnosticar qualquer anormalidade em sua fase inicial, tratando-a o quanto antes e da forma menos invasiva possível.

A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *