mulher com um piercing recém feito na boca do lado

Piercing na boca do lado: cuidados e saúde bucal!

O piercing na boca do lado é um dos mais comuns na área da boca. Por ser colocado em um local úmido e que tem contato com alimentos variados é necessário tomar cuidados para que não afete a saúde bucal.

Veja abaixo os tipos, cuidados e como é a higiene bucal após a colocação do piercing lateral da boca:

Tipos de piercings colocados na boca

Existem vários tipos de piercings que podem ser colocados na região da boca, conheça quais são:

Piercing labret: colocado abaixo do lábio inferior, no centro. Pode ser uma pequena esfera, um disco ou outro adorno.

Piercing monroe: semelhante ao piercing labret, mas colocado no lado direito ou esquerdo do lábio superior para imitar o visual de um sinal de beleza, como o da atriz Marilyn Monroe.

Piercing medusa: colocado no centro do lábio superior, acima do lábio. Geralmente, é um piercing de ponteira.

Piercing snake bites: dois piercings colocados simetricamente nos cantos laterais do lábio inferior.

Piercing angel bites: dois piercings colocados simetricamente nos cantos superiores do lábio.

Piercing spider bites: dois piercings colocados próximos um do outro no lábio inferior.

O piercing labret lateral é uma variação do piercing labret tradicional, mas colocado como piercing na boca do lado, geralmente no lábio inferior.

Ele pode ser posicionado em diferentes partes do lábio, dependendo da preferência pessoal. Esse tipo de piercing é uma escolha popular para quem procura uma aparência única e quer experimentar algo diferente do piercing labret central.

Riscos na perfuração de piercing lateral da boca

jovem fazendo perfuração de piercing na boca do lado

  • Inchaço e dor
    Após a perfuração, é comum experimentar inchaço e dor temporários. No entanto, se o inchaço persistir ou se intensificar, pode ser indicativo de uma reação adversa.
  • Danos aos dentes e gengivas
    Dependendo da localização e do tipo de piercing, há o risco de a joia entrar em contato com os dentes ou gengivas, causando desgaste, fraturas dentárias ou retração gengival.
  • Formação de queloides
    Algumas pessoas podem ter predisposição genética à formação de queloides, que são cicatrizes elevadas e espessas. A formação de queloides pode ocorrer após a perfuração.
  • Complicações vasculares
    Em casos raros, pode ocorrer perfuração acidental de vasos sanguíneos, levando a sangramentos excessivos. A escolha cuidadosa da localização do piercing pode ajudar a evitar esse risco.

Cuidados na cicatrização do piercing na boca do lado

A limpeza adequada é crucial durante o processo de cicatrização de um piercing na boca para evitar infecções e promover uma recuperação saudável. Tem dúvidas de como cuidar do piercing na boca? Tire todas abaixo:

  1. Limpeza
    Use uma solução salina estéril para enxaguar a área do piercing. Isso ajuda a remover bactérias e impurezas. Você pode comprar solução salina pré-fabricada ou preparar a sua própria dissolvendo 1/4 de colher de chá de sal não iodado em uma xícara de água morna.
    Evite o uso de produtos à base de álcool ou peróxido de hidrogênio, pois podem ser muito agressivos e atrasar o processo de cicatrização.
  2. Higienização da mão
    Antes de tocar no piercing ou fazer qualquer procedimento de limpeza, lave bem as mãos com água e sabão e seque com uma toalha.
  3. Antisséptico
    Ao escolher um antisséptico para ajudar na cicatrização de um piercing, é importante selecionar um produto que seja suave o suficiente para não causar irritação excessiva, mas eficaz na prevenção de infecções.
    A clorexidina é um agente antisséptico eficaz e é frequentemente usada para a limpeza de piercings. No entanto, é importante usar versões com concentrações adequadas para a pele e seguir as instruções do profissional que realizou o piercing.
  4. Consumo de alimentos
    Evite alimentos e bebidas muito quentes, pois o calor pode aumentar a sensibilidade e irritar a área do piercing.
    Alimentos picantes ou ácidos podem irritar a área do piercing. Opte por opções mais suaves durante o período de cicatrização. Se possível, mastigue do lado oposto ao piercing para minimizar a pressão e o atrito na área perfurada.
    Evite o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco durante o processo de cicatrização, pois esses podem interferir no processo de recuperação.

Mantenha suas consultas regulares ao dentista durante o processo de cicatrização para monitorar a saúde bucal geral.

Piercing na boca do lado X Aparelho ortodôntico

mulher que usa aparelho ortodôntico e piercing lateral da boca

A colocação do aparelho fixo metal consiste em algumas etapas onde um piercing na boca do lado pode interferir e atrapalhar.

O ortodontista pode solicitar exames adicionais, como radiografias, fotografias e moldagens dos dentes. Essas informações ajudam a criar um plano de tratamento personalizado.

Então se você tem um piercing lateral da boca terá que retirar durante a radiografia e até mesmo durante a montagem do aparelho, para que não haja interferência e atrito entre os materiais utilizados pelo ortodontista e a joia utilizada na perfuração.

Sabemos que durante o tratamento com aparelho ortodôntico é necessário que o paciente tenha mais cuidado e atenção com a limpeza da ferramenta. Com a colocação de um piercing é necessário que a atenção seja redobrada para que não haja infecções e contaminação.

Então se atente a limpeza correta do aparelho para que não fique alimentos presos e gere atrito contra a perfuração recém feita.

Como evitar inflamações do piercing lateral da boca?

As joias devem ser escolhidas com muita cautela visando minimizar alergias e possíveis inflamações na boca.

A boca e lábios são extremamente sensíveis, pois há ingestão constante de alimentos, e esses que ao entrar em contato com uma perfuração recém feita pode causar inflamações e infecções. 

As joias mais comuns para o piercing na boca do lado incluem ponteiras, anéis ou argolas. A escolha da joia dependerá do estilo pessoal e da preferência estética.

Evite brincar ou mexer no piercing com a língua. Esse hábito pode causar atrito e irritação.
Toque excessivos no piercing podem gerar inflamações, então evite tocar no piercing com as mãos sujas ou sem necessidade. Mexer excessivamente no piercing pode introduzir bactérias e irritar a região.

Se for beber líquidos nos primeiros dias, considere usar canudos descartáveis para evitar contato direto do piercing com o recipiente.

Higiene e saúde bucal após colocar piercing na boca

mulher com piercing no meio da boca

Faça um enxágue suave com água ou solução salina após comer ou beber para remover resíduos de alimentos e bebidas.

Escove os dentes regularmente, mas seja gentil na área do piercing. Use uma escova de cerdas macias e evite escovar diretamente sobre o piercing nos primeiros dias.

LEIA TAMBÉM: Piercing no dente: confira o que é e muito mais neste artigo

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares são de extrema importância para um tratamento odontológico eficaz e para o acompanhamento da perfuração recém feita.

Além disso, através do seu histórico odontológico, é possível observar mais de perto a evolução do seu tratamento.

Também é possível fazer tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada semestralmente (de 6 em 6 meses).

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *