periodontite

Periodontite: o que é, causas, tratamento e sintomas

A periodontite é uma complicação que afeta o periodonto e pode comprometer suas estruturas, podendo causar até mesmo a perda dentária.

Neste artigo falaremos mais a respeito dessa condição, confira:

O que é periodontite?

A periodontite, também conhecida como a evolução da gengivite ou da doença periodontal, corresponde a uma infecção bacteriana que afeta os tecidos de sustentação dos dentes, chamados de periodonto.

Essa estrutura é composta por gengiva, ligamento periodontal e osso alveolar, que é o osso que dá sustentação para os dentes.

Logo, por se tratar de uma condição que afeta os tecidos que envolvem a sustentação dos dentes, em casos mais graves ela também pode acabar causando sua perda.

O que é periodontite necrosante?

Periodontite necrosante corresponde a doença periodontal que causa ulceração e necrose da papila interdental, que é aquele pequeno pedaço de gengiva que fica entre os dentes, ela também pode causar hemorragias e muita dor.

Causas da periodontite?

A periodontite ocorre quando a gengivite, que é uma inflamação do tecido gengival causado por bactérias, não é tratada. Essa inflamação geralmente ocorre quando há a presença de placa bacteriana e/ou tártaro próximo ou sob a gengiva.

A placa e o tártaro consistem no acúmulo de partículas de alimentos, bactérias e saliva, sendo que uma é apenas uma película fina e maleável e a outra consiste em uma camada rígida.

Quando essas bactérias se alimentam das partículas de alimentos presentes nos dentes, elas acabam liberando um ácido que acaba irritando as gengivas, o que acaba provocando sua inflamação, chamada gengivite.

Dessa forma, quando os sintomas da gengivite são ignorados e o paciente não procura tratamento, ela pode evoluir, formando assim um caso de periodontite.

periodontite sintomas

Sintomas de periodontite

Os sintomas da periodontite são um pouco semelhantes aos sintomas da gengivite, no entanto, possuem algumas diferenças por conta da periodontite ser mais agressiva.

Sendo assim, confira quais são os principais sintomas dessa condição:

Destruição do tecido periodontal

A periodontite é bastante conhecida por causar a destruição do tecido periodontal, ou seja, de destruir a gengiva, ligamento periodontal e osso alveolar.

Além dessa destruição causar bastante dor, ela acaba causando a retração gengival, que deixa a raiz dos dentes expostas.

Por conta dessa destruição desses tecidos, os dentes também acabam amolecendo os dentes, por deixá-los frouxos suscetíveis a quedas.

O comprometimento desses tecidos também acaba sendo esteticamente desagradável, por conta de deixar os dentes mais alongados e separados.

Aumento da sensibilidade dentária

Assim como dito anteriormente, essa condição causa a destruição dos tecidos periodontais, o que acaba expondo a raiz dos dentes.

A raiz dentária é uma estrutura que não possui a camada do esmalte dentário, que é uma camada responsável por revestir o dente e protegê-lo.

Por ser uma camada não vascularizada, ela também protege o dente da sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou frios. Logo, devido ao fato de a raiz do dente não possuir essa camada protetora, esses alimentos entram em contato direto com as camadas mais internas dos dentes, o que pode acabar causando um aumento da sensibilidade.

Dor

Essa complicação é responsável por causar a destruição dos tecidos periodontais, assim como criar bolsões entre os dentes e a gengiva e causar o aparecimento de bolsas de pus.

Isso acaba causando bastante dor para o paciente e deixando a região bastante sensível.

Halitose

A periodontite é causada por um acúmulo de bactérias próximo a linha das gengivas e elas são responsáveis por destruir os tecidos periodontais.

Isso, juntamente com a presença do pus derivado da infecção, pode acabar resultando na liberação de mau cheiro, resultando no mau hálito.

Sangramento

Assim como na gengivite, essa condição tende a deixar a gengiva mais sensível e suscetível a sangramentos. Desse modo, o sangramento gengival é bastante comum, especialmente durante a escovação dos dentes.

Gosto ruim na boca

O excesso de bactérias que se acumula na boca é responsável por causar a placa bacteriana, o tártaro, a inflamação da gengiva e o surgimento de bolsas de pus.

Esse conjunto de problemas causados pelas bactérias podem acabar resultando em um gosto ruim na boca.

Periodontite tratamento

A periodontite é uma condição em que é necessário procurar tratamento precocemente, pois em estágios avançados não é possível tratá-la.

Seu tratamento nos estágios mais leves consiste no controle e remoção da placa bacteriana e do tártaro da superfície dos dentes e da região sob a gengiva.

Ao removê-los dos dentes, o paciente remove os principais causadores da inflamação gengival, contribuindo assim para contê-la.

Juntamente com a raspagem dental, o profissional também pode indicar o uso de alguns medicamentos para combater as bactérias responsáveis por essa condição.

Prevenção

Assim como foi visto anteriormente, essa condição é causada pela evolução da gengivite, que é causada pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro próximo à gengiva.

Portanto, devido ao fato de que a placa e tártaro são causados pela má higienização dos dentes, para se prevenir essa condição é recomendado higienizar bem os dentes.

Além de uma boa escovação, também é necessário utilizar o fio dental da maneira correta, assim como realizar visitas regulares ao consultório para realizar a profilaxia.

A profilaxia consiste na limpeza profissional dos dentes, onde também é realizado o processo de raspagem dental para remover o tártaro e a placa bacteriana dos dentes.

LEIA TAMBÉM: Evidenciador de placa bacteriana: o que é e como utilizar?

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana, o que auxilia na prevenção da gengivite.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Portanto, uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *