periodontia o que é

Periodontia o que é? Confira mais sobre essa especialidade!

A odontologia é dividida em diversos ramos, sendo um deles a periodontia, que como o nome sugere é responsável por cuidar do periodonto.

Saiba mais sobre o que é periodontia, suas principais áreas e problemas tratados por essa especialidade:

Periodontia o que é?

A periodontia é uma área da odontologia especializada na prevenção, identificação e tratamento de problemas que afetam o periodonto, ou seja, doenças que afetam os tecidos de sustentação dos dentes, que é composto por gengivas, ossos de sustentação e ligamento periodontal.

Sendo assim, essa é uma especialidade que não trata diretamente dos dentes, mas sim das estruturas responsáveis por sustentá-lo.

Além de servir para tratar doenças que afetam os tecidos de sustentação dos dentes, essa especialidade também realiza procedimentos estéticos na gengiva do paciente.

Esses procedimentos estéticos geralmente estão relacionados à correção de gengivas muito grandes ou à falta de gengiva em determinada região do dente.

Em resumo, essa é a especialidade responsável pela saúde das gengivas e dos ossos de sustentação dos dentes.

Para que serve a periodontia?

A periodontia é a especialidade que trata do periodonto, que é a região composta pelas gengivas, ossos alveolares e ligas periodontais.

Portanto, ela é o ramo da odontologia responsável por cuidar das estruturas que sustentam os dentes, o que faz dela fundamental para manter um bom estado da saúde bucal.

Ela também é responsável por prevenir a perda dentária tendo em vista que esse ramo é responsável por cuidar dos tecidos que sustentam os dentes.

Além da perda dentária, a periodontia também previne e trata problemas relacionados ao periodonto, como a gengivite e a periodontite.

A periodontia também consegue prevenir algumas complicações fora da cavidade bucal. Isso se deve ao fato de que algumas vezes as bactérias responsáveis por causar complicações na gengiva podem chegar na corrente sanguínea.

Quando isso acontece, podem acabar ocorrendo infecções em diversas regiões do corpo humano, fazendo com que o problema que inicialmente era bucal se tornar um problema de todo o corpo.

Sendo assim, a prevenção e tratamento das doenças periodontais promovido pela periodontia é capaz de evitar a bacteremia, que é a presença de bactérias na corrente sanguínea.

Quais as áreas da periodontia?

A periodontia é um ramo da odontologia que pode ser dividida em duas áreas principais, sendo elas a periodontia clínica e a estética. Confira mais a respeito de cada uma delas:

Periodontia clínica

A periodontia clínica é um ramo da periodontia focado no tratamento e prevenção de doenças que afetam o periodonto.

Além de cuidar das doenças que afetam o periodonto, essa especialidade também cuida do periodonto de pacientes que possuem condições que podem deixar as gengivas mais suscetíveis a problemas, como a diabetes e a gravidez.

Logo, a periodontia clínica oferece a todos os pacientes a possibilidade de tratar e prevenir condições que possam afetar seu periodonto.

Os principais problemas tratados pelo periodontista são a gengivite, a periodontite e o abscesso dentário, que são todas condições que afetam o periodonto do paciente.

Já os tratamentos realizados pela periodontia clínica geralmente envolvem procedimentos voltados para a prevenção e tratamento de complicações.

O principal procedimento realizado pela periodontia é a remoção de tártaro, que é um procedimento responsável por remover o tártaro dos dentes e é realizada durante a profilaxia dental.

Sua realização é importante devido ao fato de que a gengivite e a periodontite são problemas derivados do tártaro e da placa bacteriana.

Dessa forma, sua remoção garante que seja possível realizar a prevenção desses problemas, controlando o número de bactérias ruins na boca.

A raspagem subgengival também é um procedimento bastante realizado pelo periodontista, visto que ele é responsável por remover a placa bacteriana e o tártaro da região sob a gengiva.

Além das raspagens, o profissional dessa área também é responsável por receitar medicamentos que podem contribuir para tratar essas condições, como anti-inflamatórios, antibióticos ou até mesmo cremes dentais específicos.

Periodontia estética

A periodontia estética diz respeito ao ramo da periodontia responsável por realizar procedimentos que visam promover uma aparência mais harmoniosa às gengivas.

Dessa forma, grande parte dos procedimentos realizados por essa especialidade são para corrigir problemas como o sorriso gengival e a retração gengival.

O sorriso gengival corresponde ao crescimento excessivo da gengiva, o que acaba fazendo com que a gengiva cubra grande parte dos dentes do paciente.

Já a retração gengival corresponde ao baixo volume gengival, que pode ser causado por conta de fatores genéticos ou devido a escovação utilizando muito força ou uma escova com cerdas muito duras.

Para corrigir esses problemas podem ser realizadas cirurgias como o enxerto gengival, a gengivectomia ou gengivoplastia e a frenectomia.

O enxerto gengival consiste em uma cirurgia realizada para promover um aumento do volume gengival do paciente.

A gengivectomia ou gengivoplastia são procedimentos realizados para reduzir o volume gengival e a frenectomia consiste em um procedimento feito para remover parte do frênulo labial e “desprender” o lábio.

Apesar de serem procedimentos estéticos que visam promover um aumento da autoestima do paciente, eles ainda podem ser indicados quando há algum problema que possa ser corrigido a partir de sua realização.

o que é doença periodontal

O que é doença periodontal?

Doença periodontal é o nome dado a qualquer doença que afete o periodonto do paciente sendo as principais a gengivite e a periodontite.

Geralmente as doenças periodontais podem ser identificadas pelos seguintes sintomas:

  • Sangramento gengival;
  • Alteração da cor da gengiva;
  • Halitose;
  • Gosto ruim na boca;
  • Inchaço da gengiva;
  • Retração gengival;
  • Sensibilidade dentária, quando causada pela retração gengival;
  • Bolhas na gengiva.

Por que visitar o periodontista?

Assim como foi visto no artigo acima, visitar o periodontista possibilita prevenir e tratar diversas condições que podem afetar o periodonto do paciente.

Sendo assim, as visitas regulares possibilitam que o paciente possa evitar o surgimento de complicações bucais, além de também possibilitar seu tratamento.

Dessa forma, é importante que esse acompanhamento seja realizado em uma clínica odontológica de confiança, visto que todo o tratamento será feito nela.

Portanto, na hora de procurar e se consultar com um periodontista conte com as clínicas OralDents, pois aqui você encontra diversos profissionais capacitados e ótimos equipamentos para lhe atender da melhor forma.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *