dentista avaliando radiografia panoramica dental

Panoramica dental: veja tudo sobre esse tipo de radiografia!

Seu dentista fez um pedido de radiografia panorâmica dental e você ficou apreensivo sem saber do que se tratava?

Fique tranquilo, iremos te explicar tudo sobre o exame!

Leia abaixo as principais informações sobre a panorâmica dental e tire suas dúvidas.

O que é uma radiografia panorâmica dental?

profissional realizando panoramica dental em homem

A radiografia panorâmica dental é um exame muito comum na odontologia, fazendo com que o dentista tenha uma visão total e detalhada da estrutura oral de um paciente. 

Esta técnica melhorou o diagnóstico e o plano de tratamentos dentários, fazendo com que os profissionais realizem uma análise precisa de toda a região oral em uma imagem.

Ao contrário das demais radiografias intra orais, que fornecem apenas a visão de uma parte específica da boca, a radiografia panorâmica captura uma imagem completa de toda boca 

A radiografia panorâmica dental é simples e confortável para o paciente, que fica imóvel enquanto a máquina de raio X panorâmico gira em torno de sua cabeça, capturando imagens completas em poucos segundos. 

Esse procedimento é muito útil em casos de pacientes que têm dificuldade em abrir a boca ou em crianças que geralmente não permanecem quietas durante exames.

Basicamente, a panorâmica dental é uma ferramenta necessária para os profissionais de odontologia, garantindo um diagnóstico preciso e um planejamento de tratamento eficaz. 

Com sua capacidade de exibir uma visão panorâmica da estrutura oral de um paciente, esse exame radiográfico contribui para promoção da saúde bucal e no fornecimento de cuidados odontológicos de alta qualidade.

O que o dentista analisa na radiografia panorâmica dental?

dentista mostrando resultado de panoramica dental a paciente

Ao avaliar uma panorâmica dental, o dentista observa uma série de elementos importantes.

  • Dentes;
  • Arcos dentários;
  • Gengivas;
  • Ossos;
  • Articulações.

Dentes: o dentista analisa a posição, forma e estrutura dos dentes. Ele poderá detectar cáries, fraturas, dentes impactados e dentes supranumerários (extras).

Arcos dentários: a radiografia panorâmica permite uma visualização completa dos arcos dentários superior e inferior, ajudando o dentista a avaliar a oclusão (encaixe dos dentes) e possíveis problemas de alinhamento.

Gengivas e ossos: o dentista irá examinar a saúde das gengivas e a densidade óssea ao redor dos dentes. Irregularidades ósseas, como perda óssea devido a doença periodontal, podem ser identificadas.

Articulações temporomandibulares (ATM): a radiografia panorâmica também permite a visualização das ATM, auxiliando o dentista a identificar problemas como deslocamentos, degeneração ou problemas na estrutura.

Sem a radiografia panorâmica dental seria muito mais difícil identificar certos problemas bucais. 

Cuidados durante a radiografia panorâmica dental

profissional explicando como funciona a maquina de radiografia panoramica dental

Durante o procedimento de radiografia panorâmica dental, alguns cuidados podem te ajudar a garantir que o exame seja tranquilo. Veja agora, algumas dicas!

Antes do exame, remova brincos, piercings, óculos, grampos de cabelo ou qualquer outro objeto metálico que possam causar interferência na panorâmica radiográfica.

Se houver a possibilidade de estar grávida, fale com o profissional antes do procedimento. Por mais que a quantidade de radiação no exame seja considerada baixa, é importante diminuir a exposição do feto.

Durante a captura da radiografia, siga as instruções do profissional de radiologia para garantir que a sua posição esteja correta. Se mantenha imóvel, assim será possível obter uma imagem clara.

Em alguns casos, você deverá vestir um avental de chumbo para proteger outras partes do corpo da exposição à radiação.

Caso sentir qualquer desconforto durante o procedimento, informe imediatamente ao profissional. 

Geralmente, não há restrições de atividades após a radiografia panorâmica, e você pode retomar sua rotina normal imediatamente.

Seguindo esses cuidados simples, você irá garantir um exame sem problemas.

Porque fazer uma radiografia panoramica dental?

paciente relatando problemas bucais ao dentista

Como vimos antes, a panorâmica dental tem um papel muito especial e necessário no resultado de tratamentos odontológicos. Vamos falar agora sobre os benefícios e quais problemas a panorâmica dental pode ajudar a prevenir. 

Cáries dentárias 

As radiografias panorâmicas podem revelar cáries dentárias que estão entre os dentes ou sob restaurações existentes, onde podem não ser visíveis durante um exame visual. Detectar cáries precocemente permite tratamento antes que elas causem danos mais extensos aos dentes.

Doenças periodontais

Problemas de gengiva e ossos que sustentam os dentes, como gengivite e periodontite, podem ser detectados por meio de radiografias panorâmicas. Essas imagens podem mostrar sinais de perda óssea ao redor dos dentes, ajudando os profissionais de saúde bucal a intervir precocemente para prevenir complicações mais graves.

Problemas de crescimento 

A radiografia panorâmica é frequentemente usada em crianças para avaliar o crescimento e o desenvolvimento dos dentes permanentes e das estruturas ósseas da mandíbula e maxila. Isso pode ajudar a identificar problemas precocemente, como dentes impactados, dentes supranumerários ou anomalias no desenvolvimento ósseo.

Dentes do siso impactados

A radiografia panorâmica é frequentemente utilizada para avaliar a posição e a orientação do dente siso. Isso é importante para detectar dentes do siso impactados, que podem causar dor, inflamação e outros problemas se não forem tratados adequadamente.

Implantes dentários

Antes de realizar procedimentos de implantes dentários, os profissionais geralmente solicitam radiografias panorâmicas para avaliar a saúde óssea e determinar a viabilidade do implante. Isso ajuda a garantir o sucesso a longo prazo do procedimento.

Não deixe de realizar a radiografia panorâmica dental, ela pode ser muito necessária e eficaz em seu tratamento odontológico!

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a sua saúde bucal e prevenir problemas, como o dente inflamado e outros.

Além disso, por meio das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista tenha acesso aos procedimentos odontológicos já realizados e a possíveis tratamentos para garantir a sua saúde bucal.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *