overdenture

Prótese overdenture: indicações, vantagens e cuidados!

Atualmente existem vários tipos de prótese dentária disponíveis para serem utilizadas sendo a overdenture uma delas.

Dessa forma, para saber mais a respeito da overdenture continue acompanhando o artigo:

O que é overdenture?

A overdenture é um dos tipos de prótese dentária total móvel existentes na atualidade. Ela geralmente é confeccionada de porcelana e seu sistema de fixação de titânio.

Esse tipo de prótese utiliza o implante dentário como método de fixação, no entanto, ela não é fixada diretamente sobre eles.

Desse modo, essa prótese consiste em uma estrutura que possui todos os dentes de uma arcada sobre uma gengiva artificial.

Portanto, por se tratar de uma prótese total, elas são fixadas de modo que substituam toda uma arcada dentária.

como a prótese overdenture é fixada

Como a prótese overdenture é fixada?

A prótese overdenture é um tipo de prótese que utiliza implantes em sua fixação, porém não é fixada diretamente sobre eles.

Esse tipo de prótese pode ser fixada sobre os implantes de duas formas diferentes, através do sistema de fixação barra-clip ou do O’Ring.

O sistema barra-clip consiste em um método de fixação no qual uma barra é fixada atravessada sobre os implantes e alguns clipes ficam presos na prótese.

Dessa forma, sua fixação ocorre através do encaixe do clipe na barra fixada sobre os implantes dentários.

Já o sistema O’Ring consiste em um mecanismo no qual existem pequenos pinos nos implantes, nos quais há pequenas esferas em suas pontas.

Além delas, há também pequenos orifícios na própria prótese nos quais existem anéis O’Ring neles, fazendo com que a fixação da prótese seja feita a partir do encaixe desses pinos nos orifícios da prótese.

Portanto, mesmo não sendo fixadas diretamente sobre o implante dentário, a overdenture ainda o utiliza como forma de manter seu sistema de fixação preso.

Além disso, a prótese conta com uma gengiva artificial que acaba cobrindo o sistema de fixação, portanto ele não compromete a estética do sorriso do paciente.

O fato de sua fixação ocorrer sobre implantes dentários também garante que ela seja mais estável do que as outras próteses removíveis.

Isso significa que ela oferece ao paciente a oportunidade de possuir uma prótese móvel que oferece conforto e estabilidade durante a mastigação e a fala.

Quando ela é utilizada?

A prótese overdenture é um tipo de prótese total removível, portanto ela é utilizada para substituir todos os dentes de uma arcada do paciente.

Dessa forma, esse tipo de prótese é utilizada apenas quando o paciente não possui nenhum dente em sua arcada dentária.

Além disso, a overdenture utiliza implantes para sua fixação, portanto é necessário que o paciente possua um determinado volume ósseo e gengival para suportar o implante.

No entanto, caso o paciente não possua o volume ósseo necessário para a instalação do implante é necessário que ele realize um enxerto ósseo.

Sendo assim, após sua realização o paciente alcança o volume ósseo necessário para realizar a instalação do implante dentário.

Portanto, essa prótese dentária é utilizada quando o paciente não possui nenhum dente na arcada dentária e possui o volume ósseo necessário para instalar os implantes.

Quais as vantagens da overdenture?

A prótese dentária overdenture é um tipo de prótese total móvel que utiliza implantes, portanto ela possui algumas características que fazem com que seu uso ofereça algumas vantagens.

Sendo assim, as principais vantagens da overdenture são:

Estética

A prótese overdenture consiste em uma prótese que possui gengivas e dentes artificiais, além de ser uma prótese total.

Sendo assim, seu uso garante que o paciente possa repor todos os dentes de uma arcada dentária, garantindo a restauração total do sorriso do paciente.

Além disso, por possuir gengivas artificiais, seu sistema de fixação não fica exposto, o que garante que não haja nenhum comprometimento estético quando o paciente sorrir.

Maior segurança

O uso da dentadura móvel pode acabar fazendo com que o paciente fique receoso de sua prótese se soltar enquanto ele está dialogando ou mastigando.

Isso se deve ao fato de que ela fica apenas posicionada sobre a gengiva, o que pode acabar fazendo com que ela se solte.

Dessa forma, diferentemente da dentadura, a overdenture utiliza implantes para sua fixação, o que garante que ela fique melhor presa.

Portanto, isso garante que o paciente possa sorrir e mastigar sem medo de sua prótese se soltar. Logo, a prótese overdenture oferece ao paciente uma maior segurança durante o dia a dia.

Mais confortável

As próteses dentárias móveis em sua grande maioria ficam posicionadas diretamente sobre a gengiva do paciente, o que acaba fazendo com que elas possam ferir a gengiva do paciente.

Além disso, nem sempre a gengiva do paciente é regular, o que pode acabar fazendo com que a prótese não divida a pressão de forma igualitária, gerando alguns pontos de pressão sobre a gengiva.

Dessa forma, o uso de próteses móveis que ficam diretamente sobre a gengiva pode acabar lesionando o periodonto do paciente.

Portanto, o uso da overdenture pode contornar esse problema, visto que seu sistema de fixação é apoiado sobre implantes.

Logo, ela não entra em contato direto com a gengiva do paciente, pois fica posicionada apoiada sobre os implantes dentários.

Sendo assim, a pressão exercida pela prótese é dividida de forma igual, garantindo que não haja a formação de lesões sobre a gengiva do paciente.

Higienização facilitada

Apesar de utilizar implantes, a overdenture não é uma prótese fixa, dessa forma é possível removê-la da boca.

Sendo assim, sua higienização é mais simples que as próteses fixas devido ao fato de ela poder ser removida para realizar sua higienização.

Portanto, isso garante que seja possível higienizar tanto a própria prótese quanto os implantes sobre os quais ela é fixada com maior facilidade.

LEIA TAMBÉM: Confira aqui como limpar prótese dentária da maneira correta

cuidados que devemos ter com a prótese overdenture

Cuidados que devemos ter com a prótese overdenture

O uso da prótese overdenture exige que o paciente tenha alguns cuidados com ela, para garantir bons resultados durante seu uso e evitar o surgimento de complicações.

Sendo assim, os principais cuidados que devemos ter com a overdenture são:

Cuidar bem da higienização

Apesar de se tratarem de dentes artificiais, as próteses dentárias ainda são capazes de acumular partículas de alimentos e bactérias, o que por sua vez pode contribuir para o surgimento de complicações.

Sendo assim, é extremamente importante cuidar bem da higienização tanto da prótese quanto da boca para mantê-la livre de complicações.

Contudo, é importante lembrar de remover a overdenture para higienizar tanto a prótese quanto os implantes dentários.

Para higienizá-la, o paciente deve utilizar sabão neutro e enxagua-la bem após a higienização para remover todo o sabão.

A fim de complementar a higienização, o paciente pode deixar a prótese de molho em uma solução feita com pastilha para limpeza de próteses e água.

Remova a prótese na hora de dormir

Quando for dormir, é importante que o paciente remova a prótese para evitar o surgimento de complicações em sua boca.

Além disso, enquanto a prótese estiver fora de sua boca, é importante mantê-la hidratada a fim de evitar danos.

Logo, durante o sono, o paciente deve manter a prótese dentro de um copo com água para manter sua integridade.

Qual a importância de colocar a prótese dentária em uma clínica de confiança?

Na hora de colocar sua prótese dentária é muito importante procurar uma clínica de confiança, visto que nela você poderá contar com profissionais de confiança.

Isso é importante para que você tenha acesso a uma prótese de qualidade e também tenha o acompanhamento de ótimos profissionais.

Sendo assim, na OralDents você conta com diversos profissionais qualificados, além de também contar com uma clínica completamente equipada para te oferecer o melhor atendimento possível.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *