overdenture superior

Overdenture superior: o que é e como é feita sua fixação!

A prótese overdenture consiste em um modelo de prótese removível que possui sua fixação feita sobre implantes.

Sendo assim, confira mais informações a respeito da prótese overdenture superior no artigo abaixo:

O que é overdenture superior?

A overdenture superior é um tipo de dentadura removível que possui algumas vantagens sobre as próteses dentárias removíveis convencionais, o que se deve ao fato de seu sistema de fixação ficar por cima de implantes dentários.

O fato de seu sistema de fixação utilizar implantes dentários faz com que ela proporcione maior estabilidade e conforto para o paciente durante o decorrer do dia.

No entanto, esse tipo de prótese é um modelo de prótese dentária total, o que quer dizer que ela só pode ser utilizada quando o paciente perdeu todos os dentes da arcada superior.

Dessa forma, por ser uma prótese total ela é capaz de devolver a confiança para o paciente de forma que ele consiga ter sua autoestima novamente e também o conforto para realizar atividades cotidianas, como comer e falar.

Por se tratar de uma prótese dentária que utiliza implantes, para sua instalação é necessário que o paciente faça alguns exames e passe pela avaliação do profissional para que seja possível confirmar se ele possui o volume ósseo necessário para utilizar essa prótese.

Caso o paciente não possua o volume ósseo necessário para o profissional pode indicar a realização de enxerto ósseo para que ele adquira o volume necessário.

Como essa prótese é instalada?

Caso o paciente demonstre interesse por a prótese overdenture superior, o profissional irá realizar alguns exames para avaliar se o paciente possui o volume ósseo necessário para instalar os implantes que são necessários nessa prótese.

Após a avaliação, se o paciente não possuir o volume ósseo necessário ele é encaminhado para realizar um enxerto ósseo caso ainda deseje utilizar essa prótese.

Assim que é confirmado que o paciente possui o volume ósseo necessário para a instalação dos implantes ele é encaminhado para fixá-los.

O procedimento de instalação dos implantes é completamente indolor devido ao fato de ser realizado com o uso de anestesia.

Após a instalação dos implantes o paciente deve aguardar um período chamado de osseointegração, que é o processo onde os implantes vão se integrar aos ossos.

Assim que o paciente completa a osseointegração, os sistemas de fixação e a prótese são instalados sobre eles e o paciente já pode utilizar sua prótese sem se preocupar com complicações derivadas dos implantes.

Como a overdenture superior é fixada

Como a overdenture superior é fixada?

A prótese overdenture superior é um tipo de prótese que sua fixação é feita sobre o sistema de implantes, no entanto, ela não é fixada diretamente sobre os implantes.

Isso se deve ao fato de que ela ainda é uma prótese removível, portanto ela não poderia ser parafusada diretamente sobre os implantes.

Sendo assim, sua fixação depende de um sistema que fica posicionado sobre os implantes que podem ser feitos de dois modelos, sendo eles:

  • Barra-clip, consiste em um sistema onde existem pequenas barras que são fixadas entre os implantes que servem para que os pequenos clips fixados na prótese possam se encaixar, proporcionando assim a fixação da prótese;
  • O’ring, é um sistema de fixação da overdenture superior onde são fixados pequenos pinos sobre os implantes e na prótese são feitos pequenos orifícios que recebem um O’ring, que é um anel de vedação, e o encaixe entre eles garante que a prótese se mantenha fixa.

É importante lembrar que por se tratar de uma prótese removível, ambos os modelos de fixação permitem que ela possa ser removida e colocada novamente pelo paciente a qualquer momento.

Quais são as vantagens da prótese overdenture superior

Quais são as vantagens da prótese overdenture superior?

A prótese dentária overdenture superior oferece ao paciente algumas vantagens. Sendo assim, confira quais são as principais:

Mais fácil de higienizar

O fato de se tratar de um modelo de prótese removível implica que ela pode ser removida pelo paciente a qualquer momento, inclusive durante a higienização.

Sendo assim, durante a higienização essa prótese dentária deve ser removida para que o paciente consiga higienizar corretamente o espaço que fica sob sua estrutura e também higienizar a prótese corretamente.

Essa higienização deve ser feita após as refeições, assim como a higienização com os dentes naturais.

Conforto

Apesar de se tratar de uma prótese removível, esse modelo ainda é fixado sobre implantes dentários, o que faz com que ela promova uma estabilidade maior que as demais próteses removíveis.

Sendo assim, o paciente que utiliza essa prótese possui todos os benefícios que a prótese removível proporciona e a estabilidade proporcionada pelas próteses que são fixadas sobre o implante dentário.

Além disso, ela não fica em contato direto com as gengivas, o que faz com que seu uso não provoque nenhum tipo de ferida nas gengivas do paciente.

Estabilidade

A prótese overdenture inferior ou inferior, é um modelo de prótese dentária removível, no entanto, ela possui um sistema de fixação único, exclusivo desse modelo de prótese.

Esse sistema proporciona à prótese a possibilidade de se aderir de maneira mais firme, fazendo com que ela não se solte enquanto o paciente está dialogando ou mastigando.

Além disso, durante a mastigação ela também oferece ao paciente um sistema mais firme que não passa a sensação de estar solto.

Portanto, esse sistema garante que o paciente possa realizar suas atividades cotidianas sem medo de sua prótese dentária se soltar.

Cuidados que devemos ter com a overdenture superior

Assim como qualquer tipo de prótese dentária, o uso da overdenture superior exige que o paciente tenha alguns cuidados para garantir uma boa experiência com ela.

O principal cuidado que o paciente deve ter com essa prótese é quanto a higienização, que deve ser realizada cuidadosamente para prevenir o surgimento de complicações derivadas de bactérias.

O fato de ela ser removível contribui para facilitar em sua limpeza, sendo assim, quando o paciente for higienizá-la, ele deve removê-la e higienizar tanto a boca quanto a prótese.

Essa limpeza deve ser realizada após as refeições e o paciente não deve utilizar muita força durante ela para não danificar nem a prótese nem a gengiva.

Também é importante que o paciente realize visitas regulares para que o profissional possa avaliar o estado da prótese e fazer alguma manutenção caso seja necessário.

Qual a importância de colocar a prótese dentária em uma clínica de confiança?

Na hora de colocar sua prótese dentária é muito importante procurar uma clínica de confiança, visto que nela você poderá contar com profissionais de confiança.

Isso é importante para que você tenha acesso a uma prótese de qualidade e também tenha o acompanhamento de ótimos profissionais.

Sendo assim, na OralDents você conta com diversos profissionais qualificados, além de também contar com uma clínica completamente equipada para te oferecer o melhor atendimento possível.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *