overdenture inferior

Overdenture inferior: confira mais a respeito dessa prótese!

A prótese dentária overdenture consiste em um modelo de prótese removível que seu sistema de fixação fica posicionado sobre implantes dentários, o que garante a ela uma maior estabilidade.

Dessa forma ela consegue garantir diversos benefícios que as próteses removíveis convencionais não são capazes de conferir.

Sendo assim, confira mais informações a respeito da prótese overdenture inferior no artigo abaixo:

O que é a prótese overdenture inferior

O que é a prótese overdenture inferior?

Overdenture inferior diz respeito a um tipo de prótese dentária total removível que possui seu sistema de fixação sobre implantes.

Por se tratar de uma prótese total, ela é utilizada apenas quando o paciente perdeu todos os dentes da arcada dentária inferior.

Seu uso, além de devolver a estética do sorriso para o paciente, também contribui para prevenir o surgimento de complicações derivadas da perda dentária.

Isso se deve ao fato de ela substituir os dentes naturais, garantindo assim a proteção do periodonto de traumas derivados da exposição do mesmo.

Para instalar essa prótese é necessário que o paciente possua implantes dentários, visto que seu sistema de fixação fica apoiado sobre eles.

Assim, apesar de utilizar implantes, ela não fica diretamente parafusada sobre eles, apenas seu sistema de fixação é preso à eles.

Dessa forma, por conta de utilizar implantes em seu sistema de fixação ela acaba fornecendo uma estabilidade melhor que as demais próteses removíveis.

Além disso, seu sistema de fixação pode ter duas composições diferentes, sendo elas:

  • Barra-clip, que consiste em um sistema onde algumas barras ficam instaladas entre os implantes e clips instalados na prótese, e assim, ao se encaixarem promovem a fixação da prótese;
  • O’ring, se baseia em um sistema de fixação onde há pequenos pinos posicionados sobre os implantes que possuem pequenas esferas em suas extremidades e alguns orifícios na estrutura da prótese que possuem os anéis de vedação O’ring dentro deles e a fixação da prótese é feita através desse encaixe.

É importante lembrar que apesar de esses sistemas proporcionarem uma fixação mais estável e firme, eles ainda permitem que a prótese possa ser removida quando o paciente bem entender.

Como ela é instalada?

Quando o paciente demonstra interesse em utilizar esse tipo de prótese, o dentista responsável pelo seu tratamento irá fazer uma avaliação para verificar se o paciente possui o volume ósseo necessário para fazer a instalação dos implantes dentários.

Para que essa avaliação possa ser realizada pode ser necessário que o paciente realize alguns exames como raio X.

Após a avaliação, caso o paciente não possua o volume ósseo necessário, ele pode optar por utilizar outro tipo de prótese ou realizar um enxerto ósseo.

O enxerto ósseo é um procedimento realizado para conferir ao paciente mais volume ósseo para que ele possa instalar os implantes dentários futuramente.

Caso seja necessário realizar o enxerto ósseo, o paciente deverá aguardar um tempo para que o enxerto se consolide e esteja pronto para receber o implante.

Assim que é confirmado que o paciente possui o volume ósseo necessário, ele é encaminhado para instalar seus implantes dentários.

Depois que os implantes são instalados, o paciente deve aguardar um período para que o implante se integre ao osso alveolar e assim esteja pronto para receber a prótese dentária.

Vantagens da overdenture inferior

Vantagens da overdenture inferior

A prótese overdenture, seja ela inferior, ou superior, é um modelo especial de prótese, sendo a única prótese removível que utiliza implantes. Sendo assim, confira quais são as principais vantagens que a overdenture inferior proporciona:

Conforto

A prótese overdenture inferior utiliza implantes em seu sistema de fixação e isso acaba dando uma maior estabilidade para essa prótese e consequentemente resulta em um maior conforto na hora de mastigar e falar.

Essa prótese também não fica em contato direto com a superfície do periodonto do paciente devido ao fato de que ela fica sobre a estrutura, o que faz com que ela não cause feridas e nem pontos de pressão que podem levar a reabsorção óssea.

Além disso, a estabilidade promovida por essa prótese faz com que ela seja muito mais confortável na hora de se alimentar, visto que o paciente não precisa se preocupar com ela se soltando durante a mastigação ou causando feridas.

Facilita a higienização bucal

O fato de ser uma prótese que utiliza implantes pode deixar um pouco de dúvidas a respeito da higienização bucal por aparentar ser mais complicado de se higienizar.

No entanto, por se tratar de uma prótese removível, a overdenture inferior é bastante simples de se limpar tanto ela quanto seus implantes.

Isso se deve ao fato de que durante a higienização a prótese deve ser removida, o que facilita a limpeza dela, visto que o paciente poderá manuseá-la fora da boca.

Já os implantes também são mais simples, visto que como a prótese não estará mais posicionada sobre eles, eles podem ser higienizados mais facilmente, garantindo assim uma limpeza bem feita e prevenindo o surgimento de complicações bucais.

Cuidados que devemos ter com a overdenture inferior

A overdenture inferior consiste em um modelo de prótese dentária, e como tal, exige que o paciente tenha alguns cuidados adicionais para prevenir o surgimento de complicações.

Um dos maiores cuidados que devemos ter, tanto com as prótese quanto com os dentes naturais, diz respeito a sua higienização.

Isso se deve ao fato de que apesar de serem dentes artificiais, eles ainda podem acumular partículas de alimentos e bactérias, o que consequentemente pode causar o surgimento de complicações.

Sendo assim, o paciente deve higienizar tanto a prótese quanto seus implantes e a cavidade bucal após todas as refeições.

Durante o ato, o paciente deve remover a prótese e escová-la fora da boca e também escovar os implantes antes de colocar a prótese novamente na boca.

Além da higienização, também é importante que o paciente realize visitas regulares com o profissional responsável pelo seu tratamento.

Isso se deve ao fato de que o profissional será capaz de avaliar o andamento do tratamento e realizar quaisquer manutenções necessárias na prótese dentária.

Qual a importância de colocar a prótese dentária em uma clínica de confiança?

Na hora de colocar sua prótese dentária é muito importante procurar uma clínica de confiança, visto que nela você poderá contar com profissionais de confiança.

Isso é importante para que você tenha acesso a uma prótese de qualidade e também tenha o acompanhamento de ótimos profissionais.

Sendo assim, na OralDents você conta com diversos profissionais qualificados, além de também contar com uma clínica completamente equipada para te oferecer o melhor atendimento possível.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *