obturação caiu

Obturação caiu? Saiba o que fazer nessa situação

A obturação caiu, e agora? A obturação é um procedimento bastante realizado na odontologia nos dias de hoje e, além de durar bastante tempo, geralmente não causa problemas.

No entanto, apesar de raro, pode acontecer de ela cair. Sendo assim, confira o que é uma obturação, cuidados que se deve ter com ela e o que fazer se sua obturação caiu:

O que é obturação de dente?

A obturação de dente é um procedimento que consiste no preenchimento do interior do dente, geralmente utilizando-se resina nos dentes.

Geralmente esse procedimento é bastante simples e tende a ser realizado com o uso de uma simples anestesia local.

Esse procedimento costuma ser realizado em conjunto do tratamento de canal, no qual a polpa dentária comprometida é removida.

Dessa forma, sua realização garante o retorno da funcionalidade do dente, visto que ela preenche onde anteriormente havia uma cavidade.

Qual a diferença entre obturação e restauração?

Esses dois procedimentos são bastante parecidos, visto que são realizados após procedimentos para remover a cárie.

A principal diferença entre eles se baseia em como é feito o processo para a remoção de cáries antes de sua realização.

A obturação geralmente é realizada após o tratamento de canal, que é um procedimento no qual a polpa dentária comprometida é removida, portanto a obturação é responsável por preencher o local que anteriormente era ocupado pela polpa dentária.

Já a restauração é um procedimento realizado em casos mais simples de cáries ou fraturas, ou seja, quando não há comprometimento da polpa, sendo assim, ela é feita para corrigir pequenas deformações na estrutura do dente.

Logo, a principal diferença se baseia no fato de que a obturação substitui toda a polpa do dente enquanto a restauração é feita para corrigir deformidades superficiais.

Cuidados que devemos ter com a obturação

Após realizar o procedimento de obturação de dente, é recomendado que o paciente tenha alguns cuidados para evitar que a obturação caia e outras possíveis complicações.

Sendo assim confira quais são os principais cuidados que devemos ter após realizarmos uma obturação:

Tenha cuidado na hora de se alimentar

Após a realização do procedimento de obturação é recomendado que o paciente evite se alimentar por um período de aproximadamente 1 hora após seu término para garantir a fixação do tratamento e evitar o surgimento de complicações.

Também é recomendado escolher cuidadosamente o que vai ser ingerido após passar esse período visto que alguns alimentos podem causar problemas.

Dessa forma, é recomendado evitar alimentos muito duros e muito pegajosos, especialmente nas primeiras horas depois do procedimento.

Inicialmente também é recomendado evitar alimentos muito ácidos, quentes ou frios, pois podem acabar interferindo na fixação da obturação.

Cuidado ao mastigar

Após ser liberado a ingestão de alimentos também é recomendado ter um cuidado extra na hora de mastigar os alimentos.

Sendo assim é recomendado evitar mastigar do lado da obturação nos primeiros dias para contribuir para o processo de fixação dela.

Faça o acompanhamento com o dentista

É muito importante realizar as visitas regulares ao dentista para que a saúde bucal possa ser avaliada e a profilaxia dental possa ser realizada.

Após a realização da obturação essas visitas se tornam ainda mais importantes, pois através delas o dentista também poderá avaliar o estado da obturação e fazer qualquer intervenção que seja necessária.

O que fazer até ir ao dentista depois que minha obturação cai

Minha obturação caiu, o que fazer até chegar no dentista?

Assim como dito anteriormente, algumas vezes pode acontecer de a obturação cair e quando isso acontece o recomendado é procurar atendimento odontológico o mais rápido possível.

No entanto, algumas vezes não é possível ter esse atendimento de imediato. Sendo assim, confira algumas dicas do que fazer até ir ao dentista quando a obturação caiu:

  • Se possível, evite comer até ser atendido, no entanto, caso não seja possível, evite mastigar do lado onde a obturação caiu;
  • Evite consumir bebidas muito ácidas, assim como alimentos muito quentes ou muito frios;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e o uso de enxaguantes bucais que contenham álcool.

Além disso, a obturação cair também pode gerar muita dor ao paciente, sendo assim, confira algumas dicas de como aliviar a dor até ir ao dentista:

  • Faça bochechos com água morna e sal: essa combinação resulta em um poderoso bactericida e anti-inflamatório, o que contribui para fazer a assepsia do local;
  • Utilize uma compressa fria: o uso de uma compressa fria auxilia a amenizar a dor e também reduz a circulação de sangue no local, reduzindo a sensação de inflamação;
  • Evite a automedicação: apesar de ser um processo doloroso, não é recomendado se automedicar. Logo, não tome remédios além de algum analgésico de venda livre.

LEIA TAMBÉM: Saiba quanto custa uma obturação e o que você precisa sobre!

Onde realizar minha obturação de dente?

Na hora de realizar sua obturação é importante escolher uma clínica de confiança que possua ótimos profissionais e que utilize produtos de alta qualidade.

Isso se faz necessário devido ao fato de que o procedimento precisa ser feito por profissionais capacitados e utilizar produtos de qualidade para evitar complicações derivadas de um procedimento mal executado.

Portanto, na hora de escolher uma clínica, confie na OralDents, aqui você encontra ótimos profissionais e garante que sua obturação será feita utilizando materiais de alta qualidade.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *