Paciente se perguntando o que fazer para o aparelho não machucar a boca

Confira o que fazer para o aparelho não machucar a boca!

O aparelho ortodôntico é um dispositivo utilizado para corrigir o posicionamento dos dentes do paciente, no entanto, em alguns casos ele pode acabar ferindo a boca.

Sendo assim, confira no artigo abaixo algumas dicas sobre o que fazer para o aparelho não machucar a boca:

Quando o aparelho machuca a boca?

O aparelho ortodôntico é um dispositivo que pode ser encontrado em diversos modelos, de forma que alguns são mais propensos a machucar a boca do paciente que outros.

Seu uso exige que o paciente realize consultas mensais para efetuar as manutenções regulares, que são responsáveis por permitir que o profissional realize os devidos ajustes na estrutura do aparelho para avançar no tratamento ortodôntico.

Por meio destas manutenções ocorrem ajustes nos aparelhos que são responsáveis por proporcionar as movimentações ortodônticas.

Isto pode acabar fazendo com que apareçam incômodos por conta da força exercida pelo aparelho ortodôntico para corrigir o posicionamento dos dentes.

O aparelho também machuca a boca em casos onde há uma quebra na estrutura do aparelho, pois isso pode fazer com que algum pedaço acabe cortando a boca.

Em alguns casos o aparelho machuca a boca por conta de alguma peça que ficou sobressalente, como um braquete ou uma ponta do fio ortodôntico que ficou para além dos braquetes.

Além disso, é muito comum feridas derivadas de impactos na boca quando o paciente utiliza aparelho por conta de que a pressão acaba fazendo com que as peças acabem cortando a boca do paciente.

paciente se perguntando o que fazer para o aparelho não machucar a boca

 

Confira o que fazer para o aparelho não machucar a boca?

O aparelho ortodôntico é muito conhecido por ser um aparelho que causa muitas feridas na boca do paciente, no entanto, isto não é completamente verdade, visto que a experiência é diferente para cada paciente.

Desta forma, é bastante comum que o paciente sinta dores e desconfortos após a instalação e durante a primeira semana após a manutenção.

No entanto, não é comum que esses incômodos durem por muito tempo e, sob condições normais, o aparelho não deve cortar a boca, com exceção nos primeiros dias após a instalação, onde o paciente ainda não se acostumou ao seu uso.

Para saber o que fazer para o aparelho não machucar a boca continue acompanhando o artigo abaixo:

Use relaxantes naturais

O uso de medicamentos não deve ser feito de qualquer forma, visto que é contraindicado automedicar-se, o que se deve ao fato de que isto expõe o paciente aos efeitos colaterais dos medicamentos sem necessidade, pode provocar intoxicação e fazer com que o paciente crie resistência a determinada medicação.

Logo, é recomendado que o paciente utilize alternativas naturais, como chás, no entanto, também é recomendado utilizá-los com cautela, pois o alto consumo deles pode trazer malefícios para a saúde do paciente.

Utilize uma compressa fria

A compressa fria é uma forma de tratamento completamente natural e que pode ser utilizada sem restrições por pacientes de qualquer idade.

Seu uso consegue aliviar a dor provocada pela movimentação ortodôntica devido ao fato de que ela contribui para a diminuição da circulação sanguínea, reduzindo assim o inchaço e promovendo um alívio da dor.

Ter cuidado com a alimentação

O aparelho ortodôntico é um dispositivo que exige do paciente uma alteração nos hábitos alimentares para evitar que suas peças se quebrem ou acabem se soltando.

Desta forma, ao utilizar o aparelho ortodôntico é recomendado que o paciente evite consumir alimentos muito rígidos ou muito pegajosos.

Isto se deve ao fato de que o consumo de alimentos deste tipo pode acabar fazendo com que o aparelho ortodôntico seja danificado, o que pode resultar em machucados na boca derivados das peças quebradas do aparelho ortodôntico.

Nos primeiros dias, após a instalação e após a manutenção, é recomendado que o paciente consuma alimentos mais frios e macios, por serem mais fáceis de serem ingeridos e sua temperatura promover um alívio da dor.

Utilize a cera ortodôntica

A cera ortodôntica diz respeito a um recurso semelhante a uma massinha que pode ser utilizado por pacientes que utilizam aparelho.

A principal função dessa massinha é ser posicionada sobre as partes do aparelho que estão machucando a boca do paciente com o objetivo de evitar o surgimento desses machucados.

Ela consegue evitar que as peças do aparelho que machucam a boca entrem em contato com as mucosas, evitando assim o surgimento de feridas.

paciente aprendrendo a cuidar corretamente do aparelho

Como cuidar corretamente do aparelho ortodôntico?

Quando o paciente utiliza o aparelho ortodôntico, ele deve adotar um conjunto de cuidados que servem para prevenir o surgimento de complicações derivadas da má higienização.

Confira quais são os principais cuidados que devemos ter com o aparelho para evitar complicações:

Cuide bem da higienização dos dentes

O aparelho ortodôntico, apesar de ser extremamente importante para o alinhamento dos dentes, acaba fazendo com que existam mais estruturas para que as partículas de alimentos possam se aderir.

Sendo assim, é muito importante que o paciente atente-se à escovação dos dentes para higienizar corretamente os braquetes e a região ao seu redor.

Também é importante que o paciente utilize a escova interdental, visto que ela consegue higienizar o espaço entre os braquetes e o fio ortodôntico, onde a escova não consegue alcançar.

No entanto, é importante que o paciente utilize uma escova de cerdas macias para prevenir que ela provoque danos na estrutura dos dentes do paciente.

Além disso, o paciente também deve utilizar o fio dental, que pode ser um pouco difícil por conta do fio ortodôntico, no entanto, existem acessórios, como o passa fio, que podem contribuir para facilitar o uso do fio dental para aparelho.

Compareça as manutenções regulares

As manutenções regulares são responsáveis por permitir que o dentista faça os ajustes necessários no aparelho ortodôntico para que o tratamento possa progredir.

Sendo assim, é extremamente importante que o paciente compareça a estas visitas, visto que sem elas o profissional não conseguirá realizar os ajustes necessários para progredir com o tratamento.

Cuide da alimentação

Ao utilizar o aparelho ortodôntico, o paciente deve atentar-se aos alimentos que ele irá ingerir, pois alguns tipos de alimentos podem danificar a estrutura do aparelho.

Logo, é importante que o paciente evite consumir alimentos muito rígidos ou muito pegajosos, dando preferência a alimentos mais macios e fáceis de se digerir.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista garantem que o paciente possa realizar o acompanhamento da prótese dentária, de modo que o dentista também possa realizar quaisquer ajustes que sejam necessários.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Através delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Visite a uma clínica odontológica OralDents para um sorriso mais bonito e ganhar uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *