detalhes do interior do dente para mostrar o que é tratamento de canal

O que é tratamento de canal? Descubra mais sobre ele aqui!

Você sabe o que é tratamento de canal? Bom, ele se trata de um procedimento de endodontia onde a polpa do dente comprometida é removida e o interior do dente é preenchido com um material obturador.

Para saber mais a respeito do que é e mais continue acompanhando o artigo abaixo:

O que é tratamento de canal?

O tratamento de canal é um procedimento onde a polpa dentária comprometida é removida e o interior do dente é preenchido com um material obturador.

Esse procedimento faz parte de uma especialidade da odontologia chamada endodontia, que é responsável por estudar e tratar complicações relacionadas à polpa do dente.

Geralmente ele é realizado quando o paciente possui uma infecção por cárie em estágio avançado, ou seja, quando ela atingiu a parte mais interna do dente, chamada de polpa.

Por que realizamos um tratamento de canal?

Assim como foi dito anteriormente, o tratamento de canal é um procedimento que consiste na remoção da polpa do dente comprometida seguida do preenchimento do dente com um material obturador.

Sendo assim, ela é realizada quando há algum comprometimento da polpa do dente, que geralmente ocorre por conta de algum caso de cárie avançada ou fratura dentária.

Mulher sentindo dor de dente indicando a necessidade de um tratamento de canal

Sintomas que podem indicar a necessidade de canal dentário?

Assim como foi dito anteriormente, esse procedimento é realizado quando há algum comprometimento da polpa dentária. No entanto, quais são os sintomas que podem indicar que há algo de errado com ela?

Confira os principais sintomas que indicam alguma complicação na polpa do dente:

Dor de dente

Assim como sabemos, a dor de dente é um sintoma bastante comum de que há algum problema nos dentes, e não é diferente para o comprometimento da polpa dentária.

Isso se deve ao fato de que essa dor pode ser derivada de alguma cárie em estágio avançado ou fratura dentária mais severa.

Sensibilidade

Apesar da sensibilidade dentária ser um sintoma bem comum, ela também pode ser um indicativo de algum problema com a polpa do dente.

Isso se deve ao fato de que ela pode significar que a camada do esmalte dentário se encontra comprometida por algum fator, causando a sensibilidade a alimentos quentes e frios.

Inchaço

O inchaço é um sintoma que indica que há algo de errado naquela determinada região, o que não é diferente para inchaços no interior da boca.

Quando ele ocorre ao redor do dente pode ser derivado de alguma infecção que acabou chegando à gengiva, resultando na formação de abscessos ou bolsas de pus.

Qual a importância de realizar um tratamento de canal?

A polpa dentária é a região do dente responsável por nutri-lo, ou seja, é nela que se encontram todos os nervos e vasos sanguíneos do dente.

Sendo assim, o comprometimento dessa estrutura implica no comprometimento de todo o dente do paciente, podendo resultar na necessidade de extraí-lo.

No entanto, com o tratamento de canal é possível remover a polpa do dente e em seguida preencher o local onde ela estava com um material obturador, evitando a necessidade de extrair o dente.

Logo, esse tratamento é responsável por preservar a estrutura do dente, garantindo a possibilidade de evitar a extração do mesmo.

Tratamento de canal sendo realizado

Como ele é feito?

O tratamento de canal inicia-se a partir da avaliação de um profissional, onde por meio dela ele irá confirmar ou não a necessidade de sua realização.

Após a confirmação da necessidade de realizá-lo, é necessário realizar alguns exames antes de iniciar o procedimento.

Inicialmente é aplicada uma anestesia local para que o paciente não sinta nenhum incômodo durante o procedimento. Em seguida é feita a remoção da polpa dentária, seguida de uma limpeza da cavidade pulpar.

Assim que a câmara pulpar é limpa, o profissional faz o selamento das raízes e em seguida preenche o interior do dente com um material obturador.

Por fim, quando necessário é feita uma restauração, que é um procedimento responsável por conferir um formato funcional para a coroa dentária.

Quanto tempo dura um tratamento de canal?

O tratamento de canal é um procedimento realizado com o intuito de durar pelo restante da vida do paciente. No entanto, nos casos onde o procedimento não é realizado da maneira correta ou quando o paciente não mantém cuidados adequados de higiene podem surgir complicações.

Quando surgem essas complicações pode ser necessário refazer o procedimento ou, em casos mais severos, extrair o dente.

Cuidados após o tratamento de canal

Apesar de o tratamento de canal ser um procedimento bastante simples, ele ainda exige que o paciente adote alguns cuidados para evitar o surgimento de complicações.

Sendo assim, confira quais são os principais cuidados que devemos ter após a realização desse procedimento:

Evite ingerir alimentos rígidos e/ou pegajosos

Após a realização do tratamento de canal é importante que o paciente evite ingerir alimentos mais rígidos e pegajosos, pois eles podem acabar danificando a obturação.

Além disso, também é importante que o paciente evite mastigar os alimentos do lado onde o procedimento foi realizado durante os primeiros dias, pois o canal não se encontra completamente firme.

Dessa forma, é importante evitar forçar a obturação nos primeiros dias, pois isso pode acabar provocando fraturas em sua estrutura.

Mantenha uma boa higiene bucal

Nos primeiros dias após a realização do canal dentário é importante que o paciente evite exercer força demasiada sobre a obturação, no entanto é extremamente importante higienizar adequadamente a boca.

Portanto, para cuidar adequadamente da higiene é importante que o paciente utilize o fio dental corretamente e escove os dentes utilizando uma escova de cerdas macias, evitando utilizar força excessiva sobre diretamente sobre a obturação.

Utilize a medicação da forma correta

Após a realização do canal, é comum que o profissional receite ao paciente o uso de alguns medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos.

Eles são responsáveis por evitar o surgimento de incômodos como dores e inflamações, portanto é essencial que o paciente utilize-os da maneira como foram receitados.

Faça o acompanhamento do canal

Após a realização desse procedimento, é necessário que o paciente retorne ao consultório para uma avaliação do canal, portanto, é essencial que ele não falte a essa consulta.

Essa visita é importante pois através dela o profissional poderá avaliar o canal e verificar se não é necessário fazer nenhuma correção.

LEIA TAMBÉM: Tratamento de canal preço? Descubra tudo sobre!

Qual a importância de escolher uma clínica de confiança para realizar seu tratamento de canal?

Na hora de realizar seu tratamento de canal é importante que você escolha uma clínica que possua profissionais qualificados e equipamentos de ótima qualidade para que você seja atendido da melhor maneira.

Isso se deve ao fato de que quando o tratamento de canal é mal feito, ele pode trazer diversas complicações para o paciente.

Portanto na hora de escolher uma clínica para realizar o tratamento de canal, confie na OralDents, com ela você conta com bons equipamentos e profissionais qualificados para lhe oferecer o melhor atendimento possível.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *