o que é tártaro

O que é tártaro? Descubra suas causas e tratamento!

O tártaro é um problema muito comum nos dias de hoje que ocorre principalmente por conta da má higienização dos dentes.

Confira mais sobre o que é tártaro e mais no artigo abaixo:

O que é tártaro?

O tártaro, também chamado de cálculo dental, consiste em uma camada rígida e porosa que se forma sobre os dentes e possui uma tonalidade amarelada ou amarronzada.

Geralmente ele se forma próximo a linha das gengivas, no entanto ele também pode surgir abaixo da linha da gengiva, recebendo o nome de tártaro subgengival.

Esse problema geralmente surge por conta da higienização ineficiente dos dentes e pode causar vários problemas, como a irritação da gengiva e facilitar o desenvolvimento de cáries.

Além disso, por conta de essa camada possuir uma tonalidade diferente dos dentes, ela também pode causar um prejuízo estético ao paciente.

Como ele se forma?

A principal causa do tártaro é a má higienização dos dentes, o que se deve ao fato de que isso contribui para o acúmulo de partículas de alimentos sobre os dentes.

Essas partículas fazem com que algumas bactérias presentes no interior da boca se acumulem na superfície dos dentes ao redor dessas partículas.

A junção dos restos de alimentos e bactérias forma uma película de biofilme sobre os dentes chamada placa bacteriana. Essa placa bacteriana geralmente pode ser retirada através da escovação e do uso do fio dental.

No entanto, quando essa placa não é removida de cima dos dentes, ela pode acabar enrijecendo e se tornando o que conhecemos como tártaro.

Ele pode surgir tanto nos dentes acima da linha da gengiva quanto no abaixo da linha da gengiva, o chamado tártaro subgengival.

O que o tártaro pode causar?

Assim como visto anteriormente, o tártaro é uma camada rígida que se forma sobre os dentes e é composta por restos de alimentos, bactérias e saliva.

Quando essas bactérias se alimentam, elas produzem uma espécie de ácido que é corrosivo para os dentes e também acaba irritando a gengiva.

Sendo assim, com o passar do tempo, e a constante liberação desse ácido sobre a superfície dos dentes pode acabar corroendo os dentes, provocando assim um processo de cárie no dente.

A irritação das gengivas pode provocar um caso de gengivite, que se não for tratado pode evoluir para uma periodontite e causar vários danos à integridade bucal do paciente.

Além dos problemas à saúde bucal, o tártaro também pode comprometer a estética dos dentes por conta de possuir uma tonalidade amarelada ou amarronzada.

Como remover o tártaro dos dentes

Como remover o tártaro dos dentes?

Diferentemente da placa bacteriana, o tártaro não pode ser removido através de uma simples escovação dos dentes e uso do fio dental.

Logo, para realizar a remoção do tártaro nos dentes é recomendado que o paciente realize uma profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes.

Uma etapa do procedimento de profilaxia consiste na raspagem dental, onde o dentista irá utilizar um dispositivo de ultrassom ou uma cureta manual para realizar sua remoção.

O aparelho de ultrassom é responsável por emitir ondas que quebram o tártaro em pequenos pedacinhos, o que facilita sua remoção. Já a cureta manual consiste apenas em uma ferramenta utilizada para raspar o tártaro até que ele se desprenda.

Portanto, através da realização desse procedimento é possível evitar o surgimento de várias complicações geradas pelo tártaro.

Como evitar a sua formação?

Assim como foi visto anteriormente, o tártaro nos dentes é uma condição que surge por conta do endurecimento da placa bacteriana que se encontra sobre os elementos dentais.

Sendo assim, para evitar a formação é importante que o paciente higienize os dentes da maneira correta, através de uma boa escovação e do uso correto do fio dental.

Desse modo, ele será capaz de remover a placa bacteriana de cima dos dentes, prevenindo assim a formação do tártaro sobre os dentes.

Além disso, também é importante realizar as visitas regulares ao dentista para realizar a profilaxia, visto que ela é uma limpeza mais completa dos dentes.

Ela também oferece ao profissional a oportunidade de avaliar a higienização bucal do paciente e recomendar a adoção de melhores hábitos se for necessário.

o que é tártaro nos dentes

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *