modelo de prótese dentária com utensílios odontológicos sobre fundo azulado

O que é prótese dentária? Tire suas dúvidas sobre o procedimento

Você sabe o que é prótese dentária?

Neste artigo falaremos mais sobre o que é prótese dentária, seus principais tipos e para que serve. Desse modo continue acompanhando para saber mais:

O que é prótese dentária?

A prótese dentária é um dispositivo utilizado para realizar a substituição de dentes que foram perdidos pelo paciente. Elas podem ser fixas e removíveis, assim como também podem ser totais ou parciais, portanto elas são feitas de modo que possam atender aos mais diversos tipos de necessidades dos pacientes.

As próteses dentárias também podem ser confeccionadas de diferentes materiais de modo que cada um confira características diferentes para a prótese.

dentista mostrando o que é prótese dentária

Vantagens de se utilizar a prótese dentária?

A prótese dentária tem o objetivo principal de repor os dentes faltosos da boca do paciente, porém seu uso também garante outros benefícios ao paciente.

Sendo assim, confira quais são os principais vantagens do uso da prótese dentária:

  • Melhora da autoestima;
  • Melhora o processo de digestão;
  • Proteção dos tecidos periodontais;
  • Manter o alinhamento dos dentes.

1. Melhora da autoestima

A perda dentária é um dos principais fatores que influenciam na autoestima do paciente quando se trata de problemas bucais.

Ela causa uma diminuição da autoestima pelo fato de que a falta de dentes causa uma certa falha na estética do sorriso, fazendo com que o paciente fique com vergonha de sorrir e conversar normalmente.

Logo, o uso da prótese, que é responsável pela reposição dos dentes, faz com que o paciente se sinta à vontade para voltar a sorrir.

2. Melhora o processo de digestão

Os dentes são uma parte importante do processo de digestão, visto que eles são responsáveis por efetuar a primeira parte da digestão, ou seja, triturar os alimentos.

Desse modo, a falta dos dentes faz com que os alimentos sejam ingeridos sem estarem devidamente triturados, o que por sua vez pode acabar atrapalhando a digestão.

Sendo assim, com o uso da prótese dentária o paciente consegue repor suas funções mastigatórias, o que acontece graças ao fato de a prótese contribuir para a reposição dos dentes.

3. Proteção dos tecidos periodontais

A perda dentária é responsável por deixar o paciente sem os dentes, o que por sua vez influencia na perda dos tecidos periodontais.

O periodonto é naturalmente protegido pelos dentes do paciente, o que garante que não haja nenhum dano causado a ele.

Quando os dentes são perdidos, o periodonto fica sem nenhuma proteção, fazendo com que haja a reabsorção óssea do periodonto.

4. Manter o alinhamento dos dentes

Quando o paciente perde alguns dentes, é comum que os dentes próximos ao dente que foi perdido se movimentem para tentar cobrir o espaço deixado pelo dente ausente.

Portanto, o uso da prótese pode evitar essa movimentação, visto que ela irá evitar a movimentação dos dentes adjacentes.

Desse modo, a prótese contribui para manter o alinhamento dos dentes, visto que ela repõe os dentes perdidos, impedindo assim a movimentação dos dentes adjacentes.

tipo de prótese dentária sobre fundo esbranquiçado

Quais são os tipos de prótese dentária?

Assim como dito anteriormente, existem diversos tipos de prótese dentária, nos quais cada um dos modelos é responsável por oferecer diferentes características.

Sendo assim, confira quais são os principais tipos de prótese dentária:

  • Dentadura;
  • Ponte móvel;
  • Coroa dentária;
  • Overdenture;
  • Protocolo.

1. Dentadura

A dentadura é um tipo de prótese dentária total removível e apesar de geralmente ser confeccionada de acrílico, ela também possui uma versão de silicone, chamada de prótese dentária flexível.

Por se tratar de uma prótese total, ela repõe todos os dentes perdidos da arcada do paciente, ou seja, ela é composta por todos os dentes artificiais.

Sua fixação é feita por meio do uso de colas ou adesivos próprios para a fixação de próteses dentárias.

2. Ponte móvel

Também conhecida como PPR ou prótese parcial removível, a ponte móvel é um tipo de prótese criada para substituir alguns dentes perdidos do paciente.

Além disso, ela necessita de alguns dentes remanescentes visto que eles são responsáveis por sustentarem seu sistema de fixação.

Ela pode ser fixada através de um sistema de encaixes que ficam posicionados atrás dos dentes ou através de um sistema de grampos, que podem ser metálicos ou transparentes.

Geralmente essa prótese é confeccionada de acrílico sobre uma estrutura metálica, porém ela também possui sua versão flexível que é confeccionada de silicone.

3. Coroa dentária

Também chamada de prótese fixa unitária, ela é uma prótese utilizada para substituir um único dente ausente do paciente.

A coroa dentária corresponde a prótese que possui o formato do dente que ela irá substituir e pode ser utilizada para substituir qualquer dente.

Essa prótese é fixada sobre um implante dentário, o que muitas vezes faz com que ela acabe recebendo esse nome. Porém, o implante diz respeito somente ao pino inserido no osso do paciente.

Ela pode ser confeccionada de resina acrílica, porcelana odontológica ou ainda ser feita utilizando ligas metálicas.

4. Overdenture

A overdenture é um tipo de prótese total removível que possui sua fixação feita sobre implantes, porém não diretamente sobre eles.

Ela pode ser confeccionada utilizando dois métodos de fixação, que são:

  • Barra-clip, é um sistema onde barras são fixadas entre os implantes e alguns clips são presos à prótese. A fixação por fim é feita através do encaixe dos clips da prótese nas barras dos implantes;
  • O’Ring, consiste em um tipo de fixação onde existem pequenas esferas presas nos implantes e pequenos furos na prótese, que são possuem o anel O’Ring em seu interior que é responsável por contribuir para a fixação do encaixe dos furos nas esferas.

Desse modo, elas não são fixadas diretamente sobre os implante, mas sim seu sistema de encaixe é fixo sobre ele.

5. Protocolo

A prótese protocolo é um tipo de prótese dentária fixa sobre implantes. Sua fixação ocorre através do aparafusamento da prótese nos implantes.

Ela é um tipo de prótese total, portanto ela é utilizada para substituir todos os dentes de uma arcada dentária do paciente.

Geralmente ela é confeccionada de porcelana odontológica, podendo ser fixada sobre implantes de zircônia ou de metal.

idosa feliz com o seu sorriso por causa do tratamento com prótese dentária

Coloque sua prótese dentária em uma clínica de confiança

Na hora de iniciar o tratamento com a prótese dentária é importante procurar uma clínica que ofereça uma boa estrutura e tenha profissionais experientes para oferecer o melhor atendimento possível.

Sendo assim, quando for escolher uma clínica para colocar sua prótese dentária conte com a OralDents!

Na OralDents você conta com profissionais extremamente capacitados, que podem explicá-lo de maneira simples o que é prótese dentária e apresentar os modelos disponíveis.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *