Zoom em boca de paciente em meio a uma profilaxia dental no consultório odontológico

O que é profilaxia dental? Saiba tudo sobre o procedimento

A profilaxia dental é um procedimento padrão no consultório odontológico que deve ser realizado periodicamente nas visitas regulares ao dentista.

Ela é responsável por proporcionar ao paciente diversos benefícios promovidos pela limpeza dos dentes, incluindo a prevenção de complicações bucais.

Sendo assim, para saber mais sobre o que é profilaxia dental continue acompanhando o artigo abaixo:

O que é profilaxia dental?

A profilaxia dental diz respeito a um procedimento realizado em consultório odontológico onde o profissional irá fazer a limpeza dos dentes do paciente.

Ela consiste em um procedimento indolor que deve ser realizado periodicamente para que seus benefícios possam ser mantidos.

Juntamente com ela é realizado um procedimento chamado raspagem de tártaro, ou raspagem dental, que é feito para remover o tártaro da superfície dos dentes.

Para que serve a profilaxia dental?

A profilaxia dental é o procedimento de limpeza dos dentes efetuada por um profissional, desse modo, ela confere a possibilidade de uma higienização bucal mais completa.

Esse procedimento também é responsável por remover a placa bacteriana e o tártaro da superfície dos dentes do paciente, contribuindo assim para prevenir o surgimento de várias complicações.

Deste modo, por meio de sua realização é possível evitar o surgimento de complicações derivadas das bactérias presentes nessas camadas.

Para quem ela é indicada?

A profilaxia dental é um procedimento odontológico rotineiro e padrão, ou seja, ela deve ser realizada por todos os pacientes, desde crianças até idosos, periodicamente.

Paciente passando por uma profilaxia dental em consultório odontológico

Como a profilaxia dental é feita?

A profilaxia dental é um procedimento realizado em consultório odontológico e se inicia com a avaliação da cavidade oral pelo profissional.

A partir dessa avaliação o profissional irá verificar se há a presença de tártaro na superfície dos dentes ou próximo à linha da gengiva.

Caso confirmada sua presença, o profissional inicia um procedimento chamado de raspagem de tártaro ou raspagem dental que é responsável por remover todo o tártaro da superfície dos dentes do paciente.

Após a remoção do tártaro inicia-se a profilaxia, que é feita a partir do uso de um aparelho que libera um jato de uma solução de água com bicarbonato que é responsável por remover a placa bacteriana e limpar a superfície dos dentes.

Assim que se termina a limpeza com o jato, o profissional pode utilizar o fio dental no paciente para completar a higienização removendo a placa bacteriana presa entre os dentes, concluindo o procedimento.

Esse procedimento tem a duração de aproximadamente 1 hora e é indolor, no entanto, algumas vezes podem surgir alguns incômodos no uso do jato, por conta da sensibilidade dentária, ou durante a raspagem de tártaro.

Quais os benefícios dela?

A profilaxia dental consiste na higienização dos dentes feita por um profissional, sendo assim, ela é responsável por limpar os dentes de uma forma mais completa, proporcionando alguns benefícios para o paciente.

Desse modo, confira quais são seus principais benefícios:

Combate a halitose

Assim como sabemos, o mau hálito é uma condição provocada pela ação de bactérias no interior da boca, e como ela é um procedimento responsável por remover as bactérias do interior da boca, ele contribui para o combate do mau hálito.

Evita complicações bucais

A maior parte das complicações bucais tem início com o acúmulo de bactérias na superfície dos dentes e próximo à linha da gengiva, como a cárie e o tártaro.

Logo, por conta da profilaxia dental remover todas essas camadas de bactéria da superfície dos dentes, ela também contribui para evitar complicações bucais.

Esse procedimento também consegue prevenir a necessidade de procedimentos invasivos, como o tratamento de canal e alguns sintomas incômodos como a dor de dente.

Além disso, ela também auxilia a evitar a perda dentária, visto que parte de suas principais causas são a cárie e a periodontite, que tem seu início a partir da placa bacteriana e do tártaro.

Melhora do sorriso

A placa bacteriana é uma camada que se forma sobre os dentes sempre que nos alimentamos e é responsável por conferir ao dente uma aparência mais amarelada, enquanto o tártaro consiste em uma camada rígida amarelada ou amarronzada que se forma sobre a superfície dos dentes.

Portanto, tendo em vista que ela é responsável por remover todas essas camadas que, além de provocar o surgimento de complicações, prejudicam a estética dos dentes.

Sendo assim, ela é responsável por conferir aos dentes uma aparência mais branquinha sem a necessidade de se fazer um clareamento dental.

Identificação de problemas de saúde bucal

Assim como dito anteriormente, antes de se iniciar o procedimento é feita uma avaliação da cavidade bucal do paciente em busca de vestígios de tártaro.

Além do tártaro, essa avaliação também permite a identificação de problemas, como cáries, gengivite e periodontite.

Dessa forma é possível iniciar o tratamento dessas condições em seu estágio inicial, o que possibilita prevenir grandes danos causados por ela.

Paciente mulher sorrindo para dentista após a profilaxia dental

Como manter os resultados da profilaxia dental?

A profilaxia dental é um procedimento de limpeza profissional dos dentes que possibilita a remoção das camadas de bactéria que são responsáveis por causar problemas de saúde bucal.

Sendo assim, para manter seus benefícios é importante que o paciente mantenha bons cuidados de higiene bucal, através de uma boa escovação dos dentes e do uso correto do fio dental.

Além da boa higienização bucal, também é importante que o paciente realize visitas regulares ao dentista para avaliar se há algum tipo de problema e também para refazer a profilaxia dental.

Isto se deve ao fato de que ela é um procedimento periódico, ou seja, deve ser realizado periodicamente. A periodicidade recomendada é 6 em 6 meses, no entanto, em alguns casos, como o uso de aparelhos ortodônticos, pode ser necessário realizá-la com um intervalo menor de tempo.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Portanto, uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *