o que é invisalign

O que é Invisalign? Quais são suas vantagens? Descubra aqui!

O aparelho Invisalign consiste em um modelo de aparelho ortodôntico estético que também é removível e isso faz com que ele possua algumas vantagens e desvantagens quando comparado com os demais modelos.

Sendo assim, confira neste artigo o que é Invisalign e quais são as principais vantagens que ele possui em relação aos demais aparelhos:

O que é Invisalign?

O Invisalign é um tipo de aparelho ortodôntico diferente dos demais devido ao fato de não utilizar braquetes e fio ortodôntico, ou seja, ele não possui nenhuma peça que fica presa aos dentes.

Sendo assim, diferentemente dos modelos convencionais, esse aparelho consiste em um conjunto de alinhadores invisíveis que podem ser removidos e recolocados a qualquer momento.

Esses alinhadores são confeccionados com um material translúcido e são feitos sob medida para cada paciente para garantir que eles se encaixem corretamente na arcada dentária.

A confecção destes alinhadores só é possível por conta do molde intraoral que é feito antes de fabricá-los. Ele permite a possibilidade de projetar o progresso do tratamento, garantindo que seja possível confeccionar os alinhadores logo no início do tratamento.

Para que serve Invisalign

Para que serve Invisalign?

O Invisalign é um aparelho ortodôntico e como tal é responsável por efetuar algumas correções relacionadas ao posicionamento dos dentes do paciente.

Sendo assim, ele pode ser utilizado para corrigir:

No entanto, por se tratar um aparelho ortodôntico, ele não consegue corrigir problemas que possuem origem esquelética, pois nesses casos é necessário utilizar um aparelho ortopédico ou realizar uma cirurgia ortognática.

Como funciona o Invisalign?

O aparelho Invisalign consiste em um conjunto de alinhadores invisíveis que são confeccionados a partir de um molde digital, que permite a projeção do tratamento e a confecção das placas que serão utilizadas durante o tratamento.

Cada um dos alinhadores que serão utilizados ao decorrer do tratamento corresponde a uma etapa do tratamento, ou seja, ele só é utilizado por um determinado período de tempo.

Durante o tempo em que é utilizado, o alinhador é responsável por efetuar uma determinada movimentação nos dentes do paciente e assim que conclui a modificação responsável é substituído pelo próximo alinhador.

Sendo assim, o Invisalign proporciona a correção do posicionamento dos dentes a partir dessa substituição de placas que é feita durante todo o tratamento.

Para que essas placas fiquem firmes nos dentes, são feitos pequenos pontos de resina nos dentes chamados de “Attachments” e funcionam como pontos de apoio para que eles se encaixem e fiquem presos sobre o dente durante o uso.

Por se tratar de um aparelho removível, ele deve ser removido durante a alimentação e a higienização dos dentes, para prevenir que alimentos se agarrem em sua estrutura e permitir a higienização dos dentes.

Além disso, por conta de seu material translúcido ele consegue ficar quase imperceptível na boca do paciente, tornando-o capaz de promover o alinhamento dos dentes de forma discreta.

Quais são as vantagens do aparelho Invisalign

Quais são as vantagens do aparelho Invisalign?

O aparelho Invisalign é um modelo de aparelho ortodôntico diferente dos convencionais, o que faz com que ele proporcione algumas vantagens e desvantagens em relação a eles.

Sendo assim, confira quais são as principais vantagens do Invisalign:

Proporciona um tratamento mais discreto

Os modelos convencionais de aparelho possuem braquetes metálicos e fio ortodôntico presos sobre o dente, o que acaba modificando a estética do sorriso e isso acaba fazendo com que alguns paciente optem por não realizar o tratamento ortodôntico.

Porém, o Invisalign é um aparelho mais discreto pois consiste apenas em uma placa translúcida que possui o formato exato dos dentes.

Além disso, por se tratar de um aparelho removível, ele pode ser retirado na hora de tirar fotos ou gravar vídeos, garantindo assim que ele não apareça.

É mais confortável

Os modelos de aparelho ortodôntico fixo possuem braquetes colados ao dente e o fio ortodôntico presos na frente dos dentes e isso muitas vezes pode acabar causando feridas na parte interna da mucosa oral.

Já o Invisalign não possui nenhuma estrutura presa aos dentes e a parte que fica em contato com a parte interna dos lábios é lisa, evitando assim o surgimento de feridas.

Mais prático

O Invisalign é um aparelho removível, e como tal, oferece ao paciente a possibilidade de removê-lo para comer e para participar de festa e eventos.

Dessa forma, o paciente não precisa se incomodar com o aparelho atrapalhando-o na hora de se alimentar. O fato de ser removível também garante que o paciente possa removê-lo para higienizar os dentes, tornando o processo mais simples.

Promove uma melhor saúde bucal

Assim como dito anteriormente, o aparelho Invisalign é um aparelho removível e isso permite que ele possa ser removido para higienizar os dentes.

Isso permite que seja possível utilizar o fio dental e escovar os dentes sem nenhum impedimento, garantindo uma higienização mais completa da boca.

Melhora a autoestima

Os aparelhos ortodônticos são responsáveis por promover a correção do posicionamento dos dentes do paciente, melhorando assim sua autoestima.

No entanto, os aparelhos convencionais possuem as peças metálicas presas ao dente, o que pode acabar comprometendo um pouco a aparência do sorriso.

Isto não acontece com o Invisalign, pois ele é um aparelho transparente e possui o formato dos dentes, fazendo com que ele consiga ser quase imperceptível, garantindo que seu uso não afete o sorriso do paciente.

Oferece os mesmos resultados que os aparelho convencionais

O tratamento com o Invisalign geralmente é mais rápido do que o com o modelo convencional, no entanto, os resultados produzidos por ambos são iguais.

Porém, apesar de proporcionarem os mesmos resultados, o tratamento com o aparelho Invisalign tende a ser mais confortável e agradável que com os modelos convencionais.

Portanto, na hora de optar por um aparelho ortodôntico, o paciente pode escolher o Invisalign sem receio de ele não funcionar corretamente, pois ambos promovem os mesmos resultados.

LEIA TAMBÉM: Invisalign preço: veja aqui quanto custa esse tratamento

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *