o que é harmonização facial

O que é harmonização facial? Veja quais são os procedimentos

A harmonização facial é um conjunto de procedimentos que são realizados com o intuito de conferir ao paciente a possibilidade de deixar o rosto mais definido e com uma aparência mais jovial.

Sendo assim, confira o que é harmonização facial e saiba mais sobre os procedimentos envolvidos nela:

O que é harmonização facial?

A harmonização facial é um conjunto de procedimentos não invasivos que possuem o objetivo de conferir maior definição, volume ou realçar determinadas partes do rosto do paciente.

Além disso, esses procedimentos são responsáveis por promover um rejuvenescimento da pele, proporcionando uma aparência mais jovial da pele.

Saiba tudo sobre harmonização facial em nosso vídeo sobre esse tipo de procedimento:

Quais são os procedimentos envolvidos na harmonização facial?

Assim como foi dito anteriormente, a harmonização facial é um conjunto de procedimentos não invasivos que são realizados com o objetivo de deixar o rosto mais definido e conferir uma aparência mais jovial para o paciente.

Sendo assim, confira quais são os principais procedimentos e seus resultados de antes e depois da harmonização facial:

Preenchimento facial

O preenchimento facial é um procedimento realizado com o objetivo de conferir um maior volume para a região onde é realizado, corrigindo linhas de expressão e sulcos do rosto ou deixando a região mais volumosa.

Esse preenchimento é feito com uma substância chamada ácido hialurônico, essa substância já existe naturalmente no corpo humano, no entanto com o passar do tempo sua produção diminui.

Ela possui o objetivo de auxiliar a estimular a produção de fibras de colágeno e também manter a pele hidratada, conferindo uma aparência mais jovem para a pele.

Além de conceder à pele um aspecto mais jovial, ele também pode ser utilizado para preencher rugas e linhas de expressão.

Geralmente ele é aplicado sobre a pele com o uso de microcânula, o que garante uma maior uniformidade para a pele após a aplicação.

quais são os procedimentos envolvidos na harmonização facial

Botox

O botox é um procedimento onde aplica-se uma substância chamada toxina botulínica em determinadas regiões para suavizar rugas e linhas de expressão.

Essa toxina é derivada da bactéria Clostridium botulinum e possui o efeito de promover a paralisação ou redução da atividade muscular de determinada região.

Sendo assim, ela pode ser utilizada de forma preventiva ou corretiva a fim de reduzir a atividade muscular e consequentemente aliviar a formação de rugas.

Além da correção de rugas e linhas de expressão, o botox também pode ser utilizado para corrigir o sorriso gengival do paciente através de sua aplicação na musculatura do lábio superior, reduzindo sua atividade, o que faz com que ele suba menos e consequentemente exponha menos a gengiva.

Sua aplicação é feita com o uso de uma agulha dando um espaçamento de 1,5cm entre um ponto de aplicação e outro.

Microagulhamento

O microagulhamento é um procedimento que se baseia em pequenas perfurações feitas na pele com um conjunto de microagulhas.

Esse procedimento é realizado com o objetivo de estimular a produção de colágeno e outros tipos de fibras da pele.

Ele pode ser realizado com o uso de rollers, canetas ou carimbos que possuem microagulhas em sua estrutura que são responsáveis por causar pequenas feridas para estimular a renovação da pele.

Esse procedimento é minimamente invasivo, no entanto, geralmente é feito com o uso de um creme anestésico, mas também pode ser realizado sem o uso do creme.

Para realizar esse procedimento é importante que o paciente não esteja bronzeado, não possua infecções locais e nem sofra de câncer de pele na região onde será realizado ou próximo dela.

Fios de sustentação

Os fios de sustentação são um procedimento onde são inseridos finos fios que possuem pequenas garrinhas sob a pele para promover uma sustentação dos tecidos caídos da face.

Essa sustentação é promovida a partir da adesão das garrinhas ao tecido do rosto e do efeito de tração promovido pelo próprio fio.

Geralmente, esses fios são envoltos em substâncias que estimulam a produção de colágeno, que são responsáveis por promover à pele uma aparência mais jovial.

Existem dois tipos de fios que podem ser utilizados, os que são absorvíveis, como o PLLA e o PDO, e os que não são absorvíveis, como o russo e os búlgaros, além de também existir vários modelos de fio.

Peeling

O peeling é um procedimento responsável por promover uma descamação controlada da pele do paciente que possui o objetivo de promover uma renovação das células da pele.

Ele pode ser feito de forma física, onde utiliza de agentes mecânicos que promovem a descamação da pele, e de forma química, onde utiliza-se agentes químicos que promovem a descamação controlada.

Esse procedimento pode ser feito de forma superficial, para tratar manchas e prevenir cravos e espinhas, de forma média, para amenizar rugas e marcas mais profundas, e de forma profunda, para promover o tratamento de danos estéticos e promover o rejuvenescimento da pele.

Em quanto tempo é possível ver os resultados?

Geralmente, nos primeiros dias após a realização dos procedimentos de harmonização facial o rosto do paciente tende a ficar um pouco inchado, o que dificulta a visualização dos resultados.

Sendo assim, é possível visualizá-los após passado um certo período de tempo necessário para desinchar o rosto.

A velocidade com que se podem ver os resultados da harmonização facial pode variar de pessoa para pessoa e depende dos procedimentos específicos realizados durante o processo de harmonização. Alguns resultados podem ser perceptíveis imediatamente após o procedimento, enquanto outros podem levar algumas semanas para se tornarem totalmente visíveis.

Por exemplo, procedimentos como preenchimento labial e preenchimento de rugas podem apresentar resultados imediatos, com a melhoria do volume e das linhas faciais. No entanto, é comum haver algum inchaço ou pequenos hematomas temporários nos locais tratados, que podem levar alguns dias para desaparecer completamente.

Já em casos de aplicação de toxina botulínica (botox), os resultados podem levar alguns dias para se tornarem aparentes, com uma diminuição gradual das rugas e linhas de expressão tratadas à medida que a toxina começa a surtir efeito nos músculos faciais.

Para procedimentos mais invasivos ou que envolvam cirurgia, como rinoplastia ou implantes faciais, os resultados finais podem levar algumas semanas ou até meses para serem completamente visíveis, uma vez que o inchaço e a recuperação completa do procedimento podem levar algum tempo.

É importante lembrar que cada pessoa é única e responde de forma individual aos tratamentos estéticos. É fundamental seguir as orientações do profissional de saúde ou cirurgião plástico, bem como ter expectativas realistas em relação aos resultados. Além disso, é importante levar em conta o tempo de recuperação e os cuidados pós-procedimentos para obter os melhores resultados possíveis da harmonização facial.

Quanto tempo dura

Quanto tempo dura?

A harmonização facial é um conjunto de técnicas e cada uma delas possui uma duração específica, portanto não é possível afirmar uma duração fixa para todas elas.

Além disso, cada pele reage de uma forma ao tratamento de modo que não é possível afirmar uma duração exata dos resultados, apenas uma duração média.

Sendo assim, confira a duração média dos resultados de cada procedimento:

  • Botox: de 4 a 6 meses;
  • Preenchimento facial: de 12 a 18 meses;
  • Fios de sustentação: de 12 a 24 meses;
  • Microagulhamento: em média 8 meses;
  • Peeling: a duração dos resultados do peeling dependerá diretamente dos cuidados de skincare do paciente.

Cuidados após o procedimento

Apesar de não serem procedimentos invasivos, as técnicas envolvidas na harmonização facial exigem que o paciente tenha alguns cuidados após sua realização.

Esses cuidados são necessários para evitar o surgimento de complicações pós-procedimento. Sendo assim, confira quais são os principais cuidados que devemos ter após sua realização:

  • Evitar exposição solar;
  • Evitar exposição do rosto à altas temperaturas;
  • Sempre utilizar protetor solar;
  • Evitar atividades físicas muito intensas e massagens na região do rosto;
  • Evitar o uso de cosméticos.

LEIA TAMBÉM: Harmonização facial preços: conheça os procedimentos e seus valores

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *