o que é contenção dentária

Descubra aqui o que é contenção dentária e quais seus tipos!

Após o término do tratamento ortodôntico é comum que o paciente pense que ele finalmente estará livre de usar aparelhos, porém na realidade não é bem assim.

Ao fim do tratamento com os aparelhos, é necessário que o paciente utilize uma contenção dentária. Para saber o que é contenção dentária continue acompanhando nosso artigo abaixo:

O que é contenção dentária?

A contenção dentária, também conhecida como aparelho de contenção ou contenção ortodôntica, é o aparelho que é utilizado após o término do tratamento ortodôntico.

Ela pode ser encontrada em dois modelos, sendo um a contenção móvel e outro a contenção fixa.

Além das diferenças de um modelo ser fixo e o outro móvel, elas também são confeccionadas de maneiras diferentes.

Geralmente, as contenções móveis são utilizadas por um período de tempo equivalente à duração do tratamento com o aparelho ortodôntico, enquanto as fixas geralmente são utilizadas por toda a vida do paciente.

para que serve a contenção de dente

Para que serve a contenção de dente?

Os dentes dos seres humanos são mantidos no lugar pelo periodonto, que é o conjunto de estruturas responsáveis por realizar a sustentação dos dentes.

E esse conjunto de estruturas possui uma memória elástica, fazendo com que os dentes tendam a voltar para o seu lugar de origem.

Portanto, para evitar que isso ocorra, o aparelho de contenção é utilizado após o término do tratamento odontológico com aparelhos.

O que faz com que seu objetivo seja manter os dentes em seu devido lugar após a remoção do aparelho ortodôntico.

Logo, a partir do seu uso é possível evitar alguns problemas derivados da tentativa de retorno dos dentes ao local de origem, como o apinhamento e desalinhamento dentário.

Quais os tipos de contenção dentária?

Assim como existem diversos tipos de aparelho ortodôntico, a contenção dentária também possui diversos modelos, sendo eles a móvel e a fixa.

Ambos os modelos, fixo e móvel, podem ser utilizados tanto na arcada superior quanto na inferior, porém geralmente a fixa é usada na arcada inferior e a móvel na superior.

Além disso, entre as fixas e as móveis também possuem modelos diferentes, confira mais informações a respeito dos modelos de contenção dentária:

Contenção fixa

A contenção fixa é um dos modelos de contenção ortodôntica existentes atualmente que assim como o nome sugere fica fixa nos dentes.

Esse tipo de contenção consiste em um fio metálico que é posicionado atrás dos dentes e possui dois modelos, sendo eles a contenção fixa higiênica e a reta.

Apesar de ambas serem confeccionadas de forma que sua estrutura seja um fio metálico, elas possuem formatos diferentes que garantem a elas diferentes características.

A contenção higiênica possui um formato ondulado, de modo que os vales de suas ondulações fiquem posicionados exatamente no intervalo entre um dente e outro.

Dessa forma, ela garante que o uso do fio dental seja facilitado, porém por ser ondulada ela utiliza mais material em sua confecção, o que contribui para o acúmulo de partículas sob sua estrutura, causando assim a formação de placa bacteriana embaixo dela.

Já a contenção reta, assim como o nome sugere, é um fio metálico reto que é posicionado atrás dos dentes.

Por ser um fio reto, ela utiliza pouco material, o que garante que ela retenha muito poucas partículas de alimentos, contribuindo para evitar a formação da placa bacteriana sob sua estrutura.

Porém, o fato de ser reta interfere na utilização do fio dental, visto que ela fica atravessada no espaço entre um dente e outro, dificultando a inserção do fio dental.

Sendo assim, ambos os modelos de contenção fixa possuem vantagens e desvantagens e geralmente cabe ao dentista a decisão de qual contenção o paciente irá utilizar.

Contenção móvel

A contenção móvel, como seu próprio nome sugere, é um aparelho removível, o que faz com que sua eficácia dependa completamente do paciente utilizá-la da maneira correta.

Por ser removível, ela garante que sua higienização seja mais simples e eficaz, visto que ela pode ser retirada para higienizar os dentes e a própria contenção.

Ela também deve ser removida durante a alimentação e o recomendado é colocá-la novamente apenas após higienizar os dentes, garantindo assim que ela não acumule partículas de alimentos.

É possível encontrá-la em dois modelos principais, sendo a contenção móvel convencional e a estética.

A estética recebe esse nome por conseguir se camuflar entre os dentes, passando a impressão de que o paciente não está utilizando nada.

Ela consiste em uma estrutura de acrílico que possui o formato dos dentes, assemelhando-se ao aparelho Invisalign.

Já a contenção convencional consiste em um modelo que possui uma placa de acrílico que fica posicionada atrás dos dentes e um fio metálico que atravessa na frente dos dentes.

Dessa forma ela consegue ficar presa a boca e garantir que os dentes sejam mantidos em seus devidos lugares.

Realize seu tratamento odontológico em uma clínica de confiança

Na hora de realizar seu tratamento odontológico é importante escolher uma clínica de confiança, visto que é ela quem fornecerá todo o tratamento.

Além disso, também é importante que a clínica possua bons profissionais, visto que o resultado do tratamento depende da capacidade do profissional.

Sendo assim, a OralDents é capaz de lhe proporcionar um tratamento com uma ótima estrutura e com ótimos profissionais.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *