o que é cárie

Saiba o que é cárie, por que surge e como se livrar de vez!

A cárie é uma das doenças mais comuns nos dias de hoje e pode afetar qualquer pessoa que possua dentição natural.

Desse modo, confira mais sobre o que é cárie, por que elas surgem, sintomas, como tratar e identificar:

O que é cárie?

A cárie é uma condição que afeta várias pessoas das mais diversas faixas etárias nos dias de hoje, o que faz com que uma criança com cárie seja tão comum quanto um adulto.

Ela é um problema que é resultado do acúmulo das bactérias que habitam a boca do paciente na superfície dos dentes.

Inicialmente essa condição tende a causar o aparecimento de pontinhos pretos no dente e com o avanço tendem a surgir pequenos furinhos.

Sendo assim, a cárie é o nome dado ao processo de desgaste dos dentes que ocorre por conta das bactérias acumuladas em sua superfície.

Por que surgem as cáries?

O principal fator que leva ao surgimento das cáries é a má higienização dos dentes devido ao fato de que isso leva ao acúmulo de partículas de alimentos na superfície dos dentes.

Ela também pode surgir por conta da xerostomia, visto que essa condição reduz o fluxo de saliva na boca, o que acaba contribuindo para a proliferação de bactérias no interior da boca.

Essas partículas presas aos dentes acabam atraindo diversas bactérias que habitam a boca naturalmente que se juntam sobre essas partículas.

Com o passar do tempo elas começam a se alimentar das partículas de alimentos presentes na boca do paciente, isso acaba fazendo com que elas produzam ácidos que são corrosivos aos dentes.

Isso acaba resultando na produção de um ácido que é corrosivo aos dentes, o que por sua vez resulta numa corrosão do esmalte dentário.

O desgaste provocado na superfície do tempo vai progredindo com o passar do tempo, formando assim os famosos buraquinhos da cárie.

LEIA TAMBÉM: Quanto tempo a cárie demora para destruir o dente?

Sintomas

Os principais sintomas pelos quais a cárie é reconhecida são a formação dos pontinhos pretos no dente e o surgimento de pequenos buraquinhos na superfície dos dentes.

No entanto, a cárie pode causar complicações além dessas, tais como:

  • Sensibilidade dentária;
  • Dor;
  • Halitose.

Além disso, quando a cárie está em um estágio avançado ela pode acabar atingindo a polpa do dente, provocando uma inflamação, a chamada pulpite.

Caso ela continue progredindo após alcançar a polpa dentária ela pode acabar alcançando os ossos alveolares e comprometer todo o tecido de sustentação dos dentes ou cair na corrente sanguínea provocando um caso de bacteremia.

Como identificar a cárie?

A cárie pode ser facilmente identificada pela análise de seus principais sintomas que são a formação de pontinhos pretos e de buraquinhos no dente.

No entanto, é importante ir ao dentista para que ele possa avaliar e confirmar se realmente diz respeito a um caso de cáries.

Dessa forma, no consultório ele poderá avaliar de forma mais precisa a presença de cáries e caso necessário solicitará a realização de um exame de raio X para uma melhor avaliação.

Como tirar cárie do dente

Como tirar cárie do dente?

A remoção da cárie é realizada em consultório e o modo como será retirada irá depender do estágio em que a cárie se encontra.

Em estágios mais iniciais onde só foi comprometida uma pequena parcela do esmalte dentário é feito apenas uma raspagem, onde remove-se todo o tecido comprometido dos dentes e em seguida realiza-se uma restauração para repor a estrutura removida.

Nos estágios mais severos onde há o comprometimento da polpa do dente o tratamento é feito através da realização de um tratamento de canal.

Esse tratamento é feito a partir da remoção da polpa dentária comprometida, seguido de uma limpeza do interior do dente e selagem das raízes.

Após a selagem é feito um preenchimento do dente com resina odontológica para prevenir reincidências.

Prevenção

Assim como dito anteriormente, a cárie é uma condição cuja principal causa é a má higienização dos dentes.

Dessa forma, a melhor forma de se prevenir o surgimento das cáries é mantendo uma boa higienização, através de uma boa escovação e do uso correto do fio dental.

Além disso, também é importante realizar visitas regulares ao consultório para realizar os procedimentos regulares como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes.

Ela é responsável por higienizar os dentes da maneira correta, garantindo a remoção de toda placa bacteriana e do tártaro nos dentes.

Outra forma de prevenção também acontece quando o paciente já realiza o acompanhamento odontológico desde pequeno.

Isso faz com que quando os dentes molares do paciente venham a nascer o profissional faça uma selagem dos sulcos na coroa desses dentes para evitar o aparecimento de cáries.

Para prevenir a cárie também é importante que o paciente evite ingerir alimentos muito açucarados pois o açúcar é digerido mais rapidamente pelas bactérias, o que acaba fazendo com que o processo de corrosão dos dentes seja acelerado.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *