mordida cruzada

Mordida cruzada: o que é, causas, sintomas e como tratar

A mordida cruzada é um dos tipos de má-oclusão mais comum nos dias de hoje e pode ocorrer por fatores externos ou ser herdada dos pais.

Nesse artigo falaremos mais a seu respeito, confira:

O que é mordida cruzada?

A mordida cruzada é um tipo de mordida errada muito comum nos dias de hoje, ou seja, ela diz respeito ao alinhamento anormal dos dentes que resulta em um problema de encaixe dos deles durante a oclusão.

Essa má-oclusão é responsável por fazer com que os dentes de uma arcada se posicionem à frente dos dentes da outra arcada.

Isso pode ocorrer nos dentes da frente ou nos dentes laterais, recebendo o nome de mordida cruzada frontal ou lateral.

Quando ocorre de forma posterior, os dentes da frente de uma arcada tendem a cobrir os da outra, e quando ocorre de forma anterior, os dentes laterais são afetados, e geralmente deixam a boca do paciente torta.

A origem desse problema pode ser de origem esquelética, que é quando essa má-oclusão ocorre por uma falha no posicionamento das arcadas, ou de origem dentária, onde ocorre por causa da inclinação dos dentes.

Sintomas

A mordida cruzada corresponde a um tipo de má-oclusão e como tal pode afetar o bem-estar do paciente. Sendo assim, confira quais são os principais sintomas dessa condição:

  • Problemas no desenvolvimento correto da face, que pode afetar a respiração, a fala e a mastigação;
  • Bruxismo;
  • Feridas no céu da boca;
  • Queixo para frente ou para trás;
  • Boca torta;
  • Fraturas;
  • Perda dentária;
  • Retração gengival;
  • Desgaste dos dentes;
  • Problemas na ATM.

Alguns dos sintomas podem não ocorrer de forma imediata, mas sim com o passar do tempo de forma gradativa.

Causas da mordida cruzada

Assim como dito anteriormente, a mordida cruzada pode ocorrer de forma esquelética ou pela inclinação errada dos dentes.

Dessa forma, geralmente a principal causa dessa condição tende a ser fatores genéticos, ou seja, normalmente é herdada dos pais. No entanto ela também pode ocorrer por fatores diferentes, como:

  • O ato de sugar o dedão ou utilizar chupeta por muito tempo;
  • Respiração bucal;
  • Problemas na postura;
  • Perda precoce ou permanência prolongada dos dentes de leite;
  • Hábitos parafuncionais, como roer as unhas ou morder tampas de canetas.

Nos casos onde sua causa é a hereditariedade e ela também pode causar problemas no crescimento da mandíbula, anomalias congênitas.

Como corrigir mordida cruzada?

Quando a mordida cruzada é identificada precocemente, seu tratamento pode ser realizado a partir do uso do aparelho ortodôntico convencional, do aparelho para abrir o céu da boca ou do aparelho externo.

O convencional geralmente é utilizado quando a causa do problema é o desalinhamento dentário, o que faz com que possa ser utilizado tanto por crianças quanto por adultos.

Já os outros dois modelos de aparelho são utilizados quando o problema é de origem esquelética e por se tratarem de aparelhos responsáveis por estimular o desenvolvimento ou modificar o posicionamento ósseo, geralmente são utilizados em crianças ou adolescentes, pelo fato de sua estrutura óssea permitir modificações.

Quando o problema possui origem esquelética e a arcada do paciente não permite mais alterações no desenvolvimento ósseo é necessário realizar uma cirurgia ortognática.

A cirurgia ortognática é um procedimento responsável por alterar o posicionamento do maxilar do paciente, corrigindo assim sua posição.

Sendo assim, a maneira como esse problema será corrigido irá depender da origem do problema e também da idade do paciente.

Mordida cruzada antes e depois

Assim como dito anteriormente, a mordida cruzada é responsável por causar diversos problemas para o paciente.

Além dos sintomas causados por essa condição, ela também pode fazer com que o paciente sofra com sua estética, visto que ela pode fazer com que os dentes de uma arcada cubram os outros e também deixar a boca torta ou o queixo muito para frente ou para trás.

Logo, o tratamento desse problema realiza a correção da mordida do paciente, o que consequentemente livra o paciente de todos os sintomas provocados pela mordida cruzada.

Dessa forma, depois da correção o paciente se vê livre dos prejuízos causados por essa condição e também reganha sua autoestima, visto que também corrigirá os déficits estéticos.

Escolha uma clínica de confiança para colocar seu aparelho ortodôntico

Na hora de colocar seu aparelho ortodôntico é importante que o paciente escolha uma clínica de confiança para realizar a instalação do aparelho e o acompanhamento do tratamento.

Além disso, uma clínica de confiança contribui para que o tratamento seja realizado de forma mais objetiva, fazendo com que o resultado do tratamento seja alcançado de forma mais rápida.

Sendo assim, a OralDents oferece o atendimento com profissionais qualificados para atendê-lo da melhor forma, além de contar com equipamentos de altíssima qualidade.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *