manchas nos dentes

Confira as principais causas das manchas nos dentes

As manchas nos dentes são um dos grandes problemas estéticos para o sorriso dos pacientes e que os leva a procurarem formas de resolvê-las.

Elas podem ter diversas causas e algumas vezes também podem ser evitadas. Sendo assim, confira quais são suas principais causas, tratamentos e como prevenir:

O que causa manchas nos dentes?

Assim como dito anteriormente, as manchas nos dentes podem possuir diversas causas, sendo que algumas vezes a causa pode ser um conjunto de fatores.

Confira quais são as principais causas das manchas nos dentes:

Flúor

O flúor é um componente presente em praticamente todos os itens de higienização oral, sendo assim, ele é fundamental para a manutenção da saúde bucal.

Porém, caso seja utilizado em excesso, o flúor pode acabar deixando os dentes com manchas brancas.

Cáries

As cáries consistem em um problema causado pelo acúmulo de bactérias na superfície do dente que com o passar do tempo começam a corroer o esmalte dentário.

Ela é formada pela má higienização dos dentes, que acaba fazendo com que partículas de alimentos fiquem presas aos dentes.

Esse acúmulo de partículas acaba gerando uma aglomeração de bactérias sobre elas, que ao consumirem essas partículas de alimentos, geram um ácido que é corrosivo aos dentes.

Desse modo, com o passar do tempo, essas bactérias formam manchas nos dentes e comprometendo sua estrutura, e caso não sejam tratadas podem levar a extração do dente.

Envelhecimento

O surgimento de manchas no dente é um processo natural no qual todas as pessoas sofrem. Ele ocorre por conta dos pigmentos que existem nos alimentos que com o passar do tempo naturalmente vão escurecendo os dentes.

Alimentos pigmentados

Existem alguns alimentos que possuem a pigmentação mais forte, sendo grandes exemplos o café, o vinho e alguns refrigerantes.

Dessa forma, ao consumir esses alimentos, os pigmentos deles podem acabar se aderindo ao esmalte dentário formando manchas nos dentes.

Traumas dentários

Os traumas dentários correspondem a impactos que os dentes sofrem ao decorrer da vida e podem acontecer a qualquer momento.

Quando eles acontecem, pode acabar ocorrendo algum tipo de fratura dentária, o que leva a formação de manchas nos dentes.

Cigarro

O cigarro é conhecido por causar inúmeros problemas problemas de saúde, porém ele não afeta só a saúde do corpo como também a dos dentes.

Isso se deve ao fato de a nicotina, que é uma das substâncias presentes na composição do cigarro, se prende na superfície do dente, o que acaba causando manchas nos dentes e propiciando complicações bucais.

como tratar manchas nos dentes

Como tratar manchas nos dentes?

Atualmente é possível encontrar diversos métodos na internet para fazer o clareamento dos dentes, inclusive grande parte deles são métodos utilizando produtos caseiros.

Todavia, não é recomendado utilizar nenhum desses métodos caseiros, pois eles podem acabar danificando a estrutura dos dentes.

Sendo assim, caso o paciente deseje remover as manchas nos dentes, é recomendado que ele opte pelo clareamento dental ou pelas lentes de contato dental.

Dessa forma, confira mais a respeito deles:

Clareamento dental

O clareamento dental consiste em um procedimento que pode ser realizado tanto em consultório odontológico quanto de forma caseira com o acompanhamento de um dentista.

O clareamento realizado em consultório, também chamado de clareamento dental a laser, consiste em um procedimento no qual o dentista aplica o agente clareador sobre os dentes e em seguida ativa-o através do uso de uma luz de laser.

Já o clareamento realizado de forma caseira consiste em um procedimento no qual o próprio paciente, seguindo as recomendações do dentista, aplica o agente clareador na moldeira e em seguida coloca-a na boca e deixa agir por um determinado tempo.

Sendo assim, é importante mencionar que nenhum método de clareamento dental utilizando produtos caseiros devem ser seguidos, pois eles podem danificar os dentes.

Dessa maneira, na hora de remover as manchas nos dentes é recomendado sempre buscar um profissional para que ele possa lhe orientar a respeito da melhor forma de clarear os dentes.

Lentes de contato dental

As lentes de contato dental consistem em finas películas confeccionadas de porcelana odontológica e são colocadas sobre os dentes.

Essas lentes de contato são todas confeccionadas a partir de um molde 3D da boca do paciente, o que garante que seu encaixe seja perfeito.

Para sua fixação, primeiro é realizado o desgaste dos dentes, que é feito com o uso de anestesia, o que garante que o paciente não sinta nenhuma dor.

Logo após o desgaste é realizada a cimentação das lentes de contato sobre os dentes, garantindo assim que os dentes fiquem com uma estética mais agradável.

Dessa forma, as lentes de contato são uma ótima forma de garantir aos seus dentes uma aparência mais agradável e promover um sorriso sem manchas nos dentes. Saiba mais sobre o procedimento em nosso podcast completo:

Realize seu clareamento dental em uma clínica de confiança

É importante realizar seus procedimentos odontológicos em uma clínica de confiança, visto que dessa maneira é possível evitar complicações.

Sendo assim, na hora de realizar seu clareamento dental ou outro procedimento odontológico conte com a OralDents.

Aqui na OralDents você encontra diversos profissionais qualificados, além de ótimos equipamentos que conseguem lhe garantir o melhor atendimento possível.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *