má-oclusão dentária

Má-oclusão dentária: veja quais são os principais tipos!

A má-oclusão dentária é um problema que afeta uma boa parcela da população e parte dela acaba convivendo com essa condição sem nem se dar conta.

No artigo abaixo você irá conferir mais a respeito dessa condição, acompanhe:

O que é má-oclusão dentária?

A oclusão corresponde ao ato de fechar a boca e durante a oclusão correta, os dentes superiores geralmente ficam ligeiramente à frente dos dentes inferiores.

No entanto, quando existe a má-oclusão dentária, o processo de oclusão não ocorre da mesma maneira que ocorreria naturalmente.

Esse problema tende a fazer com que os dentes inferiores fiquem à frente dos superiores ou fazer com que os dentes superiores se encontrem muito à frente dos inferiores.

Quando a oclusão incorreta ocorre de forma leve e não causa complicações, o paciente pode optar se deseja ou não corrigir essa condição.

No entanto, quando ela é mais severa, os sintomas provocados por ela podem ser bastante incômodos, o que faz com que nesses casos seja recomendado realizar um tratamento ortodôntico para corrigir a mordida.

Quais as classes de oclusão dentária

Quais as classes de oclusão dentária?

A oclusão dentária corresponde ao ato de fechar a boca, o que faz com que existam diferentes classes de oclusão dentária. Sendo assim, confira quais são as classes de oclusão dentária:

  • Classe 1: também chamada de mordida correta, ou seja, quando fechar a boca os dentes se encaixam de forma a não causar nenhum prejuízo para o paciente;
  • Classe 2: corresponde a oclusão em que a arcada superior fica muito à frente da arcada inferior, também chamada de retrognatismo, acaba provocando alguns sintomas incômodos para o paciente;
  • Classe 3: corresponde a conclusão em que a arcada inferior fica posicionada à frente da arcada superior, também recebe o nome de prognatismo, e resulta no surgimento de sintomas incômodos para o paciente.

No entanto, assim como foi dito anteriormente, existem alguns casos de má-oclusão dentária onde ela não é severa nem sempre o paciente necessita corrigi-la.

Quais os tipos de má-oclusão dentária?

A má-oclusão dentária possui diferentes tipos, os quais cada um recebe um nome diferente. Sendo assim, confira quais são os principais tipos de mordida:

Mordida cruzada

A mordida cruzada corresponde ao tipo de oclusão em que os dentes superiores se encontram muito à frente dos inferiores ou quando os inferiores se encontram muito à frente dos superiores.

Esse posicionamento errado das arcadas pode acabar deixando o paciente com o queixo muito para frente, que recebe o nome de prognatismo, ou com o queixo muito para trás, que recebe o nome de retrognatismo.

Mordida aberta

A mordida aberta corresponde ao tipo de oclusão em que ao fechar a boca alguns dentes superiores do paciente não se tocam com os inferiores.

Ela pode ocorrer de forma anterior, nos dentes incisivos, ou de forma posterior, afetando os dentes molares e pré-molares.

Apinhamento

O apinhamento diz respeito a um tipo de oclusão dentária que geralmente ocorre por uma falta de espaço para o nascimento dos dentes, o que acaba fazendo com que um dente ocupe o lugar do outro e assim acabe resultando em dentes tortos, também conhecidos como dentes entramelados.

O que causa má-oclusão dentária?

A má oclusão dentária é um tipo de condição na qual o paciente pode nascer com a predisposição a possuí-la por ter herdado dos pais ou desenvolvê-la por conta de algum hábito desenvolvido no decorrer da vida. Sendo assim, confira as principais causas dos problemas de oclusão dentária:

  • Fatores genéticos;
  • Hábitos parafuncionais;
  • Edentulismo;
  • Palato estreito.

Quais são os sintomas de má-oclusão dentária?

Em casos mais leves, a má-oclusão dentária não tende a causar nenhum tipo de problema, o que faz com que fique a critério do paciente corrigir ou não a condição.

No entanto, em casos mais severos essa condição tende a causar sintomas bastante incômodos e preocupantes. Sendo assim, confira quais são os principais sintomas de má-oclusão dentária:

  • Dificuldade para higienizar os dentes;
  • Sensibilidade dentária;
  • Desconforto na hora de morder ou mastigar alimentos;
  • Dor de cabeça ou no ouvido;
  • Problemas na ATM, também conhecido como DTMs;
  • Feridas nos lábios ou no céu da boca.

Como é feito o tratamento da má-oclusão dentária

Como é feito o tratamento da má-oclusão dentária?

O tratamento da má-oclusão dentária pode variar de acordo com o fato de ela possuir origem esquelética ou origem dentária.

A má-oclusão de origem esquelética se trata do tipo onde o problema se encontra no desenvolvimento ósseo do paciente.

A correção desse tipo varia de acordo com a idade do paciente devido ao fato de ser possível realizar movimentações ortopédicas apenas durante a fase de desenvolvimento do paciente, ou seja, durante a infância e adolescência.

Sendo assim, durante a infância e adolescência o tratamento é feito através do uso de aparelhos ortopédicos e durante a fase adulta a correção é feita por meio da cirurgia ortognática.

Já quando sua causa é apenas devido ao desalinhamento dentário, sua correção pode ser feita por meio do aparelho ortodôntico ou por meio dos alinhadores invisíveis.

Por que escolher uma clínica de confiança para realizar o tratamento ortodôntico?

Na hora de escolher em qual clínica realizar seu tratamento ortodôntico, é importante escolher uma clínica que consiga te oferecer uma boa infraestrutura e bons profissionais para lhe proporcionar o melhor atendimento possível.

Sendo assim, na hora de escolher uma clínica para realizar seu tratamento ortodôntico, confie na OralDents.

Na OralDents você conta com profissionais altamente qualificados e com ótimos equipamentos para lhe proporcionar o melhor atendimento possível.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *