paciente com lente no dente e uma paleta de tonalidades de lentes de contato dental

Lente no dente: conheça mais a respeito do procedimento!

A lente no dente é um dispositivo protético ultrafino que é fixado sobre os dentes do paciente com o intuito de promover melhorias estéticas.

Para saber mais a seu respeito continue acompanhando o artigo abaixo:

O que é lente no dente?

A lente no dente diz respeito às finas próteses confeccionadas de porcelana odontológica e são fixadas sobre os dentes do paciente.

Dessa forma, elas consistem em uma fina lâmina confeccionada de porcelana odontológica que é colocada sobre os dentes como uma capa protetora.

Através do seu uso é possível corrigir a tonalidade dos dentes e também seu formato, promovendo melhorias estéticas para o paciente.

Apesar de serem extremamente finas, as lentes de contato dental são altamente resistentes e duráveis, de forma que caso o paciente cuide bem delas, elas durarão por vários anos.

paciente fazendo uma avaliação para colocar lente no dente

Para que serve lente no dente?

A lente no dente corresponde a uma fina prótese que é colocada sobre os dentes do paciente com o intuito de promover algumas melhorias estéticas.

Desta forma, ela pode ser utilizada para corrigir alterações no tamanho dos dentes ou para igualar a tonalidade dos dentes do paciente.

Elas também podem ser utilizadas para corrigir pequenas fraturas ou desgastes e pequenos diastemas, que são espaços que existem entre os dentes.

Logo, este tratamento é realizado com o intuito de promover melhorias estéticas no sorriso do paciente, aumentando sua autoestima e autoconfiança.

Como a lente no dente é aplicada?

A aplicação da lente no dente inicia-se através de um planejamento que é efetuado por um profissional juntamente com o paciente, onde serão traçados os objetivos do paciente e definido como será feito o tratamento.

Após o planejamento, o profissional faz o molde da boca dos dentes do paciente e envia para o laboratório, juntamente com o planejamento a respeito da tonalidade almejada pelo paciente.

Assim que elas terminam de ser confeccionadas pelo laboratório, elas são enviadas ao consultório e o dentista pode fazer a prova delas e iniciar o processo de fixação.

A instalação inicia-se através de um procedimento de desgaste dos dentes onde será removida parte parcial dos dentes do paciente para que as próteses possam ser encaixadas da forma correta.

Em seguida é feito o processo de cimentação das lentes, onde elas são coladas sobre os dentes do paciente.

Principais vantagens da lente no dente

Assim como qualquer outro tipo de procedimento odontológico, a lente no dente também possui algumas vantagens e desvantagens ao ser utilizada.

Sendo assim, confira quais são as principais vantagens e desvantagens da lente de contato dental:

Melhora a estética do sorriso e corrige pequenas imperfeições nos dentes do paciente

Assim como foi dito anteriormente, a lente de contato dental consiste em um procedimento onde são colocadas próteses finas de porcelana sobre os dentes.

Elas são responsáveis por conferir aos dentes uma nova aparência, corrigindo defeitos estéticos, como irregularidades, escurecimento e pequenos diastemas.

Sendo assim, a partir de seu uso o paciente consegue melhorar a estética de seu sorriso, garantindo assim uma melhoria em sua autoestima.

Resultados mais rápidos

Diferentemente do clareamento dental, em que o paciente necessita realizar várias sessões para clarear seus dentes, a lente no dente promove o clareamento assim que é instalada.

Dessa forma, para promover uma melhoria na aparência dos dentes utilizando a lente não é necessário realizar várias sessões, pois ela concede os resultados desejados assim que é instalada.

Isto se deve ao fato de que ela atua como uma capa que é colocada sobre o dente, conferindo a ele uma nova aparência.

Além disso, o procedimento é completamente indolor, fazendo com que além de promover resultados rápidos, também é um procedimento completamente indolor.

Alta durabilidade

As lentes de contato dental são dispositivos protéticos extremamente finos que são colocados sobre os dentes do paciente.

Apesar de o fato de serem finos fazer com que elas aparentem ser frágeis, elas são altamente resistentes e podem durar por anos.

Principais desvantagens da lente de contato no dente

Assim como foi dito anteriormente, a lente no dente também possui algumas desvantagens, sendo duas delas bastante significativas, sendo elas o fato de serem um procedimento irreversível, ou seja, após serem instaladas sobre os dentes, não há como voltar atrás na decisão.

Além disso, as lentes de contato são um tratamento que não é barato, ou seja, sua instalação tem um custo bastante alto para o paciente.

Lente no dente antes e depois

Assim como dito anteriormente, a lente de contato dental garante ao paciente diversos benefícios especialmente estéticos.

Dessa forma, antes de instalá-las o paciente geralmente sofre com algum tipo de problema na aparência de seus dentes, seja em relação à cor, à estrutura ou ao formato.

Logo, depois de fazer sua instalação o paciente se encontra livre de quaisquer problemas estéticos que o incomodavam antes de instalá-las, o que promove uma melhoria na autoestima e na confiança do paciente, permitindo que ele possa mostrar os seus dentes sem receio.

Lente no dente valor

Atualmente não é possível estipular um valor fixo para a lente no dente, o que se deve ao fato de seu valor poder ser afetado por diversos fatores.

Dentre os fatores que podem afetar o seu preço podemos citar:

  • Região onde será instalada;
  • Profissional responsável pela instalação;
  • Número de lentes que serão colocadas;
  • Necessidade de realizar o tratamento de alguma complicação antes de instalar a lente.

No entanto, apesar de não possuir um valor fixo, ainda é possível estipular um valor médio para este procedimento. Sendo assim, o valor da lente no dente começa a partir de R$1.500 (Mil e quinhentos reais) por lente, ou seja, por cada dente que irá recebê-la.

paciente realizando visitas ao dentista para cuidar de suas lentes no dente

Cuidados que devemos ter após instalar a lente no dente

A lente no dente é um dispositivo protético que é instalado sobre os dentes do paciente, no entanto, isso não faz com que os cuidados de higiene bucal possam ser abandonados.

Sendo assim, após sua instalação é importante que o paciente mantenha os bons cuidados de higienização bucal, através de uma boa escovação e do uso do fio dental.

Além disso, também é importante que o paciente realize visitas regulares para avaliar o estado das lentes e substituí-las quando necessário.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Elas também tornam possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *