lupa mostrando o resultado da lente de contato dental antes e depois

Conheça os 7 benefícios da lente de contato dental antes e depois

A lente de contato dental é capaz de proporcionar uma série de benefícios ao sorriso, sendo capaz de restaurá-lo quase que totalmente.

Por conta disso, sua aplicação é um dos principais pedidos nas clínicas de estética, renovando não só o sorriso, mas também sua estética e autoestima.

Confira quais são os principais benefícios propostos pelo antes e depois da lente de contato dental, como o procedimento funciona e quando recorrer:

Lente de contato dental antes e depois

Se você tem o sonho de ter o sorriso branco, harmônico e alinhado dos famosos, você com certeza já ouviu falar da lente de contato dental antes e depois.

Esse processo traz inúmeros benefícios para a autoestima do paciente, no entanto, para que isso aconteça é necessário que as condições de saúde bucal esteja em boa manutenção.

O procedimento de aplicação das lentes de contato é uma técnica indicada para cobrir insatisfações que comprometem a estética da arcada dentária.

Assim, pode ser indicada em caso de dentes minimamente desalinhados, em caso de manchas e dentes amarelados ou escurecidos, sendo a solução até mesmo em casos de espaçamentos entre os dentes, como os diastemas.

A técnica, por sua vez, se baseia na colagem de lâminas ultrafinas, em sua maioria em porcelana ou resina, sobre os dentes, principalmente os da frente.

As lentes de contato dental normalmente possuem de 0,2 a 0,5 milímetros, e na maioria das vezes requerem um desgaste mínimo nos dentes para a sobreposição.

As lentes de contato dental podem ser confundidas com as facetas dentárias, contudo, as facetas são próteses finas com objetivos, mas que são caracterizadas por sua maior espessura, que vai de 0,7 e 2 milímetros.

Dessa forma, é a indicação para alterações mais expressivas quanto a coloração, formato e tamanho, requerendo um desgaste mais significativo do dente natural.

Antes da colocação da lente de contato dental, a zona bucal do paciente deverá ser avaliada, e em caso de qualquer problema bucal, o paciente deverá ser encaminhado primeiramente ao tratamento específico, como o tratamento de canal em caso de cáries.

Saiba mais sobre esse procedimento em nosso podcast completo:

mulher sorrindo mostrando a sua lente de contato dental

Quais são os principais benefícios da lente de contato dental?

Como dito, a colocação das lentes de contato dental sobre o sorriso pode proporcionar uma série de benefícios ao sorriso, veja quais são os principais:

  1. Melhora estética;
  2. Melhora da autoestima;
  3. Resistência às manchas;
  4. Boa duração das lentes;
  5. Preservação do dente natural;
  6. Solução de dentes separados;
  7. Procedimento indolor.

1. Melhora estética

A principal indicação da colocação da lente de contato dental é o seu potencial estético, fazendo com que o sorriso se mantenha alinhado, ganhe uniformidade e uma coloração mais clara, fazendo com que seja possível conquistar os dentes dos sonhos.

As próteses finas, por simularem a estética frontal dos dentes naturais em seu melhor estado, proporcionam um visual bem satisfatório.

2. Melhora da autoestima

O sorriso é considerado o nosso cartão de visita, e assim, a sua restauração afeta de forma significativa a autoestima e a autoconfiança.

Com a melhora da autoestima, é possível perceber assim, a melhora da qualidade de vida, da qualidade dos relacionamentos, e assim, da saúde mental e física, caso sejam tomados os cuidados necessários com a colocação das lentes.

3. Resistência às manchas

A cobertura de manchas proporcionada pela restauração pelas lentes de contato dental está entre os seus principais benefícios estéticos, juntamente com a cobertura de desgastes.

Dessa forma, adquirido esse benefício, vale ressaltar ainda que as lentes de contato tendem a ter uma boa resistência às manchas, fazendo com que o seu visual estético seja duradouro, principalmente se mantida uma boa higiene bucal e uma alimentação saudável.

4. Boa duração das lentes

Em suma, a duração das lentes é de 10 a 15 anos, podendo durar mais caso seguidos corretamente os cuidados necessários.

Além dos cuidados, a boa duração também está associada aos materiais resistentes nos quais as lentes podem ser confeccionadas.

Entre os materiais resistentes e moldáveis em que as próteses finas podem ser confeccionadas estão: cerâmica feldspática convencional, cerâmica feldspática reforçada por leucita, silicato de lítio reforçado por zircônia e zircônia translúcida. O uso de cada um irá depender das indicações do caso e preferências do paciente.

Para conservação da lente de contato vale ainda considerar as visitas regulares ao dentista, que irá avaliar se há ou não algum empecilho, o tratando em sua fase inicial.

5. Preservação do dente natural

Outro benefício da lente de contato dental está na preservação da estrutura do dente dental para a sua colocação, contrariando procedimentos como o das facetas e implantes dentários.

Mesmo que em alguns casos o desgaste seja necessário para um bom resultado final, ele é mínimo, e a estrutura natural do dente ainda pode ser mantida. Esse detalhe é muito importante para a preservação da saúde bucal em todo o processo.

Dessa forma, vale reforçar que a cobertura dos dentes pelas lentes não o protegem do aparecimento de cáries.

6. Solução de dentes separados

Considerando as suas indicações, a colocação das lentes de contato está entre as soluções para a união de dentes que se encontram separados por um espaçamento avantajado, chamado de diastema.

Nesse contexto, por meio desse tratamento, é possível alterar tanto a largura, quanto a altura dos dentes.

Assim sendo, a lente de contato dental é capaz de sanar essa “frestinha” bem comum nos dentes da frente.

7. Procedimento indolor

Por fim, a técnica é completamente indolor, não sendo necessário que haja a aplicação de anestesia no paciente, considerando o pouco desgaste a ser realizado.

Além disso, vale considerar que o tratamento é seguro, com resultados quase imediatos.

Cuidados após a lente de contato dental

O pós da lente de contato está diretamente associado à tomada de cuidados que mantenha as propriedades das lentes e a saúde dos dentes e da zona bucal.

A higiene bucal é um cuidado essencial, devendo o paciente manter o uso de uma escova com cerdas macias, do creme dental sem flúor, a passagem do fio dental e de um enxaguante bucal sem álcool, caso necessário. A escovação deve ser feita ao menos de 2 a 3 vezes ao dia, contando com o uso do fio dental ao menos uma vez ao dia.

Além de uma higiene bucal completa e correta, para manter a coloração, evitar o consumo de certos alimentos em excesso, principalmente aqueles mais pigmentados (vinho, café, chocolate, açaí) é capaz de manter um sorriso bonito por muitos anos.

Esses cuidados devem ser considerados não só pela lente em si, mas considerando a saúde dos dentes que estão abaixo delas. É necessário evitar o consumo de alimentos muito ácidos, duros e crocantes, evitando danos às lâminas.

Vale ressaltar, que por conta de sua espessura, a lente de contato é frágil e está suscetível a prejuízos a sua estrutura e a aparência do sorriso, caso não sejam adotadas corretamente as medidas e orientações passadas pelo dentista.  

Por fim, evitar hábitos parafuncionais como roer unhas e usar os dentes para abrir embalagens ajudando na manutenção dos laminados.

LEIA TAMBÉM: Como funciona as lentes de contato dental? Saiba mais aqui

paciente mostrando o seu resultado de lente de contato dental

Quanto custa o procedimento de lente de contato dental?

Normalmente, a aplicação da lente de contato para os dentes varia entre R$ 1.500 (mil e quinhentos reais) a R$ 3.500 (três mil e quinhentos reais) por dente. O valor da lente de contato dental varia quanto às particularidades do caso, quanto o profissional e a clínica escolhida.

Sendo assim, na OralDents você conta com diversos profissionais qualificados, além de também contar com uma clínica completamente equipada para te oferecer o melhor atendimento possível e o melhor resultado pelas lentes de contato.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *