Zoom em mulher de face harmônica sorrindo

Harmonização orofacial: o que é e quais os procedimentos

A harmonização orofacial consiste em um conjunto de procedimentos responsáveis por promover alterações na estética facial do paciente, conferindo ao seu rosto uma maior harmonia.

Neste artigo falaremos mais a respeito dos principais procedimentos e quanto tempo seus resultados duram, confira:

O que é harmonização orofacial?

A harmonização orofacial corresponde a um conjunto de procedimentos que são realizados na face do paciente e contribuem para promover um equilíbrio na estética facial.

Sendo assim, através da realização destes procedimentos é possível corrigir assimetrias e proporcionar ângulos mais proporcionais para a face do paciente.

Sua realização contribui para uma melhora da autoestima do paciente, visto que por meio dela será possível corrigir o que o desagrada a respeito de sua aparência.

Além dos procedimentos para corrigir proporções faciais, a harmonização orofacial também engloba procedimentos que são realizados para melhorar a estética do sorriso.

Quais são os procedimentos envolvidos na harmonização orofacial?

Assim como foi dito anteriormente, a harmonização orofacial engloba diversos procedimentos responsáveis por promover uma melhora da estética tanto da face quanto do sorriso, o que implica que a harmonização orofacial abrange diversos procedimentos.

Portanto, confira quais são os principais procedimentos da harmonização orofacial:

Botox

O botox consiste em um procedimento onde o profissional injeta uma substância chamada toxina botulínica em determinados pontos da face do paciente.

Ele possui a função de manter os músculos da região onde é aplicado mais relaxados, reduzindo a intensidade de seus movimentos.

Geralmente ele é utilizado com o objetivo de reduzir as rugas e linhas de expressões, mas também pode ser utilizado em casos de sorriso gengival onde ele é derivado da hipermobilidade do lábio superior.

Sua aplicação é feita através do uso de uma injeção nos pontos responsáveis por conceder ao paciente o resultado desejado.

Ele não possui uma idade certa para aplicá-lo, no entanto, geralmente pode começar a ser utilizado a partir dos 20 anos de idade.

Isto se deve ao fato de ser possível utilizá-lo de duas maneiras diferentes, sendo uma delas a forma preventiva, onde utiliza-se o botox para prevenir o surgimento das rugas, e de forma corretiva, onde ele é aplicado para amenizar as rugas já existentes.

Além disso, ele ainda pode ser utilizado para tratar o sorriso gengival, de modo que o profissional aplica-o no músculo responsável por movimentar os lábios e consequentemente reduz sua mobilidade.

O procedimento de aplicação é bastante simples, demorando apenas alguns minutos, no entanto, podem demorar alguns dias para surgir o resultado final desejado.

Preenchimento facial e labial

O preenchimento consiste em um procedimento onde o profissional aplica ácido hialurônico no rosto do paciente com o objetivo de reduzir rugas e linhas de expressão ou conceder volume para determinada região.

Essa substância possui a função de contribuir para a manutenção das fibras de colágeno vivas e como são elas as responsáveis por manter a sustentação da pele, esse procedimento acaba conferindo ao paciente um rejuvenescimento da pele.

Ele também pode ser realizado nos lábios do paciente com o objetivo de proporcionar um maior volume e o contorno desejado.

Sua aplicação é feita através do uso de uma agulha especial sem ponta chamada de microcânula, que proporciona uma aplicação mais uniforme.

Os resultados desse procedimento geralmente aparecem alguns dias após sua realização.

Fios de sustentação

Os fios de sustentação consistem em fios, que podem ser absorvíveis ou não absorvíveis, e possuem a função de liberar substâncias capazes de promover o rejuvenescimento da pele do paciente.

Geralmente os fios são utilizados com o objetivo de promover uma sustentação dos tecidos faciais apresentando resultados naturais e ainda promovendo o rejuvenescimento da pele.

Isso se deve ao fato de que além de promover um lifting dos tecidos faciais, os fios de sustentação também estimulam a produção de colágeno.

Inicialmente ele promove um lifting nos tecidos faciais, no entanto, seus resultados finais tendem a surgir apenas alguns meses após a realização do procedimento.

Bichectomia

A bichectomia consiste no procedimento responsável por remover as bolsas de gordura que possuímos nas bochechas, conhecidas como bolas de Bichat.

Essas estruturas são funcionais para lactentes, visto que são importantes para o processo de sucção do leite materno pelo bebê.

No entanto, com o passar dos anos, essa estrutura perde essa função, passando a servir apenas para promover o contorno facial.

Sendo assim, sua remoção não provoca nenhum prejuízo para o paciente, ou seja, sua remoção é feita com o objetivo de promover um aspecto mais afinado e definido para o rosto ou para evitar mordidas indesejadas na bochecha quando elas são maiores que o ideal.

Esse procedimento geralmente é realizado rapidamente e seus resultados costumam surgir algumas semanas após sua realização

LEIA TAMBÉM: Harmonização facial: veja os procedimentos envolvidos!

Zoom em dentista segurando rosto de paciente mulher para observar os resultados da harmonização orofacial

Quanto tempo dura a harmonização orofacial?

Assim como vimos anteriormente, a harmonização orofacial consiste em um conjunto de procedimentos nos quais os resultados de cada um deles possui uma duração específica.

Deste modo, confira quanto tempo dura cada um dos procedimentos de harmonização abaixo:

  • O botox consiste em um procedimento responsável por reduzir a atividade dos músculos e essa redução geralmente dura em média de 4 a 6 meses. Sendo assim, caso o paciente queira manter os resultados é necessário refazer o procedimento;
  • O preenchimento facial e labial consistem em procedimentos responsáveis por conceder volume e promover o rejuvenescimento da pele, o que tende a permanecer por aproximadamente 20 meses, no entanto, pode ser necessário realizar algumas sessões de manutenção durante o período;
  • Os fios de sustentação consistem em um procedimento onde são inseridos fios sob a pele do paciente responsáveis por promover a sustentação e rejuvenescimento dos tecidos faciais. Os fios absorvíveis geralmente duram por aproximadamente 6 meses, no entanto, os resultados estéticos promovidos por eles podem permanecer por um período de até 2 anos;
  • A bichectomia é o procedimento que consiste na remoção das bolas de Bichat do paciente, que são uma estrutura que não se regenera. Sendo assim, os resultados promovidos por esse procedimento são permanentes e irreversíveis.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *