Dentistas realizando uma gengivoplastia

Gengivoplastia: o que é, como é feita e principais vantagens

A gengivoplastia é uma cirurgia plástica realizada na gengiva que é responsável por conferir um contorno mais agradável para as gengivas do paciente.

Sendo assim, para saber mais a respeito do que é, como é feito e suas principais vantagens continue acompanhando o artigo abaixo:

O que é gengivoplastia?

A gengivoplastia corresponde a uma cirurgia plástica realizada na gengiva com o objetivo de conferir um contorno mais harmônico para as gengivas do paciente, de forma que elas fiquem mais agradáveis esteticamente.

Essa cirurgia também pode ser realizada em conjunto da gengivectomia, que é uma cirurgia que consiste na remoção do tecido gengival em excesso.

Geralmente a gengivectomia é uma cirurgia feita por pessoas que possuem um sorriso gengival, visto que ela é capaz de conferir um contorno mais agradável para a gengiva do paciente, reduzindo assim o tecido gengival que aparece durante o sorriso do paciente.

Dentista iniciando o processo de gengivoplastia

Como o procedimento é feito?

Antes de realizar a gengivoplastia é necessário passar por uma avaliação com um profissional na qual ele avaliará se ela é o procedimento adequado para o paciente e se não há nenhum tipo de doença periodontal que possa impedir o tratamento.

Portanto, caso haja alguma doença bucal é necessário que o paciente faça o tratamento da mesma antes de realizar a cirurgia da gengiva.

Assim que não há nenhum impedimento para a realização da cirurgia o procedimento pode se iniciar. Ele é feito sob o efeito de anestésico local para garantir que o paciente não sinta nenhum incômodo ao realizá-la e é feito utilizando-se um bisturi convencional ou um bisturi a laser.

Após sua realização o dentista irá recomendar alguns cuidados que o paciente deve ter para evitar o surgimento de problemas no pós-operatório.

A gengivoplastia é reversível?

O procedimento de gengivoplastia é uma cirurgia que proporciona resultados permanentes, ou seja, a gengiva não volta a crescer após sua realização.

Desta forma, é importante que o paciente realize-a com um profissional de confiança, como os que você encontra na OralDents, para garantir que não haja complicações.

No entanto, apesar de a gengiva não voltar a crescer naturalmente, ainda é possível corrigir gengivoplastias que deram errado por meio de um enxerto de gengiva.

Por que fazer uma gengivoplastia?

A gengivoplastia é um procedimento cirúrgico que pode ser realizado tanto para corrigir problemas funcionais ou estéticos, além de também poder ser feito junto com outros procedimentos como o enxerto de gengiva e a gengivectomia.

Ela pode ser feita para tratar bolsas periodontais, garantindo assim que não se acumulem alimentos próximo da linha da gengiva do paciente e consequentemente evitando complicações bucais.

Na estética ela é feita para remodelar as bordas da gengiva, promovendo assim um sorriso mais harmonioso para o paciente, o que resulta em um aumento de sua autoestima.

Quais as vantagens de realizar uma gengivoplastia?

Assim como dito anteriormente, a gengivoplastia é um procedimento que pode ser realizado tanto com finalidade estética ou funcional e também proporciona algumas vantagens para o paciente.

Sendo assim, confira as principais vantagens do antes e depois da gengivoplastia:

Melhoria na estética

Alguns pacientes possuem um sorriso gengival derivado da falta de contorno das gengivas, o que acaba deixando os dentes aparentando ser menores do que são de fato.

Isso acaba prejudicando a aparência do sorriso do paciente. Portanto, com realização da gengivoplastia é possível conferir contorno à gengiva ao redor dos dentes.

Este novo contorno é responsável por conferir uma nova aparência ao sorriso do paciente, valorizando-o e deixando-o mais harmonioso.

Melhoria da saúde bucal

O tamanho irregular da gengiva pode acabar fazendo com que ela cubra mais os dentes ou deixe sua raiz exposta, o que pode acabar deixando-os mais suscetíveis a problemas de saúde bucal.

Isso se deve ao fato de que esse tamanho irregular pode acabar fazendo com que seja mais difícil higienizar os dentes da maneira correta, resultando em um acúmulo de placa bacteriana e tártaro.

Com o passar do tempo, essas condições podem evoluir para problemas mais severos como cáries ou uma inflamação do tecido gengival.

Dessa forma, ao realizar a gengivoplastia, o tamanho das gengivas é corrigido, garantindo que nenhuma fique maior ou menor do que deveria, contribuindo assim para prevenir complicações.

Indicações e contraindicações

A gengivoplastia é um procedimento que geralmente é realizado para corrigir o tamanho das gengivas, visto que este é responsável por provocar o surgimento de complicações de saúde bucal.

Sendo assim, geralmente ela é indicada para pacientes que sofrem de retração gengival, independente da causa, e também para reduzir o tamanho das gengivas de paciente que as possuem maiores do que o ideal.

No entanto, ela é contraindicada para pacientes que possuem algum problema de saúde bucal, como gengivite ou periodontite. Nesses casos é necessário que o paciente trate o problema antes de recorrer a cirurgia

Porém, independente de cumprir ou não os requisitos da cirurgia é importante que o paciente se consulte regularmente com um dentista, pois além de poder avaliar a possibilidade de realizar uma gengivoplastia, ele também é responsável por tratar possíveis complicações.

Paciente grávida comendo gelatina após uma gengivoplastia

Cuidados no pós-operatório da gengivoplastia

Após a realização da gengivoplastia, existem alguns cuidados que o paciente deve ter para evitar o surgimento de complicações e garantir uma boa recuperação. Sendo assim, é recomendado que o paciente tire um dia de repouso absoluto para evitar o surgimento de inchaços e sangramentos.

Também é muito importante que o paciente de uma atenção especial da higiene bucal, especialmente no local onde a cirurgia foi feita. Esse cuidado é importante para prevenir o aparecimento de complicações derivadas de microrganismos, que podem causar infecções.

Para contribuir para a cicatrização o paciente pode optar por ingerir alimentos mais frios e evitar alimentos muito quentes. O paciente deve evitar a ingestão de alimentos muito rígidos, visto que eles podem acabar provocando feridas na gengiva. Logo, é recomendado que ele opte por alimentos mais macios e fáceis de se ingerir.

Assim como os demais cuidados, também é importante que o paciente tome os medicamentos receitados pelo profissional da maneira correta.

Gengivoplastia valor

Os preços de tratamentos odontológicos podem variar significativamente dependendo do local, da clínica, do profissional e da complexidade do caso do paciente.

Para obter informações precisas sobre a média de preço de uma gengivoplastia no Brasil, o recomendado é que você entre em contato diretamente com clínicas odontológicas em sua região ou faça uma pesquisa online atualizada para obter os valores mais recentes. Lembre-se de que é importante obter orçamentos de diferentes profissionais antes de tomar uma decisão.

Escolha uma clínica de confiança para realizar seus procedimentos cirúrgicos

Na hora de realizar seus tratamentos que envolvem a realização de cirurgias é importante escolher uma clínica de confiança.

Isso se deve ao fato de que a escolha de uma boa clínica garantirá que os profissionais responsáveis por realizar sua cirurgia serão competentes.

Além disso, por meio dessa escolha também é possível assegurar-se de que os equipamentos utilizados serão de alta qualidade.

Uma boa clínica também irá lhe garantir a garantia de um pós-cirúrgico mais confortável, visto que você contará com a orientação e com o cuidado de ótimos profissionais.

Desse modo, na hora de escolher onde irá realizar seus procedimentos cirúrgicos, conte com a OralDents.

Aqui na OralDents você conta com materiais e equipamentos de ótima qualidade prontos para lhe proporcionar um ótimo atendimento.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *