Dentista aplicando anestesia na gengiva de paciente para ser feita a cirurgia de gengivoplastia

Saiba tudo o que você precisa sobre a gengivoplastia recuperação!

Você já ouviu falar da gengivoplastia?

A gengivoplastia é um dos principais procedimentos cirúrgicos feitos pelo dentista. Por conta disso, é essencial que sejam tomados todos os cuidados antes e depois necessários.

Dessa forma, neste artigo buscamos sanar todas as possíveis dúvidas quanto ao procedimento e quanto os cuidados necessários no pré e no pós-operatório:

O que é gengivoplastia?

A gengivoplastia é um tipo de cirurgia plástica feita na gengiva, que tem como principal objetivo remover o excesso de tecido gengival, melhorando a estética e restabelecendo as funções do sorriso.

Esse procedimento é a principal abordagem feita para o tratamento do sorriso gengival, que é justamente caracterizado pela forte presença da gengiva no sorriso, fazendo com que os dentes pareçam serem menores do que realmente são.

A cirurgia deve ser feita por um cirurgião-dentista experiente, que irá fazer a remoção do excesso de gengiva com o uso de um bisturi.

Indicações da gengivoplastia

A cirurgia plástica na gengiva pode ser indicada em vários casos.

Conheça quais são as principais indicações:

  • Sorriso gengival;
  • Assimetria das gengivas;
  • Fratura nos dentes;
  • Sequelas da periodontite;
  • Gengivas grandes (hiperplasia);
  • Problemas com implantes dentários;
  • Aperfeiçoamento anatômico no tratamento de periodontite;
  • Complicações com implantes dentários;
  • Tratamento de lesões na gengiva por traumas ou doenças na gengiva;
  • Melhora estética do sorriso após o tratamento por aparelho ortodôntico;
  • Refinamento do tratamento por lentes de contato dentais e facetas.

Saiba tudo sobre o procedimento de lente de contato dental em nosso podcast completo: 

Como é feita a gengivoplastia?

Antes de tudo, o paciente deverá ser encaminhado a realização de alguns exames para a avaliação pelo profissional, como o exame periodontal da profundidade das gengivas, a tomografia computadorizada, exames fotográficos e exames de sangue simples.

Dependendo das condições do paciente, o profissional pode ainda ser submetido a exames adjacentes ou tratamentos prévios à cirurgia para que tudo ocorra dentro do ideal.

Para dar início a cirurgia, o cirurgião irá fazer a aplicação de anestesia local nas regiões a serem envolvidas pelo procedimento, promovendo uma experiência mais confortável ao paciente.

Feito isso, o profissional poderá dar início as incisões, feitas com o auxílio de um bisturi. A quantidade de tecido que será removido irá variar quanto às necessidades do caso, e quanto ao planejamento feito em conjunto, com o alinhamento de expectativas do paciente feito com o dentista.

Com os cortes, também é feita a reposição do tecido, propondo uma aparência mais harmônica.

Em casos em que é feito o tratamento da retração gengival, quando a gengiva se desloca em direção à raiz do dente, por meio da gengivoplastia, a gengivoplastia pode ser acompanhada de um enxerto gengival, em que uma parte da gengiva é removida e usada em outra parte da boca mais visível.

Feito isso, os cortes podem ser fechados por meio da realização de uma sutura, com os pontos devendo ser removidos de 7 a 14 dias após a realização. O procedimento é rápido, durando cerca de 2 horas.

Gengivoplastia recuperação

A recuperação da gengivoplastia é o tópico que mais requer atenção, uma vez que por se tratar de um processo cirúrgico, o paciente é orientado a seguir todas as recomendações passadas pelo dentista.

Depois da cirurgia, o paciente deve manter repouso no dia para que se evite qualquer incômodo e sangramentos.

Para se evitar qualquer tipo de desconforto e sensibilidade em meio a recuperação, reações comuns no primeiro dia, o dentista irá receitar medicamentos específicos.

Além disso, na primeira semana, é muito importante que se mantenha hábitos de cuidado com a alimentação, evitando alimentos muito rígidos e difíceis de mastigar, já que a boca se encontra sensível. Dessa forma, nesse período vale se alimentar de líquidos ou alimentos pastosos, frios ou em temperatura ambiente.

Quanto à higiene bucal, ela deve ser mantida normalmente e de forma completa, evitando a multiplicação de bactérias. O dentista pode fazer a recomendação de produtos específicos, para evitar que o tecido operado seja agredido.

Nos primeiros dias o paciente irá ser orientado a manter uma higiene de movimentos leves, evitando falar e fazer movimentos excessivos com a boca.

A cicatrização normalmente ocorre em cerca de uma semana, e a final, acompanhada do resultado estimado do procedimento, se dará em até 40 dias.

LEIA TAMBÉM: Gengivoplastia antes e depois: descubra quais são os benefícios

Sorriso bonito após a cicatrização completa da gengivoplastia

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro no dente antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *